quarta-feira, 25 de junho de 2014

FOTOS DESCONHECIDAS DE NAGASAKI EM 1945

 »  »  » As fotos desconhecidas de Nagasaki em 1945



  "A explosão reduziu a cinzas toda a cidade em um instante...". Imagens recém descobertas da devastação causada pela bomba atômica em Nagasaki. 

Uma coleção de  fotografias recém-descobertas tiradas pelo fotógrafo militar japonês Yosuke Yamahata mostra a devastação causada pela bomba atômica no final da Segunda Guerra Mundial. 

Em 09 de agosto de 1945 Yamahata estava em uma missão próximo a cidade japonesa de Nagasaki, quando os EUA lançou a bomba atômica sobre a cidade. Ao saber da notícia, no dia seguinte o fotógrafo veio para a cidade, onde trabalhou de sol a sol levando cerca de 119 fotos com duas câmeras diferentes, de acordo com o "The Independent".

As imagens chocantes mostram uma cidade com chão lotado de sobreviventes atordoados e enegrecidos. "Inferno na Terra", descreveu mais tarde Yamahata a cidade de Nagasaki naquele dia. "O aspecto da cidade é diferente de outros lugares bombardeados: aqui a explosão e o fogo reduziram a cinzas toda a cidade em um instante", continuou ele.

As fotografias de Yamahata, que continuam sendo a documentação mais completa do ataque da bomba, mas logo depois elas foram apreendidos pelos militares dos EUA, numa tentativa de não serem usadas como propaganda Japonesa, mas o artista conseguiu esconder o negativo. As imagens permaneceram escondidas por quase sete décadas até que foram encontrados em um álbum de fotos confiscadas pela polícia militar dos Estados Unidos de um cidadão de Osaka, no final da Segunda Guerra Mundial.

Yamahata morreu de câncer em 1966, com apenas 48 anos. Acredita-se que a doença foi causada por exposição à radiação em Nagasaki. "Hoje, com Hiroshima e Nagasaki notavelmente recuperadas, pode ser difícil de lembrar o passado. Mas estas fotografias nos darão um testemunho inabalável da realidade daquele momento", escreveu Yamahata em 1952.




[RT,TheIndependent]

Nenhum comentário: