quarta-feira, 2 de julho de 2014

10 FINAIS CHOCANTES PARA A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL


O que teria acontecido se algumas decisões e "golpes de sorte" tivessem ocorrido de maneira diferente durante a II Guerra Mundial?

George Dvorsky, um blogueiro canadense, futurista e transhumanista, sugeriu dez finais chocantes para a II Guerra Mundial que tentam responder à esta questão.

1. Alemanha invade o Reino Unido no lugar da URSS.

A invasão da União Soviética pelas tropas de Hitler determinaram a sua derrota, porém os acontecimentos poderiam ter ocorrido de maneira diferente.

Após a queda da França um ano antes, Hitler estava considerando invadir a Grã-Bretanha.
Inclusive, o mesmo ordenou a seus chefes militares a elaboração de um plano de invasão. A Operação Leão-marinho.

Os preparativos começaram, e tanto os britânicos quanto os americanos estavam convencidos de que a invasão era iminente.

Além disso, estando em vigor o Pacto Molotov-Ribbentrop (um tratado de não-agressão entre a Alemanha e a URSS). Assim Hitler não tinha que se preocupar com uma possível incursão soviética.

Mas o líder nazista rejeitou os planos de invasão da Grã-Bretanha. Em primeiro lugar, era óbvio que seria necessário mais tempo e preparação.

A Marinha britânica controlava o Canal da Mancha, e a Batalha da Grã-Bretanha também revelou que a Luftwaffe não podia dominar os céus da maneira considerada necessária para apoiar o ataque.

Mas, se Hitler tivesse adiado a invasão da URSS até 1942 ou 1943, após o período necessário de preparação, acompanhada por ataques aéreos e um bloqueio naval , ele poderia ter realizado um desembarque na costa britânica , em 1941 ou 1942.

Considerando o tempo que os aliados levaram para abrir a segunda frente (meados de 1944), esta opção não parece ridícula.

Após a derrota do Reino Unido , a Alemanha poderia ter começado os preparativos para a invasão da URSS. Se fosse bem sucedida Operação Leão Marinho, o Governo e a monarquia britânica teriam sido transferidos para o Canadá.

A partir daí, os Aliados teriam planejado uma invasão da África e provavelmente seguida de ataques na Itália e nos Balcãs.

Mas isso não teria sido fácil, principalmente se a subsequente invasão da URSS pela Alemanha tivesse sido bem sucedida.

2. Japão não ataca Pearl Harbor.
A decisão fatal do Japão de enfrentar os EUA foi devido à sua necessidade de apoderar-se das reservas de petróleo e borracha das Índias Orientais Holandesas e do Sudeste da Ásia.

Se não tivesse atacado o Havaí, sua política expansionista provavelmente teria levado os EUA a intervir de qualquer maneira, após a invasão das Filipinas, por exemplo.

Mas e se os EUA não tivesse nenhuma razão para entrar formalmente na guerra? Neste caso, a Grã-Bretanha e seus aliados coloniais teriam ficado sem nenhuma ajuda militar.

O apoio dos EUA para o Reino Unido e a URSS teria consistido apenas em ajuda material. Não teria surgido qualquer frente ocidental.

A União Soviética provavelmente teria derrotado a Alemanha, mas teria levado muito mais tempo. Em tais condições, Stalin provavelmente teria reclamado toda a Europa.

3. Alemanha captura Moscou em 1941.
Os historiadores têm debatido por muito tempo se a Operação Barbarossa poderia ter tido êxito.

Vários erros foram cometidos durante a operação, incluindo o atraso de 38 dias, e a decisão catastrófica de Hitler, que desviou o impulso principal para o sul para ajudar o grupo sul do exército conquistar a Ucrânia.

Quando o Grupo de Exércitos atingiram os arredores de Moscou , no início de dezembro de 1941, o frio do inverno severo frustrou para sempre os planos de Hitler de tomar a capital.

Este é um dos eventos mais importantes da Segunda Guerra Mundial , se não o mais importante . As coisas teriam sido diferentes se a União Soviética tinha caído.

Alimentado com os vastos recursos da Rússia ( incluindo as regiões petrolíferas do sul da Ucrânia e celeiros ) , a Alemanha nazista teria se tornado uma superpotência, e finalmente, derrotaria o Reino Unido e reivindicando todo o Oriente Médio (provavelmente unindo forças com o Japão).

Com o tempo, haveria desenvolvido a capacidade nuclear, entrando em uma guerra fria com os EUA.

4. Rússia e Alemanha firmam tratado de paz separadamente.
Imagine um cenário em que Hitler e Stalin teriam concordado em cessar as hostilidades na Frente Oriental. Com o Pacto Molotov-Ribbentrop restaurado, a Alemanha poderia concentrar seus esforços em derrotar a Grã-Bretanha.

Este cenário não é realista por no mínimo duas razões: Primeiro, a Alemanha precisava desesperadamente das reservas de petróleo da Rússia para manter a guerra.

Em segundo lugar, Stalin não permitiria que a Alemanha continuasse pisoteando a Europa livremente: o Terceiro Reich era uma séria ameaça existencial para a URSS. Ainda assim, a possibilidade de que tal pacto foi assinado é bastante assustador.

5. Os nazistas criam armas nucleares antes dos Aliados.

Dada a paixão de Hitler por armas inovadoras, sem dúvida que teria usado a bomba atômica se ele a tivesse conseguido.

Não se esqueça que este é o mesmo regime que projetou (e usou), o precursor do míssil balístico intercontinental. É desnecessário mencionar que este teria sido o fim para os Aliados.

Se a Alemanha tivesse sido a primeiro a obter armas nucleares, teria obtido a vitória quase automática em todas as frentes.

6. Sem frente ocidental.
Se Winston Churchill houvesse dominado a tomada de decisões, não teria sido aberta a Frente Ocidental.

Incomodado pela lembrança da Frente Ocidental estática da I Guerra Mundial, o primeiro-ministro britânico se opôs ao desembarque na França, propondo mudar o ataque ao Eixo em zonas vulneráveis​​: Itália e nos Balcãs.

Mas para os EUA entrar na guerra, Churchill e os militares britânicos teve de ceder para os planejadores norte-americanos.

Daí a decisão de realizar o desembarque na Normandia em junho de 1944.

Se Churchill tivesse continuado o seu caminho, é provável que tivesse sido produzida uma invasão aliada excepcionalmente forte na área da Itália e nos Balcãs.

Em alternativa ou complementarmente, teria sido feita uma incursão através da Noruega, (algo pelo que Hitler insistiu em manter mais de 400.000 soldados ali durante a guerra).

A imagem da guerra teria sido muito diferente, porque as forças aliadas se concentrariam no leste e no sul.

É difícil imaginar o que teria acontecido. É possível que o resultado final, a derrota da Alemanha, não tivesse mudado. No entanto, este cenário poderia ter mudado o destino da França.

7. O sucesso do golpe contra Hitler em julho de 1944.
O complô de 20 de julho de 1944 para assassinar Adolf Hitler terminou desastrosamente.

Não só falhou no seu objetivo principal, mas também levou à captura de 7.000 pessoas, das quais 4.980 foram executadas.

E, no entanto, houve uma consequência pior: levou à radicalização do partido nazista.

A chamada Operação Valquíria foi uma conspiração organizada pelos oficiais da Wehrmacht que queriam matar Hitler, assinar uma paz separada com os aliados e continuar a guerra contra a URSS.

É altamente improvável que os aliados ocidentais aceitassem esta abordagem, considerando o discurso de Roosevelt sobre a rendição, e do fato deles já terem concordado em evitar a assinatura de um acordo de paz em separado de qualquer maneira.

Tem havido muito debate sobre o que teria acontecido se eles tivessem conseguido assassinar Hitler nessa fase da guerra. É pouco provável que a sua morte teria levado ao colapso do partido nazista.

Na verdade, apesar do curso infeliz da guerra, o culto à personalidade em torno de Hitler permaneceu forte.

Mesmo que o complô fosse bem sucedido, é provável que Hermann Göring ou o fanático Heinrich Himmler teria assumido o papel fundamental da liderança.

Qualquer um deles teria capturado e executado os conspiradores. Os nazistas teriam continuado a guerra, mas teria chances de uma rendição antecipada.

A Alemanha talvez pudesse ter evitado o cataclismo que iria acontecer nos próximos meses.

Outro cenário possível é que a morte de Hitler poderia estimular um movimento de resistência interna  mais forte, o que poderia ter levado a uma guerra civil.

Mas, devido ao patriotismo alemão generalizado e ao sentido do dever, esse cenário é considerado menos provável.

8. O Exército Vermelho avança para o oeste depois de tomar Berlim.
Após a batalha de Stalingrado, a União Soviética experimentou a transição do seu status de grande potência para algo como uma superpotência.

Desde o início de 1943, o Exército Vermelho já estava expulsando as forças da Wehrmacht para a Alemanha. Enquanto caminhava, ele absorveu os territórios que mais tarde fariam parte do Bloco Oriental.


Segundo o historiador Anthony Beevor, por algum tempo Stalin considerou seriamente tomar toda a Europa sob seu controle. E parece que ele poderia fazer.

Depois da queda de Berlim, o Exército Vermelho contava com 12 milhões de soldados em 300 divisões.

Enquanto isso, os aliados tinham 4 milhões em 85 divisões.

Do Dia da Vitória na Europa (9 de Maio de 1945), os EUA ainda levaram vários meses para construir a bomba nuclear. Tempo o suficiente para os soviéticos expulsarem todos os aliados ao mesmo tempo. O que teria acontecido a partir daí é uma incógnita.

9. Churchill desencadeia uma III Guerra Mundial.
Como Stalin, o primeiro-ministro britânico também previu hostilidades entre os lados após a guerra. Então ele ordenou a preparação da Operação Impensável, um plano para atacar a URSS imediatamente após a queda da Alemanha nazista.

Porém as 'cabeças frias' prevaleceram. O Exército Vermelho parou em Berlim, e os EUA não quiseram lutar contra a URSS.

10. Os Aliados invadem o Japão em vez de lançarem as bombas nucleares.
Os EUA justificaram o uso de armas nucleares contra o Japão, como medida  para impedir a perda de milhões de soldados em caso de invasão.

Se o presidente Truman houvesse recusado autorização para o lançamento das bombas, teria sido feita a Operação Downfall, que teria sido a maior operação de desembarque na história da humanidade.

A operação teria necessitado de um total de 30 divisões.

Os japoneses estavam se preparando para defesa total a qualquer preço, no sul da ilha de Kyushu. Se a operação tivesse ocorrido, teria havido um banho de sangue.

[io9]

Nenhum comentário: