terça-feira, 16 de maio de 2017

O IMPÉRIO CAIRÁ


Escrito por ,
TwitterFacebookGoogle Gmail
Por Pedro Breier, colunista do Cafezinho
A história ensina.
Nenhum império dura para sempre. Todos, sem exceção, em algum momento deixam para trás os tempos áureos e, melancolicamente, desmoronam.
Não importa o quão indestrutível o império pareça. Pode durar séculos, mas ele inexoravelmente vira pó.
O famoso Império Romano; o Otomano ou Turco; o Macedônico de Alexandre, o Grande; o Mongol de Genghis Khan; o Britânico ; o Russo. Diga um império e eu lhe direi, com toda a segurança: caiu. Ou cairá, como no caso do grande império econômico dos nossos tempos, os Estados Unidos da América.
Se todo império em algum momento é derrotado, não será a Globo, o grande império de mídia que controla a comunicação no Brasil por meio de pesadíssima manipulação da população e patrocínio a golpes de Estado, a exceção.
A empresa dos Marinho será derrotada pela força que move a história: o desejo humano por liberdade. Isto está dado. A questão é apenas quando.
O cientista político Moniz Bandeira afirma que uma potência é muito mais perigosa quando está em decadência do que quando conquista seu império. Desesperada ao vislumbrar a perda do seu poder, a potência tende a jogar cada vez mais pesado para conter a inevitável queda.
Pois os últimos movimentos do império global indicam uma potência em fase de decadência.
Com seu candidato derrotado na eleição de 2014 e a volta de Lula no horizonte, a Globo não teve dúvidas em lançar-se à mais uma campanha – juntando o sentido publicitário do termo com o militar temos o jornalismo de guerra – para derrubar o governante eleito pelo povo.
Missão cumprida.
Entretanto, toda a publicidade opressiva contra o ex-presidente teve o efeito inverso do esperado. Lula sobe nas pesquisas enquanto os candidatos do PSDB, os amigos do império, despencam. Lula é favorito absoluto para o pleito.
Os Marinho, então, direcionam todas as forças do seu monopólio para a batalha seguinte, cujo objetivo é simplesmente a prisão – sem provas! – do presidente mais popular desde Getúlio Vargas e o seu consequente impedimento de concorrer à presidência novamente.
É, provavelmente, o lance mais ousado dentre todas as canalhices contra a democracia brasileira cometidas pela Globo.
Um evidente sinal de uma potência em decadência tentando desesperadamente manter o seu poder.
Um esforço inútil porque, repito, todo império cai. Não há uma mísera exceção na história.
Este ataque tresloucado a Lula pode acelerar o processo de identificação da Globo, por parte da população, como a grande inimiga da classe trabalhadora que é.
Pode antecipar a inevitável queda do império que controla os brasileiros e dita os rumos do país desde a ditadura militar.
*Este post foi inspirado na música El Imperio Caerá, da banda espanhola Ska-P, que prevê a queda do império dos Estados Unidos.
Pero no ha habido imperio y nunca lo habrá
que aguante la fuerte presión
de los pueblos unidos contra el invasor


Pedro Breier

Pedro Breier

Pedro Breier é formado em direito e colunista do blog O Cafezinho. Nasceu no Rio Grande do Sul e mora em São Paulo.

Nenhum comentário: