sexta-feira, 7 de outubro de 2016

LEONARDO BOFF DENUNCIA OS AUTORES E AS RAZÕES DO GOLPE: "O GOLPE DA RECONQUISTA"




Resultado de imagem para IMAGENS DOM ORVANDIL


Resultado de imagem para IMAGENS LEONARDO BOFF



Posted on 29/09/2016



Prezado amigo César Malta, Salvador, BH

Há pessoas que se alienam em relação ao golpe jurídico parlamentar que sufoca a nossa democracia e os nossos direitos. Outras falam a favor do golpista Temer e sua turma de ladrões sem saber do que falam. Outras são notoriamente mal intencionadas, jogando-se com ódio contra tudo e contra todos. Outras ainda se comportam como boazinhas, sem querer se complicar com ninguém, passeando sobre o inexistente muro das imparcialidades. Quando se manifestam o fazem com uma linguagem piedosa esperando que os maus, como Temer, Serra, Aécio, os 61 canalhas do Senado e os 367 insanos da Câmara se convertam e, como anjinhos doces, voem para o céu que só existe no discurso idealista dos românticos e amaciante da opressão.

Abaixo posto um artigo do Teólogo e Filósofo Leonardo Boff, que analisa com todas as letras os objetivos e sujeitos do golpe, sem tergiversação e sem açúcar na limonada dos golpistas.

As oligarquias de sempre “bigornaram” e articularam o golpe com os bufões interessados em arrasar com nossa economia e direitos sociais. Cooptaram juízes, promotores, parlamentares e amplos setores da sociedade, principalmente os interessados na dominação, para darem o golpe de modo coordenado e infalível, jogando a lei às calendas.

O interessante, do ponto de vista mais desumano possível, é que as oligarquias de diversas espécies deram o golpe para prejudicar principalmente quem trabalha para elas, já que ao trabalho esses grupos não são dados.
Leonardo Boff tem a favor de seu direito de denunciar de modo objetivo os estragos que o Brasil sofrerá o fato de ser um reconhecido acadêmico que na universidade produziu conhecimento e pesquisa. Portanto, tem autoridade para falar em tom científico e não pelos cotovelos sobre o que se passa com o povo brasileiro.

Tem também a cátedra da teologia do povo, que interpreta a opressão a que nosso povo é submetido desde a colonização promovida pelos europeus aqui. A teologia com a qual trabalha nosso teólogo é ferramenta de libertação, denunciando os ferrolhos das injustiças, mas é também construção da libertação. E esta de modo coletivo e em diálogo com todos os seguimentos e correntes que lutam contra a opressão e a favor de um País modelado pela justiça social e pelos direitos do povo.

Por isso, neste texto abaixo, o grito de esperança de nosso intelectual e teólogo brasileiro: “Esperamos a rejeição desta reconquista, pelos movimentos sociais, quiçá os únicos, nas ruas e nas praças de todo o país, capazes de inviabilizar esse retrocesso histórico infame”.

Abraços críticos e fraternos na luta pela justiça e pela paz sociais.

Dom Orvandil, OSF: bispo cabano, farrapo e republicano, presidente da Ibrapaz, bispo da Diocese Brasil Central e professor universitário, trabalhando duro sem explorar ninguém.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


28 de Setembro de 2016

O golpe de classe via parlamento é um processo que gerou uma cadeia de outros golpes com especial atropelo da ordem jurídica e constitucional. Os golpes são contra a diversidade social e de gênero, não mais representada no governo, golpe na cultura, golpe na saúde, golpe nos direitos sociais, golpe nas aposentadoria, golpe judicial e ultimamente golpe nas eleições. Estes golpes têm por detrás as oligarquias golpistas que utilizaram uma sagaz estratégia de conquistar setores do judiciário, do ministério publico, da polícia federal e do corpo de procuradores para conseguir seus fins.

Encontraram um testa de ferro, educado fora do país, para desempenhar esta nova tipologia de golpe: um justiceiro, de primeira instância, Sérgio Moro e sua equipe de jovens procuradores, infantilmente exibicionistas. Imbuídos de convicções messiânicas de limpar o país da corrupção – o que é louvável – direcionam as investigações unicamente a um partido, ao PT. Desprezando todas as demais agremiações, com não menos atos de corrupção, concentram o foco nas figuras referenciais como o ex-presidente Lula, vários ex-ministros entre outros. Bem disse o ministro Marco Aurélio Mello:”Moro deixou de lado a lei, isso é escancarado”.

O novidade deste teatro político é a desfaçatez do juiz e dos policiais de passar por cima de direitos, consagrados na constituição e em todo o mundo, como a presunção de inocência, aplicação da prisão preventiva ou coercitiva, sem qualquer necessidade, o intencional e irresponsável vazamento de gravações, sequer respeitando a suprema autoridade do país, como foi o caso da presidenta Dilma Rousseff, a delação premiada, conseguida sob forte pressão psicológica e a especialmente perversa espetacularização das ações policiais, avisando previamente meios de comunicação massivos em conluio com esses desmandos. Pareceria que o juiz Moro tanto estudou a máfia italiana que se tornou ele mesmo num mafioso da justiça. Confessou que pratica uma justiça de exceção, coisa que soa a fascismo.

Entre muitas razões subjacentes a este golpe de classe enfatizo apenas duas: o ódio que a classe dominante tem e sempre teve da população pobre e negra. Não sou eu quem o diz. Refere-o o grande historiador e acadêmico José Honório Rodrigues:”a maioria foi sempre sofrida e sempre viu desfeita sua esperança de melhoria;…as oligarquias negaram seus direitos, arrasaram sua vida, conspiraram para colocá-la de novo na periferia, no lugar que continua achando que lhe pertence”(Conciliação e Reforma no Brasil, 1965, 14 e 31). Ocorre que um representante destes desprezados, que não foi educado na escola do faraó, chegou a ser presidente e transformou profundamente a vida de milhões de pobres.

Isso é intolerável para as oligarquias, habituadas a ocupar o Estado e seus aparatos não em vista do bem de todos, mas de seus interesses corporativos. Lula e seus assemelhados são odiados por isso. Nunca apreciaram a democracia mas regimes fortes e ditadoriais que lhes facilitam a acumulação, uma das mais altas do mundo. Jamais entenderam o poder como expressão jurídico-política da soberania de um povo, mas como dominação em função do enriquecimento. Sérgio Moro forneceu o enquadramento jurídico canhestro para dar vazão a este ódio de classe.

Um segundo fator cabe ser ressaltado: a estratégia de reconquista por parte das oligarquias, aquele punhado de famílias de super-ricos que controlam grande parte da renda nacional e que possuem imenso poder econômico, político e mediático. Visam voltar ao lugar que ocuparam por séculos mas que, agora com a situação histórica mudada, jamais chegariam por via democrática, expressa pelo voto popular. Mas o fazem com a trama de um golpe parlamentar vergonhoso.

Essas oligarquias representam a ordem e acultura do capital, cruel e desumano, que nunca mostraram solidariedade para com as grandes maiorias sofredoras. Praticam uma economia altamente concentradora e predatória de bens e serviços naturais, produzindo externalidades que são injustiças sociais graves e ambientais altamente danosas, das quais se eximem de responsabilidade e jogando ao Estado o ônus de sua reparação. Um grupo deles pratica ainda trabalho semelhante ao escravo, levando os trabalhadores a um verdadeiro extermínio físico e psicológico.

Eles agora voltaram para realizar a sonhada reconquista só possível à revelia da constituição. Aplicam medidas neoliberais das mais deslavadas, atropelando conquistas históricas dos trabalhadores e enxovalhando a inteligência brasileira. E o fazem com furor, respaldados por um tribunal de exceção.

Esperamos a rejeição desta reconquista, pelos movimentos sociais, quiçá os únicos, nas ruas e nas praças de todo o país, capazes de inviabilizar esse retrocesso histórico infame

Leonardo Boff é filósofo, teólogo, escritor e professor jubilado de Ética da UER.

Nenhum comentário: