quarta-feira, 2 de julho de 2014

10 INVENÇÕES QUE MUDARAM O MUNDO


Elas revolucionaram o mundo e estão presentes em sua vida sem que você se de conta. Conheça 10 invenções que mudaram o mundo. 

1. SMS (Mensagens de Texto) 1992.
Os puristas da língua odeiam o vocabulário usado em mensagens de texto. Os SMS (Short Message Service) desenvolveram o polegar de uma geração de comunicadores que inventaram suas próprias abreviaturas para manter-se em contato (e revelam, em muitos casos, a infidelidade). O engenheiro britânico Neil Papworth enviou a primeira mensagem de texto em 1992. Dizia: "Feliz Natal". Sua popularidade explodiu no final de 1990 e, atualmente, só na Inglaterra milhões destas mensagens são enviadas a cada dia.

2. Controle remoto.
Não é difícil compreender porque o primeiro controle remoto, feito pela companhia americana eletrônicos Zenith Electronics foi chamado de "Lazybones" (ossos fracos). O dispositivo, originalmente ligado a televisão por cabo, permitiu que gerações de telespectadores confortavelmente em suas cadeiras e ficassem a zapear  (mudar de canal sem parar) por horas. Em 1955, a Zenith lançou o primeiro controle remoto sem fio, chamada "Flashmatic". Os controles remotos universais foram inventados em 1987.

3. Cartão de crédito.
Antes do advento do "plástico", os consumidores eram obrigados a contrair empréstimos em bancos para pagar em dinheiro. Agora, milhões de nós (há 66 milhões de cartões de crédito em circulação só no Reino Unido, seis milhões a mais do que a população), podemos por nossas mãos em qualquer coisa apenas em um puxar de cartão, podendo pagar ou não. Agradecemos ao americano Ralph Schneider, fundador do Diner’s Club, por este avanço perigoso.

4. Câmera de vídeo.
Não faz muito tempo, a tarefa de gravar imagens em movimento necessitava de um equipamento técnico altamente especializado, metros de fita magnética e uma câmera do tamanho de um cortador de grama. Agora, qualquer um pode chamar-se de cineasta. A Sony foi a primeira a produzir uma câmera de vídeo para os consumidores com seu modelo Betamovie em 1983.

5. Walkman.
Hoje, ouvir música enquanto caminhamos nos parece algo natural. Na verdade, a maioria daqueles que ouvem música em seus aparelhos portáteis não lembram de uma época em que não havia tais artigos. Foi a Sony que produziu o primeiro leitor de cassetes estéreo, mas foi o inventor alemão-brasileiro Andreas Pavel, que patenteou o primeiro dispositivo com estas características e o nomeou Stereobelt em 1978. Foi o diretor da Sony, Akio Morita, que teve a ideia de criar o Walkman, como era amante da ópera e queria ouvir as suas árias, enquanto viaja de avião.

6. O telescópio.
Galileu foi o inventor da palavra "telescópio", mas não do instrumento. A honra cabe aos dois holandeses que lhe inspiraram, Hans e Zacharias Jansen Lipperhey. Eles foram os primeiros a combinar lentes convexas e côncavas em cada extremidade de um tubo de madeira, um projeto que Galileo viria a reproduzir mais tarde para fins militares, antes de interessar-se pelas estrelas. Os primeiros telescópios só alcançavam uma ampliação de 20 vezes; hoje, mesmo os telescópios para iniciantes podem atingir aumentos de cerca de 500x com preços realmente baixos.

7. Bicicleta.
A feminista Susan B Anthony disse em uma entrevista em 1896: "Eu acho que a bicicleta tem feito mais para emancipar as mulheres do que qualquer outra coisa neste mundo." Desenvolvido pela primeira vez como um brinquedo para os homens na década de 1820, o artefato logo evoluiu para se tornar a forma mais democrática de transporte, usado por milhões para viajar nas estradas e ruas de todo o mundo. O velocípede francês, inventado em 1861 por Pierre Marchaux é considerado a primeira bicicleta moderna.

8. O transistor.
Todos nós já ouvimos esta palavra e sabemos que tem algo a ver com a eletrônica, mas muitos de nós não percebem a importância do transistor como um dos gadgets mais importantes na história das invenções. Os primeiros transistores eram do tamanho de uma unha e se assemelhava a um pequeno inseto. A miniaturização tornou possível todos os aparelhos eletrônicos que desfrutamos agora, como computadores, telefones celulares e quase todos os dispositivos eletrônicos que sejamos capazes de mencionar. Foi inventado pela Bell Labs em 1947.

9. Teclado QWERTY.
Não nos é surpreendentemente que a ideia de uma máquina que pode escrever mais rápido do que o melhor copista nasceu nos escritórios de um jornal. Christopher Latham Sholes, jornalista do Daily Milwaukee News inventou a primeira máquina de escrever, mas a ordem alfabética das letras estava causando muitos problemas, pois teclas comumente utilizadas estavam localizadas muito perto uma das outras, o que tornava difícil para se digitar com velocidade. Para minimizar este problema, Sholes desenhou o teclado QWERTY, que sobreviveu até hoje.

10. Laser.
Laser, como muitos sabem, significa Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation. Foi Albert Einstein que propôs as bases para o seu desenvolvimento em 1917, quando ele disse que os átomos poderiam ser estimulados a emitir fótons na mesma direção. O fenômeno foi observado pela primeira vez em 1950 e foi o físico Theodore Maiman quem construiu o primeiro laser funcional em 1960. Este dispositivo usava um rubi emitia uma luz "mais brilhante do que o centro do sol".

Nenhum comentário: