sexta-feira, 17 de junho de 2016

O GENIO INQUIETO: BASQUIAT E A SUA INFLUÊNCIA NA MODA E NA ARTE

Não entendo porque tanto tempo para postar Basquiat.

Os anos 80 são sempre recorrentes na moda, seja pelos ícones da música, pelo estilo da década, pelos movimentos a favor das mudanças no comportamento da sociedade, como também nas artes. A arte de rua que tem início nessa década passa a ser cobiçada por colecionadores e galeristas do mundo inteiro. A street art encontra força nas mãos de Jean- Michel Basquiat, artista haitiano neo-expressionista dos anos 80 que viveu em Nova York.





Basquiat conseguiu como poucos catalisar o espírito do seu tempo transformando sua precariedade social e material em filosofia e expressão, tendo os muros do centro da cidade como suporte para seus grafites e pinceladas intensas. As referências saíam do seu cotidiano suburbano, inspirado na pintura dos países de origem dos seus pais e também na cultura africana. Assim, o artista transmitia em suas obras uma arte urbana em uma época em que o pensamento yuppie e extremamente consumista imperava.


Aos 20 anos, Basquiat ganhou reputação no meio artístico pela realidade que, de uma forma completamente nova, apresentava nos seus quadros. Assim, a fama surgiu-lhe quase imediatamente, catapultando-o para a vida artística nas mais aclamadas galerias de Nova York, e inserindo-o nos círculos de artistas mais celebrados da época – como Andy Warhol, com quem colaborou a partir de 1984 e de quem se tornou amigo próximo. Basquiat morreu de overdose de heroína em 1988, um ano depois do seu grande amigo e mentor, Andy Warhol. Tinha apenas 27 anos e deixou o mundo artístico como sendo o primeiro artista negro de relevo no mundo ocidental.


Seu trabalho, tão colorido, vibrante – em linguagem densa, repleta de informação por todos os lados – e de denúncia social, ainda é responsável por guiar as mais diferentes coleções, seja no vestuário, no design, nas artes e até mesmo na vida noturna: São Paulo acaba de inaugurar um bar-bistrô totalmenteinspirado na vida e na obra do gênio do grafite.
Saindo do subúrbio nova-iorquino para entrar, definitivamente, na história da arte contemporânea.

Nenhum comentário: