segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Veja Monet, Degas, Renoir e Rodin em raros vídeos gravados em 1915 Leia mais em: Veja Monet, Degas, Renoir e Rodin em raros vídeos gravados em 1915 - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=35633#ixzz3mPE3I1oJ

Site: Metamorfose Digital



Veja Monet, Degas, Renoir e Rodin em raros vídeos gravados em 1915
Há algo de mórbido no fato de querer ver ou conhecer os rostos por trás das obras que nos impressionaram ao longo do tempo. Isso acontece quando vemos alguma das figuras humanas esculpidas por Auguste Rodin ou em frente às paisagens com pinceladas sobrepostas de Claude Monet, ou ante os retratos impressionistas de Pierre-Auguste Renoir ou de Edgar Degas. O legado destes artistas plásticos deixou-nos uma visão estética muito particular do mundo, do mundo como eles não só o viram, senão como quiseram ver. Uma imagem do mundo filtrada pela câmera do olho.

Nestes vídeos filmados em 1915 podemos ver como a câmera de vídeo -inventada não muitos anos antes- conseguiu retratar estes artistas, que a sua vez retrataram sua época, em um jogo de olhares, de interiores e exteriores, de paisagens de câmeras como olhos e olhos como câmeras.

Um artigo publicado em Open Culture  reúne estes vídeos, que captam estes quatro gênios da pintura em diferentes momentos de sua vida:


Leia mais em: Veja Monet, Degas, Renoir e Rodin em raros vídeos gravados em 1915 - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=35633#ixzz3mPDeZUsH













Nenhum comentário: