sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

DOM HELDER CÂMARA




Há 105 anos, no dia 7 de fevereiro de 1909, nascia Hélder Pessoa Câmara, arcebispo emérito de Olinda e Recife. Dom Hélder foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e grande defensor dos direitos humanos durante a Ditadura Militar. Foi o único brasileiro indicado quatro vezes para o Prêmio Nobel da Paz.




Desde cedo, Dom Hélder manifestava vocação para o sacerdócio. Em 1923, deu início a sua formação religiosa ingressando no Seminário Diocesano de Fortaleza cursando o ginásio e concluindo os estudos de filosofia e teologia. Nos anos 30, já participava de políticas governamentais do estado do Ceará na área da educação pública.

Transferido para o Rio de Janeiro a fim de aperfeiçoar seus estudos, Dom Hélder deu início às suas atividades apostólicas. Em 1952, foi nomeado bispo auxiliar, tornando-se bispo pouco depois, aos 43 anos de idade. Em 1952, com autorização do Vaticano, cria a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, com sede no palácio arquiepiscopal do Rio de Janeiro.

No dia 12 de março de 1964 foi designado para ser arcebispo de Olinda e Recife, Pernambuco onde instituiu um governo organizado em setores pastorais. Nessa época, se opõe fortemente contra o regime militar sendo perseguido por suas atuações sociais e políticas. Suas posições, inclusive, lhe renderam críticas pesadas. 

Em 1984, ao completar 75 anos, apresentou sua renúncia passando o comando da Arquidiocese a Dom José Cardoso Sobrinho, no ano seguinte. Morre aos 90 anos em Recife no dia 27 de Agosto de 1999.

O acervo histórico de Dom Hélder é mantido pelo Instituto Dom Hélder Câmara, em Recife.

Nenhum comentário: