domingo, 29 de setembro de 2019

NOTA POLÍTICA VAMOS TER QUE NOS IMPORTAR SIM!


VAMOS TER QUE NOS IMPORTAR SIM!


INTERTEXTO

Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro

Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário

Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável

Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei

Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.

(BERTOLT BRECHT)

Exatamente isso que está acontecendo... Primeiro vieram em Caruaru para expulsar uma comunidade que luta por uma casa há 8 anos. Barracos com crianças, mulheres e homens, todos resistindo para conseguir ter uma vida digna. Chegaram os policiais, os representantes do poder público, alguns amigos, os coordenadores Miguel Farias, Barrega e Frankley e os companheiros, sempre atentos, da Prefeitura de Caruaru e diante dos solicitadores, um acordo foi celebrado e os resistentes que ainda lá estão, porque muitos não suportaram ficar nos barracos, mas não se desligaram do movimento estão à curta distancia, esperando que lhes seja concedido o direito à moradia, não é verdade seu Vicente?
E a Prefeitura de Caruaru que tem se mostrado atenta ao problema chegou junto e juntos certamente tentaremos que cada um receba sua casa e lá permaneça, FELIZ.
Dias depois, novamente em Caruaru, chegaram no acampamento do MST, que repudia a tentativa de despejo realizada contra o Centro de Formação Paulo Freire, localizado no Assentamento Normandia, na cidade de Caruaru, em Pernambuco.

O despejo foi solicitado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e aceito pelo juiz federal da 24ª Vara Federal de Caruaru, que determinou imediata reintegração de posse.

”Caso não haja a desocupação espontânea do executado no prazo concedido, expeça-se mandado de reintegração na posse, ficando desde já autorizado: a) o uso de força policial, b) o arrombamento, se necessário, c) condução coercitiva do executado para a DPF, em caso de resistência, d) a remoção dos bens móveis que estejam no imóvel e) remoção dos animais para o "Curral de Gado" do Município de Caruaru/PE, ficando desde já autorizada a doação ou o abate desses semoventes”. (diz o trecho da sentença)
O centro de formação pertence ao assentamento Normandia, que foi criado em 1998. Na ocasião, a equipe técnica do INCRA orientou que a sede fosse utilizada de forma coletiva para a capacitação e formação dos assentados do estado e por iniciativa do movimento, o centro, que faz parte do assentamento Normandia, foi criado há mais de 20 anos com aval da própria equipe técnica do Incra que orientou para uma utilização do espaço de forma coletiva, contribuindo para a capacitação e formação dos assentados do estado.
Hoje, o Centro de Formação Paulo Freire tem diversas parcerias na área de educação com a prefeitura de Caruaru, com turmas de ensino fundamental, além de parcerias com o governo estadual e com diversas universidades que agora estão ameaçadas com o pedido de reintegração acatado por um juiz da 24ª Vara Federal do município.
“Buscamos, tanto do ponto de vista prático como teórico, a pesquisa e as condições técnicas para a gente avançar na agroecologia e no centro de formação que cumpriu e cumpre um serviço importante para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária no estado e em especial no Nordeste”. afirma Amorim.

Filme sobre MST e agroecologia ganha prêmio da ONU 

O curta-metragem “O que é agroecologia” venceu o Concurso Global de Vídeos da Juventude sobre Mudanças Climáticas – TVEBioMovies 2019, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O filme foi produzido pelos jovens Rafael Forsetto e Kiane Assis, e ganhou a categoria “alimentação e saúde humana”. O resultado oficial foi comunicado pelos organizadores aos jovens nesta terça-feira
Em Caruaru, dois despejos e a Prefeitura está atenta e tem mais: Se procurarmos o noticiário e as redes sociais, o número de despejos é assombroso aqui mesmo em Pernambuco como está acontecendo numa das Universidades, com famílias que moram há mais de 60 anos.

Eu quero me importar sim! Mesmo sabendo que ainda assim as mudanças não vão acontecer
Maristela Farias
Jornalista DRT 1778/PE

Nenhum comentário: