segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Uirapuru-verdadeiro, uma ave cercada de mitos e lendas

National Geographic

por Fábio Paschoal em 16 de janeiro de 2014



   UM PRESENTE PARA VOCÊ
Uirapuru-verdadeiro (Cyphorhinus aradus) - Foto: Reprodução/Youtube

Uirapuru-verdadeiro (Cyphorhinus aradus) – Foto: Reprodução/Youtube
Você já ouviu uma música tão bonita que fez você parar tudo o que estava fazendo só para admirá-la? Assim é o canto do uirapuru-verdadeiro. Há quem diga que quando ele canta as outras aves silenciam para ouvir a melodia. Elas ficam hipnotizadas e passam a ser controladas pelo maestro (para ouvir o uirapuru veja o vídeo no final do post).
O nome uirapuru é dado a algumas aves da AmazôniaPantanal e Mata Atlântica. A maioria faz parte da família dos dançarinos (falei de um membro desse grupo no post Dançarino-da-cabeça-vermelha usa passos de Michael Jackson na dança do acasalamento). Os machos possuem cores vibrantes e fazem coreografias extremamente elaboradas na esperança de conquistar uma fêmea. Mas, quando o assunto é melodia, nenhum dançarino se compara ao uirapuru-verdadeiro, ave da família das corruíras cercada de mitos e lendas.
Uma das histórias se refere a um guerreiro que se apaixona pela esposa do cacique. Como não pode se aproximar dela, o rapaz pede ao deus Tupã para transformá-lo em pássaro. Todas as noites o jovem, em sua forma alada, se aproxima de sua amada e canta para ela. Mas o cacique também ouve a música, e começa a perseguir a ave com a intenção de prendê-la.
O pássaro se esconde na floresta e o cacique não consegue encontrá-lo. Mas o uirapuru não desiste. Ele canta todas as noites para a esposa do cacique na esperança que ela o descubra através de sua melodia.
Outra lenda conta a história de Oribici, uma índia que disputava o amor do chefe de sua tribo com outra mulher. O cacique organizou uma competição de arco e flecha para escolher sua esposa. A derrota foi devastadora para Oribici. Ela chorou tanto que suas lágrimas deram origem a um córrego.
Comovido com a tristeza da índia, o deus Tupã – para compensar pelo amor que Oribici havia acabado de perder – a transformou em um pássaro com um canto extremamente belo, capaz de enfeitiçar todas as aves da floresta.
Uma terceira lenda conta a história de um pássaro que foi atingido no coração por uma flecha disparada por uma moça apaixonada pelo seu canto. A ave se transformou em um belo guerreiro.
Tomado pela inveja, um feiticeiro compôs uma música com sua flauta encantada e fez com que o rapaz desaparecesse para sempre. Tudo o que restou foi o lindo canto do guerreiro, que pode ser ouvido até hoje na floresta.
O uirapuru-verdadeiro é considerado um talismã. Existem pessoas que acreditam que o homem que carregar uma pena da ave será irresistível para as mulheres e terá sucesso nos negócios. Também dizem que a moça que conseguir um pedaço do ninho manterá seu amado, fiel e apaixonado, por toda a vida. Mas essas superstições são prejudiciais à espécie, já que é preciso capturar o animal e destruir o local em que ele cuida dos filhotes.
Prefiro acreditar na lenda que diz que a pessoa que escuta o uirapuru pode fazer um desejo que será realizado no futuro. Assim podemos propagar um dos cantos mais bonitos que se pode ouvir na Floresta Amazônica.

domingo, 27 de setembro de 2015

O Surrealista Templo Branco da Tailândia

TudoPorEmail


Wat Rong Khun é um templo budista, não ortodoxo, na Tailândia. Sua incrível construção começou em 1997, pelas mãos do pintor e arquiteto tailandês Chalermchai Kositpipat.
 
Templo Branco
 
Templo Branco
O luxuoso templo combina a arquitetura tradicional com elementos surreais. Se alguma vez você tiver a oportunidade de visitar a Tailândia, verá que é impossível não se deslumbrar com sua beleza.
Templo Branco
 
Templo Branco
 
O edifício principal é pintado de branco para refletir a pureza de Buda. Ele também é coberto com mosaicos de espelhos que são iluminados pela luz do sol, dando-lhe um toque especial e mágico.
 
Templo Branco
 
No entanto, ao redor do prédio, a atmosfera é muito menos sagrada. Estátuas complexas de demônios e crânios, cabeças decapitadas penduradas nas árvores e outros objetos estranhos garantem ao viajante uma experiência sobrenatural.
 
Templo Branco

Templo Branco
 
Templo Branco
 
O edifício principal é parte de um complexo de cerca de 5 hectares, onde há também outros 9 edifícios. Para chegar lá, você tem que atravessar uma ponte sobre um fosso cheio de braços vêm à superfície, simbolizando o desejo.
 
Templo Branco
 
Templo Branco
 
Templo Branco
 
E a experiência surreal não termina lá fora - ela continua forte dentro do templo.
 
Templo Branco
 
Se você espera estátuas de Buda e anjos brancos, vai se surpreender ao encontrar pinturas da cultura popular ocidental!
 
Templo Branco

Templo Branco
 
Em vez de demônios lutando, Chalermchai Kositpipat optou por pintar cenas de batalhas épicas entre o bem e o mal, e colocá-las em um contexto budista. Portanto, podemos encontrar lá pinturas do Super-Homem, Batman e outros personagens.
 
Templo Branco
 
Templo Branco
 
No meio do caos, a imagem de Buda, cercado por flores douradas e anjos voando.
 
Templo Branco
 
Embora o templo tenha sido construído para funcionar como um centro de aprendizagem e meditação, certamente ele é muito mais do que isso... E você? O que achou? Lindo, ou estranho demais?

Fonte: Bruno D.

sábado, 26 de setembro de 2015

Fascinantes Exemplos de Arquitetura Rupestre

Site TudoPorEmail


A arquitetura rupestre é a prática de criar diferentes tipos de edifícios e estruturas físicas escavando em formações rochosas naturais. Na antiguidade, essas construções foram utilizadas principalmente como templos, túmulos e moradias. Certamente a incrível precisão e detalhes surpreendentes destas estruturas são um feito notável para a época em que foram feitas.
Desta vez, temos o privilégio de admirar os exemplos mais incríveis e impressionantes da arquitetura rupestre, que até hoje continuam a ser uma fonte de mistério e inspiração para milhões de pessoas.
1- Templo de Abu Simbel, no Egito
Estes templos gêmeos foram originalmente esculpidos na encosta da montanha, durante o reinado do faraó Ramsés II, no século XIII AEC, para comemorar sua vitória na batalha de Kadesh. No entanto, para salvar os monumentos que estavam em perigo de desaparecer sob a água depois de pronta a represa de Assuã, na década de 1960 foi iniciada uma campanha para realocar os templos em um monte artificial de 65 metros de altura e a 200 metros de distância do Mar Vermelho.
arquitetura rupestre
Fonte

arquitetura rupestre
Fonte
2- Grutas de Ellora, Índia
As Grutas de Ellora, localizadas na cidade de Aurangabad, são o epítome da arquitetura rupestre na Índia. A estrutura das 34 cavernas foi escavada na face vertical das montanhas Charanandri. Estas edificações, construídas entre os séculos 5 e 10, eram utilizadas como mosteiros e templos budistas e hindus.
arquitetura rupestre
Fonte
arquitetura rupestre
Fonte
3- Entalhes da Rocha Dazu, Chongqing, China
Esta série de esculturas compõem uma coleção de mais de 50.000 estátuas com motivos religiosos que foram construídas entre o século 9 e o século 12. A estrutura inclui estátuas budistas, taoístas e confucionistas, que retratam a vida das pessoas naquela época.
arquitetura rupestre
Fonte
arquitetura rupestre
Fonte
4. Petra, Jordânia
A cidade de Petra é um dos sítios arqueológicos mais impressionantes e visitados do mundo. O "Tesouro de Petra" é o monumento mais popular da cidade, provavelmente construído no século 1 AEC , pelo  Rei Nabateu Aretas III. Estima-se que este templo deva ter sido escavado na rocha por construtores inspirados na arquitetura grega do Oriente Próximo, misturando-a com o estilo nabateu.
arquitetura rupestre
Fonte
arquitetura rupestre

5. Capadócia, Turquia
Cidades subterrâneas, casas em forma de cavernas, túneis, chaminés de fadas, vales profundos e paisagens encantadas são algumas das coisas que você pode encontrar na extraordinária cidade da Capadócia, localizada na região histórica da Anatolia Central, Turquia. Esta cidade de pedra, caracterizada por uma formação geológica única no mundo, foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1985.
arquitetura rupestre
Fonte
arquitetura rupestre
Fonte
6. Ajanta, Maharashtra, Índia
Este complexo histórico consiste em 31 monumentos esculpidos em pedra, que remonta ao século 2 AEC. As cavernas incluem pinturas e esculturas que destacam arte religiosa budista, como pinturas nas paredes, afrescos e outros. Estima-se que as cavernas foram construídas em duas etapas, a primeira em 200 AEC e a segunda em 600 AEC.
arquitetura rupestre
Fonte
arquitetura rupestre
Fonte
7. Al-Hijr, Arábia Saudita
Anteriormente conhecido como Hegra, Al-Hijr, é o local mais bem conservado da civilização Nabateia do mundo, depois de Petra. O lugar é caracterizado por túmulos e monumentos preservados em excelentes condições, e fachadas que datam do primeiro século da EC. Em 2008, a UNESCO declarou Patrimônio Mundial, tornando-se o primeiro local na Arábia Saudita para obter esta distinção.
arquitetura rupestre
Fonte
arquitetura rupestre
Fonte
8- Goa Gajah, Templo da Caverna do Elefante, Bali
As origens desta caverna, que foi escavado na frente da rocha remontam ao século 9. O acesso ao local possui a forma da boca de uma criatura mítica, rodeada por impressionantes detalhes esculpidos na pedra. O conjunto também é composto por duas piscinas de pedra, de cujas águas surgem seis estátuas representando figuras femininas.
arquitetura rupestre
Fonte
arquitetura rupestre
Fonte
9- Antiga cidade de Matera, Itália
Na cidade de Matera, localizada a sudoeste da Itália, muitas pessoas vivem nas mesmas casas que os seus antepassados viveram mais de 9.000 anos atrás. Os "Sassi", que é o nome atribuído às casas de pedra, têm suas origens em assentamentos pré-históricos, que são considerados os primeiros assentamentos humanos na Itália.
arquitetura rupestre
Fonte
arquitetura rupestre
Artigo original: Emorfes