terça-feira, 7 de abril de 2015

NÃO SE DEVE FAZER PELOS FILHOS O QUE ELES DEVERIAM FAZER SOZINHOS. - IÇAMI TIBA


 

abril 6, 2015
A mãe de um filho que não arruma seu quarto pode querer usar outra técnica: “Não vou mais ligar para o seu quarto. Vou fazer de conta que não enxergo suas bagunças”. E o quarto continua uma baderna, pois o filho também não a enxerga. Se nada muda, essa técnica cairá num comportamento estilo animal.
É bastante comum a mãe não conseguir manter a nova postura por muito tempo. O seu “não ligar” dura até o dia em que não aguentará mais. Haverá uma festa na casa, é final de ano, véspera de viagem, volta das férias… Seja qual for a justificativa, ela se põe a arrumar o quarto furiosamente, como um raivoso animal.
O que o filho aprende com isso? Muita coisa. Aprende que, se tolerar a bagunça mais do que a mãe, um dia ela acaba arrumando o quarto para ele. Quem é que está sendo inteligente?
E essa necessidade começa a surgir quando a criança não encontra mais nada do que quer no quarto, quando se vê privada de uma camiseta limpa, não acha o tênis, por exemplo. Não é porque o filhinho quer ir a uma festa importante que a mãe, às pressas, vai logo dar um jeito para ele sair em ordem. Esse é um jeitinho que deseduca. Nessa hora, mesmo vendo o filho desarrumado, a mãe deve se manter impassível e ainda comentar quanto ele está feio. Precisa resistir ao impulso de querer arrumá-lo todo. O filho deve sentir por si só na pele, a importância e as vantagens de ter tudo em ordem.

INSTA_06_04_2015_Quem Ama Educa_Içami Tiba_Integrare_Edit

Fonte: livro “Quem Ama, Educa! formando cidadãos éticos”, de Içami Tiba – Integrare Editora

Nenhum comentário: