terça-feira, 6 de maio de 2014

INFERNO - DAN BROWN - EXTRAÍDO DO BLOG "PAIXÃO POR LIVROS"

Estava lendo "O Inferno" de Dan Brown e fazendo anotações para uma pesquisa sobre lugares, obras, personagens do livro e ao terminar, comecei, por coincidência especial, encontrei o "Paixão por Livros" com as mesmas, posso dizer literalmente as mesmas anotações que gostaria de lanças neste blog.

Trouxe a "Paixão pelos Livros" e o "Inferno" para o Balaio de Gato Doido de Pedra. Vou acrescentar apenas algumas imagens no final, porque elas já estavam gravadas e não quero perde-las.




Inferno
Dan Brown


"Para alcançar o Paraíso, o homem deve atravessar o Inferno." (pág. 51)


Dan Brown em mais um thriller cheio de ação! Inferno é sua mais recente obra e foi lançada no Brasil pela Editora Arqueiro.

Robert Langdon definitivamente está mais para uma mistura de James Bond com Indiana Jones do que para um simples professor...
_________________________________________


- "Cerca Torva" ("Buscas e Encontrarás")
Nosso claustrofóbico Historiador expert em Simbologia e História da Arte se mete em mais uma aventura cheia de reviravoltas mirabolantes (bem típico de Dan Brown). O pano de fundo desta nova aventura é a obra "A Divina Comédia" de Dante Aligheri.

Mais uma vez somos transportados para a Itália e em Florença iniciamos nossa "peregrinação" e "penitência" junto ao Prof. Langdon...
Como sempre, as aventuras "a là Indiana Jones" de Robert acontecem em pouco mais de 24 horas. São 442 páginas de muita adrenalina. Loucura loucura...

                                      Logo no início do livro somos jogados no "olho do furacão"!

Robert Langdon acorda num hospital e sem as lembranças das últimas 36 horas de sua vida. Sua última recordação era a de estar em Harvard... e agora acordou em um leito hospitalar na Itália! Desta vez Robert está sem seu relógio Mickey (seu amuleto pessoal) e levemente desmemoriado devido à um "ferimento" na cabeça que ele sequer se lembra.
A única coisa que sabe (e sente!) é que está em perigo. Quando ele sofre um novo atentado, só que agora ainda dentro do hospital, Robert conta com a ajuda da enigmática médica Sienna Brooks para fugir.
Carregando consigo um artefato estranho que encontrou em seu próprio paletó, Robert e Sienna correm pelas ruas de Florença em busca de respostas - enquanto um grupo de homens armados os perseguem.
Sem poder contar com a ajuda de seu próprio governo e assombrado por flashes de memória um tanto que surreais, seu instinto só diz uma coisa: "busque e encontre". Mas encontrar "o quê" se ele não se lembra de nada do que aconteceu nos últimos dias?

O artefato que tem em mãos o leva à uma primeira pista: o Mapa do Inferno de Botticelli.Robert então vê nele o ponto de partida para desvendar uma série de códigos que o conduz a uma intrincada trama envolvendo uma das maiores obras-primas de todos os tempos: "A Divina Comédia" de Dante Alighieri (em especial, a primeira parte desse poema épico: "Inferno")

(...) O Inferno de Dante, pensou Langdon. Inspirando obras de artes sinistras desde 1330.

(Robert - pág. 68)


                                                  estátua de Dante Alighieri (Florença)

De um lado da história, temos ainda o capitão do Mendacium, um iate blindado que navega sorrateiramente por águas italianas. Conhecido como "o diretor", não sabemos quais são suas reais intenções. De outro, temos a Dra. Elizabeth Sinskey,diretora da OMS. E ainda Bertrand Zobrist, um bioquímico bilionário, fanático por Dante e defensor ferrenho da "redução do rebanho humano".
Tanta gente no contexto e não sabemos quem é vilão e quem é mocinho! Imagina então o pobre e desmemoriado do Robert!!!



Sem saber em quem confiar e com sua memória atual falhando, Robert corre contra o tempo para salvar sua vida e impedir que a humanidade seja destruída.



Os lugares mais sombrios do Inferno são reservados àqueles que se mantiveram neutros em tempos de crise moral. (pág 138)_________________________________________


- SALIGIASALIGIA = Os Sete Pecados Capitais: Superbia, Avaritia, Luxuria, Invidia, Gula, Ira, Acedia

Como nas obras anteriores de Dan Brown, nem todo mundo é o que aparenta ser. Quando achamos que encontramos o vilão, somos levados à outros desdobramentos e voltamos à estaca zero. Culpa de Brown!!!! rsrsrs
Aos poucos vamos decifrando as verdades por trás do universo de cada personagem e a cada capítulo esbarramos em novas descobertas. Somos freneticamente puxamos por Langdon em suas 24 horas de aventuras e mistério. Haja fôlego!


A descrição dos lugares, das edificações, obras de arte e contextos históricos nos deixam com água na boca. É impossível ler uma obra de Dan Brown sem deixar de acrescentar algo cultural à nossa vida. A esposa do autor é historiadora da arte e, com certeza, o ajuda nas pesquisas de seus livros.
Dante Alighieri - escritor, poeta e político italiano, exponencial da era Renascentista - é outra vez tema de um romance. O título do livro (Inferno) refere-se à uma das partes da obra deste autor: A Divina Comédia (que é dividida em: Inferno, Purgatório eParaíso).

Leitura recomendadíssima para quem adora uma aventura cheia de ação, suspense e com boas doses de história da arte!


- O Inferno de Dante criou um mundo de dor e sofrimento nunca antes imaginado pelo homem e definiu nossas visões modernas do Inferno. - Ele fez uma pausa. - Podem acreditar: a Igreja Católica tem muito a agradecer a Dante. Seu Inferno aterrorizou fiéis por séculos a fio e triplicou o número de frequentadores da Igreja.

(Robert - pág. 85)_________________________________________

- Apocalipse Dantesco
Eu nunca havia realmente parado para imaginar como seriam os efeitos colaterais de um crescimento populacional descontrolado. Será que as epidemias e catástrofes naturais não são formas naturais de controle populacional??? #teoriadaconspiração #neura



"Inferno" é um livro instigante que me fez pensar em como essa "progressão geométrica" poderá levar a raça humana à beira da extinção - ou, no mínimo, à extinção de muitos recursos a nós tão necessários.
Após terminar a leitura de Inferno embarquei - meio que sem saber - em outro livro que trata da mesma questão só que de uma forma mais fantasiosa (algo sobre o movimento das placas tectônicas causar tsunamis e epidemias que reduziriam a raça humana drasticamente). Sério, tô com medo!!!

Eis algumas fontes que falam sobre o crescimento populacional. Não é muito difícil imaginar como o planeta sofrerá nas próximas décadas... #meda


http://www.worldometers.info/world-population/


http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,onu-populacao-mundial-e-de-72-bilhoes-de-pessoas,1042156,0.htm


http://www.onu.org.br/populacao-mundial-deve-atingir-96-bilhoes-em-2050-diz-novo-relatorio-da-onu/
_________________________________________


- Maionese Renascentista
Fui novamente transportada para Florença, palco de minha última viagem com... Gabriel Emerson! Pois é, nosso sexy e turrão professor Gabriel O. Emerson (de O Inferno de Gabriel e O Julgamento de Gabriel) tem váááárias coisas em comum com Robert Langdon. Ambos são mestres em História da Arte, renomados e conceituados. Dão palestras mundo a fora, são reconhecidos internacionalmente, ricos e charmosos (cada um do seu próprio jeito). A única diferença é que Robert Langdon está sempre metido em alguma encrenca das brabas! Mas se o quesito fosse "sair na porrada", com certeza Gabriel venceria!!! Robert é muito, digamos, "polite".
E claro, o professor Langdon adora dar uma de Indiana Jones... Enquanto Gabriel só tem olhos para Julianne... hehehe
_________________________________________


- Trilha Sonora:
A Sinfonia de Dante - de Franz Liszt (Parte 1/3 de "Inferno")



Dante´s Prayer - Loreena Mcknnitt
(essa também é da playlist do prof. Gabriel!)



_________________________________________


- Uma Aula com Robert Langdon
Inferno é cheio de referências históricas e artísticas. Como há muita informação, muitas citações, não dá para colocar tudo nesta postagem pois ficaria enorme! Então selecionei os principais lugares e obras. Espero que vocês gostem desta pequena viagem que preparei para vocês ;-)


Lugares:

Florença / Veneza / Istambul
Galleria degli Uffizi
Palazzo Vecchio (Florença)
Campanille / a Abadia / o Bargello
Il Duomo Brunelleschi (Florença)
Accademia delle Belle Arti (Florença)
Viale Niccolò Machiavelli (Florença)
Capela do Palácio Bargello - afresco de Giotto (Florença)
Os Jardins de Boboli (Florença)
Salão dos Quinhentos (Florença)
Gruta de Buontalenti - Bernardo (Florença)
Palazzo Pitti (Florença)
Piazza dela Signoria (Florença)
Lo Studiolo (Florença)
Piazza del Duomo (Florença)
Palazzo dei Canonici (Florença)
Campanário de Giotto (Florença)
Batistério de San Giovanni (Florença)

Escada do Duque de Atenas (Florença)
La Soffitta (Florença)
Via della Ninna (Florença)
Via Dante Alighieri (Florença)
Casa di Dante na Via Santa Margherita (Florença)
Museo casa di Dante (Florença)
Hotel Brunelleschi (Florença)
Igreja de Dante - Santuário Chiesa di Santa Margherita dei Cerchi
Sala dos Mapas Geográficos
Palazzo Invisible
Grande Hotel Baglioni
Palazzo de Ducale - ou Palácio dos Doges (Veneza)
La Chiesa d´Oro - Basílica de São Marcos (Veneza)

A Badia Fiorentina em Florença
Ponte da Libertà em Veneza (Veneza)
estação de trem de Santa Lucia - Ferrovie delo Stato (Veneza)
Cúpula de San Simeone Piccolo (Veneza)
Ponte degli Scalzi (Veneza)
igreja de San Geremia (Veneza)
Casino di Venezia (Veneza)
Ca´pesaro: Galleria Internazionale d´arte Moderna(Veneza)
Ponte do Rialto (Veneza)
Praça São Marcos (Veneza)
Il Ponte dei Sospiri - A Ponte dos Suspiros (Veneza)
Hotel Danieli (Veneza)
Riva degli Schiavoni (Veneza)

Torre do Relógio de São Marcos (Veneza)
Museo Correr (Veneza)Igreja dos Frari

Palácio de Topkapi (Istambul)
Mesquita Azul (Istambul)
Castelo das Sete Torres (Istambul)
O Estreito de Bósforo (Istambul)
Haghia Sophia - Templo de Santa Sofia (Istambul)
Avenida Torun (Istambul)
Parque Sultanahmet (Istambul)
Bazar de Especiarias (Istambul)


Galleria degli Uffizi

Palazzo Vecchio

Il Duomo Brunelleschi

Salão dos Quinhentos

Chiesa di Santa Margherita dei Cerchi

Basílica de São Marcos


Basílica de São Marcos

Palácio dos Doges

Palácio de Topkapi



Obras:
quadro de Max Ernst
O Nasicmento de Vênus - Botticelli
Il David - Michelangelo
estátua Prigiori
La Mappa dell´Inferno / Malebolge - de Botticelli
retrato de Dante - de Andrea Del Castagnot
estátua de Dante na Piazza di Santa Croce
pintura de Dante - de Michelino
Juízo Final - de Michelangelo

Pietà - de Michelangelo
A Batalha de Marcciano - de Giorgio Vasari (cerca trova)
O Isolatto (escultura)
O Chafariz do Garfo - de Stoldo Lorenzi (estátua)
Netuno de Ammannati
Os Trabalhos de Hércules (6 esculturas)
Hercules e Diomédes
Gênio da Vitória - de Michelangelo

A Queda de Ícaro
Uma alegoria da vida Humana
Máscara da Morte de Dante Alighieri
Juízo Final - de Vasari
Portas do Batistério / Portões do Paraíso- de Lorenzo Ghiberti
A Apoteose de Cosmo I
Espiral de Arquimedes
O Rapto das Sabinas
O Esturpo de Polixenna
Perseu segurando a cabeça cortada de Medusa
Mappa Mundi - Palazzo Vecchio
O Beijo - de Gustav Klimt
Estátua de São Teodoro (Veneza)
Leão alado - símbolo de Veneza
Os Cavalos de São Marcos
Triunfo da Morte - de Bruegel (Istambul)
A Porta Imperial (Istambul)
O mosaico de Deesis (Istambul)
Yerebatan Sarayi (Istambul)


A Batalha de Marcciano - de Giorgio Vasari (1565)


La Mappa dell´Inferno - de Botticelli

                     Máscara Mortuária de Dante Alighieri



                     Mappa Mundi - Palazzo Vecchio

Os Cavalos de São Marcos


Os Cavalos de São Marcos

Yerebatan Sarayi (Istambul)



Livros / Filme / Música:
Divina Comédia - de Dante Alighieri (obra)
A Fuga de Logan (livro)
La Vita Nuova - livro de poemas de Dante (para Beatriz)
Um Pequeno Romance (filme)
A Sinfonia de Dante - de Franz Liszt (música)
Dante´s Prayer - Loreena Mcknnitt (música)


História:Os Médici
Giorgio Vasali
Dante Alighieri e Beatriz Portinari
Os "doges" de Veneza

Dante Alighieri e Beatriz Portinari


OutrosO Bastão de Asclépio
Frecciargento - trem italiano de alta velocidade
fábrica de cristais Murano
máscara da peste negra

Frecciargento

Máscara "médica" da peste negra
_________________________________________


- Consulta sobre Dante AlighieriIndico alguns links abaixo:

http://www.stelle.com.br/
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action&co_obra=2203
http://www.coladaweb.com/artes/renascimento
http://www.infoescola.com/artes/renascenca/

Vasari e "cerca trova":
http://danbrowninferno.net/?p=87

Dante Alighieri
_________________________________________


- O Livro:
Inferno
Autor: Dan Brown

Editora: Arqueiro
Assunto: Literatura Estrangeira / Romance
ISBN: 9788580411522
Reduzido: 4886876
1a Edição / 2013
464 Páginas


- Sinopse:

Neste novo e fascinante thriller Dan Brown retoma a mistura magistral de história, arte, códigos e símbolos que o consagrou em O código Da Vinci, Anjos e demônios e O símbolo perdido e faz de Inferno sua aposta mais alta até o momento.

No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado em uma das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri.

Numa corrida contra o tempo, Langdon luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o arrasta para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo o sombrio poema de Dante, Langdon mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.
_________________________________________



Dan Brown
- O Autor:
Dan Brown é um dos autores de livros de suspense mais popular da atualidade. Seus livros O símbolo
perdido, O código Da Vinci, Anjos e demônios, Fortaleza digital e Ponto de impacto já venderam 160 milhões de exemplares no mundo.

Dan é casado com a pintora e historiadora da arte Blythe, que colabora nas pesquisas de seus livros. Ele mora na Nova Inglaterra, nos Estados Unidos.
_________________________________________



- Outras Capas:

-







Nenhum comentário: