quarta-feira, 2 de julho de 2014

A GESTAPO JAPONESA


Conhecida como a Gestapo do Japão, a Kempeitai é responsável por algumas das piores atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial. 

A Kempeitai foi a unidade japonesa mais temida durante a Segunda Guerra Mundial. Era a polícia militar do exército imperial japonês na década de 1930 e durante a Grande Guerra. Era algo próximo a uma polícia militar secreta, responsável por grande parte das atividades de contra espionagem.

Quando o Japão começou os seus movimentos na década de 1930, os Kempeitai eram os agentes do terror e da repressão. Gozavam de uma quase total autonomia e liberdade de movimentos. Conforme as conquistas do Japão cresciam em números e os países asiáticos se viam livres do colonialismo europeu, Tóquio promovia uma "Grande Ásia Oriental" , que na verdade era só um pretexto para ocultar as ações brutais da Kempeitai nestes países. Os Kempeitais eram os impiedosos agentes do imperialismo japonês.

A organização tinha muitas missões. As vezes atuavam como agentes do exército imperial japonês, varrendo bairros das cidades. Porém, o que varriam muitas vezes, eram vidas humanas. Muitas jovens mulheres chinesas, filipinas e coreanas também eram  "recrutadas" para serem usadas como brinquedo sexual nos prostíbulos. 

Na Segunda Guerra Mundial, os Kampeitais foram os responsáveis por numerosos campos de batalha, recrutando prisioneiros nas cidades japonesas para trabalharem de modo forçado em prol da campanha japonesa. Um dos "acampamentos" deste tipo foi a Unidade 731, onde as mais horríveis formas de tortura foram aplicadas a homens, mulheres e crianças.

Bridge House, em Shangai, foi um dos lugares de reunião da Kempeitai. Os presos eram detidos sem aviso prévio e sem julgamento. As vítimas sofriam por semanas em meio a sujeira, superlotação e maus tratos. E por fim descobriam que tudo isso não passava de um prelúdio dos selvagens interrogatórios com tortura a que seriam submetidos. Os prisioneiros eram espancados e submetidos a descargas elétricas. Também era comum uma técnica de tortura conhecida como "a cura da água", em que o torturado era obrigado a beber agua suja, e caso não confessasse imediatamente, eram golpeados com cassetetes no abdômen até que vomitasse a água ingerida.

A impiedosa Kempeitai foi dissolvida após a derrota japonesa e alguns de seus membros julgados como criminosos de guerra, porém outros escaparam sem nenhuma punição. Ainda durante a guerra, muitos membros da Kempeitai alcançaram altos cargos no governo japonês. O General Hideki Tojo que foi membro do Kempeitai antes da sua carreira política, foi enforcado como criminoso de guerra em 1948.

[Taringa]

Nenhum comentário: