domingo, 25 de agosto de 2019

NOTA POLITICA LUTA PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA VIA RADIO AMPARO 90.9 E TV PERNAMBUCO

 LUTA PELA  DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA VIA RADIO AMPARO 90.9 E TV PERNAMBUCO



Há mais de 30 anos temos travado uma luta pela Democratização da Mídia e nesse enfrentamento, começamos com uma pequena/grande rádio comunitária. Grandes companheiros como Miguel Farias, Presidente, Brucutu,  1º vice-presidente, Carlos Santos, Neno (faleceu prcocemente), Paulo Roberto, Edson Junior, Val Gomes, Jairo do Papo de Samba,  Wellington do Hip Hop, estiveram sempre ao nosso lado e  defenderam a pequenina Rádio Comunitária do Sítio Histórico de Olinda.

Fomos agredidos, tivemos nossos equipamentos roubados, tinhamos que correr pelos quintais que nos acolhiam com um pequeno transmissor embaixo do braço protegendo-o para que não deixássemos nossa comunidade querida sem nosso ofício de alegrá-los e deixa-los cientes de tudo que estava acontecendo.
A Polícia Federal estava sempre em nosso encalço e tínhamos que cuidar daquele minúsculo transmissor. Sem nenhuma proteção, cada vez que estranhos surgiam, nossos aliados nos avisavam e correr era o que nos restava.

Foram anos e anos até que roubaram todos os nossos equipamentos e, ficamos sem nada. Nunca apareceu um indivíduo que perguntasse se estávamos precisando de alguma coisa. Não para nós, sabíamos onde estávamos metidos, mas para a pequena RÁDIO AMPARO 90.9, em Olinda/Pernambuco.
Com esforço ímpar, conseguimos reinstalar, comprando novos equipamentos e estava no ar, a poderosa e corajosa Rádio Amparo, que há muito estava com o processo em tramitação no Ministério das Comunicações.

Foram anos...

Fui trabalhar na Câmara dos Deputados e lá, comecei um calvário que ninguém pode imaginar. Procurava, quando tinha um tempinho disponível, em cada espaço no Ministério das Comunicações, para descobrir onde estava o pacotinho com nossos documento, sem conseguir. Os funcionários do Ministéro já deixavam os pacotes revisados em separado.

Nossa! Como foi cansativo e desesperador!

Depois de muiiiiiiiiiiiiiito tempo, voltei a Recife e lá no Ministério das Comunicações procurei até que encontrei meu "pacotinho" de documentos, com número e data da remessa. VITÓRIA!

Voltei... com aquele detalhe que significava muito para nós, para a Rádio Amparo e para nossa Comunidade. Fui ao Ministério e lá, encontrei um anjo, um cidadão, que morou em Olinda e que abraçou nossa esperança, exatamente isso: nossa esperança de termos a Rádio Amparo finalmente regularizada.
CONSEGUIMOS!  NÃO FOI NENHUM DEPUTADO! NENHUM POLÍTICO e olhe que não sou contra nenhum deles, mas apareceu pai/mãe, para se dizer dono da criança. Infelizmente não consegui guardar o nome daquele que levou para o Ministro das Comunicações, no govêrno Fenando Henrique Cardoso, a documentação da nossa pequena Rádio Amparo

Ficamos muitos anos com a Amparo funcionando, até que 10 anos atrás, PERDEMOS A FILHA QUE LUTAMOS POR TANTOS ANOS. Não vou dizer o que aconteceu com a emissora, até porque ela ainda está funcionando, mesmo sem atividade comunitária nenhuma, e chegamos em Caruaru 10 anos atrás por outra luta também iniciada em Olinda, desta feita em defesa da TV PÚBLICA. Trabalhamos na TV NOVA de nosso querido amigo Pedro Paulo em Olinda com o PROGRAMA LIBERDADE DE EXPRESSÃO e depois fomos para a TV PERNAMBUCO em Recife, com o mesmo PROGRAMA LIBERDADE DE EXPRESSÃO, sempre diário.

Sem a RÁDIO AMPARO, que um dia terá sua história, chegamos em Caruaru e novamente a TVPE,  neste ano de 2019, Miguel Farias em mais uma luta pela DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA, que cada dia parece mais distante, até porque, desde a REDEMOCRATIZAÇÃO mais que nunca a imprensa corre tantos riscos, como atualmente no Brasl. São 34 anos de governos de matizes políticos diversos, mas hoje o jornalismo mais que nunca está sob ameaças com insultos, corte de verbas publicitárias, que nunca tivemos, perseguições diversas, acusações mentirosas, espalhando medo não só nas redações, mas em todos aqueles que se arvoram escrever.

"A declaração do presidente de que o jornalista Glenn Greenwald “pode pegar uma cana” e a portaria editada pelo ministro Sergio Moro para deportar “estrangeiros perigosos” são os movimentos mais recentes de um programa anti-jornalístico. Por isso, não existe nenhuma disposição para conviver com críticas e de aceitar que a imprensa tem um papel histórico de investigação e acompanhamento dos políticos.
Transparência e abertura não estão no radar do Planalto, e reina entre ministros e palacianos a ideia de que podem prescindir dos meios tradicionais de informação."

E ter que lidar com a imprensa não é escolha dos governantes, faz parte do jogo pelo menos no campo da democracia.
José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Lula, Dilma Rousseff e Michel Temer todos lidaram com o jornalismo, convocando entrevistas coletivas inclusive respondendo por denúncias e investigações, sem que isso fosse nenhuma novidade.

Vamos continuar nossa luta, nossa militancia, tendo à frente Miguel Farias, que desde os 16 anos carrega consigo essa necessidade e capacidade de ver e provar que a Rádio Comunitária, lá no início e a TV Pública há mais de 20 anos, tem que ser Pùblica e pública mesmo, porque pertence a todos, é comunitária, comum, compartilhada, social, coletiva, geral, partilhada, popular, universal, revela, divulga, propaga, populariza, propaga, propala, exterioriza, externa, vulga, difunde, dissemina, populariza, assoalha, manifesta, mostra, exibe, evidencia, denota, espelha, demonstra, patenteia, apresenta, veicula, preconiza, proclama, anuncia, transmite, propagandeia, promove, lança, publicita, badala, dá, expõe, informa, comunica, noticia, participa, exprime, profere, enuncia, notifica.

Esta é a TV Pública que Miguel Farias deseja e que também desejo acompanhan os passos dele, meu filho e como jornalista não poderia ser diferente. Vamos continuar trabalhando juntos exatamente como começamos na pequena Rádio Amparo, na TV Nova, na TV Pernambuco e brevemente aqui em  Caruaru, novamente na TV Pernambuco, sempre como produtora de TV.

Militancia é isso. Não adianta querer transformar ou interferir no ideal de ninguém. Feliz daquele que luta e consegue mostrar que tem razão.

Maristela Farias DRT 1718/PE



Nenhum comentário: