domingo, 18 de agosto de 2013

ARQUITETURA DA ÁFRICAOCIDENTAL






CURIOSAS ARQUITETURAS DA AFRICA OCIDENTAL

A Arquitetura da África, tal como outros aspectos da cultura da África, é excepcionalmente diversificada. Muitos grupos etno-linguísticos ao longo da história da África tiveram as suas próprias tradições arquitetônicas. Em alguns casos, estilos mais amplos podem ser identificados, como a arquitetura Sahel zona da África Ocidental. Um tema comum e muito tradicional da arquitetura africana é a utilização de fractal: pequenas partes da estrutura tendem a ter um aspecto semelhante a grandes peças, como uma aldeia circular feita de casas circulares.

A África Ocidental é uma região no oeste da África, que inclui os países na costa oriental do Oceano Atlântico e alguns que partilham a parte ocidental do deserto do Saara.
Os países que são normalmente considerados parte da África Ocidental são:
Benim, Burkina Faso, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.






O conceito de mobiliário possuía um significado completamente diferente para o povo africano, já que sua cultura era nômade. Historicamente, as casas nas vilas africanas tinham pouco mobiliário e o conceito de quarto ou de dormir com mobiliário apropriado para esse fim era inexistente.

Entre os objetos comuns a uma casa africana estão: o banco, o apoio de cabeça, o apoio para as costas e algumas evidências de uma área de convívio. O Design do mobiliário africano, muitas vezes, incorporava os costumes e crenças de seu povo, uma vez que o homem comum deveria permanecer sentado no chão. Os encostos para as costas eram apoiados no chão, permitindo que seu usuário apoiasse seu dorso sobre eles e ficasse em uma posição reclinada.

Os homens primitivos dormiam no chão, sobre camas de palha ou pele de animais. As peças que compunham essas "camas" gradativamente evoluíram pela necessidade de proteção contra insetos rasteiros e sujeira.

Independentes disso, os objetos sempre funcionaram como poderosos símbolos organizacionais de diferentes culturas, conectando seus valores espirituais e sociais. A arte e os objetos africanos se unem aos diversos mundos conceituais de sua sociedade e continuam até hoje a desempenhar um papel importante em outras culturas.



Nenhum comentário: