segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Nova obra de Banksy relembra origem síria de Steve Jobs

Kupi.com.br

por Ana Caroline Oleski




Foto via Banksy

steve jobs - zupi1


Provando mais uma vez que a arte pode ser mais poderosa do que palavras, Banksy surgiu com uma nova obra em Calais, um campo de refugiados na França, também conhecido como “Jungle”. Cerca de 5.000 migrantes e refugiados vivem temporariamente no local, a maioria vindos da Síria, Afeganistão e Eritreia.
Dessa vez, ele apresenta um dos inventores, empresários e magnatas mais inovadores dos nossos tempos: o falecido Steve Jobs, carregando um computador Mac e outros bens. Jobs era filho de um imigrante sírio, e chegou à América após a Segunda Guerra Mundial.

steve jobs - zupi3
steve jobs - zupiFoto via Banksy

steve jobs - zupi4
Foto via Banksy
Banksy, que raramente faz declarações públicas sobre as suas obras, resolveu comentar: “Muitas vezes, nós somos levados a acreditar que a migração é um fardo para os recursos do país, mas Steve Jobs era filho de um imigrante sírio. A Apple é a empresa mais lucrativa do mundo, paga mais de 6 mil milhões de euros em impostos todos os anos – e isso é só porque deixaram entrar um jovem vindo de Homs”.
Ao lado da peça, encontram-se alguns grafites escritos “ninguém merece viver assim”. O artista exibiu também uma nova arte inspirada na famosa pintura A Balsa da Medusa, de Theodore Gericault, porém, diferente da original, retratando refugiados acenando para um iate de luxo.

steve jobs - zupi5
steve jobs - zupi4Foto via Banksy
steve jobs - zupi5Foto via Banksy

Nenhum comentário: