sexta-feira, 18 de novembro de 2016

O FASCISMO É ASSIM. COMO ONTEM

COXINHAS INVADIRAM A CÂMARA DOS DEPUTADOS, CUSPIRAM NO ROSTO DOS SEGURANÇAS, QUEBRARAM PORTAS, SUBIRAM NA BANCADA DOS DEPUTADOS, PEDIRAM A VOLTA DOS MILITARES E PRONTO. (MARISTELA FARIAS)




Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:


Resultado de imagem para INVASÃO DO PLENARIO DA CAMARA


Resultado de imagem para INVASÃO DO PLENARIO DA CAMARA

Resultado de imagem para INVASÃO DO PLENARIO DA CAMARA


Resultado de imagem para INVASÃO DO PLENARIO DA CAMARA


Manifestantes invadem plenário da Câmara  (Foto: Reprodução/TV Câmara)


Plenário da Câmara invadido por manifestantes que pediam intervenção militar (Foto: Bernardo Caram/G1)


Empregando as palavras como elas são, é preciso dizer que o fascismo age exatamente como fizeram 50 pessoas que invadiram o plenário da Câmara ontem. Quebraram vidros, ameaçaram parlamentares. Pediram o retorno à ditadura militar, saudaram Sérgio Moro. E foram embora, sem serem incomodados. Parecem loucos descontrolados. São criminosos políticos.

O fascismo não existe sem o silêncio cúmplice e a passividade de quem tem o dever legal de combater a desordem, arruaça, e violência e dar ordem de prisão em casos dessa natureza, em que uma instituição é humilhada, ofendida. E foi exatamente isso que se viu, ontem: tolerância com um ataque a democracia -- se não foi coisa pior.

Um Congresso que possui uma polícia legislativa treinada, bem paga, equipada em pé de igualdade à Polícia Federal, assistiu a tudo de braços cruzados. Habituada a demonstrações cotidianas de autoridade e mesmo truculência, sumiu de cena, rabo entre as pernas. A mesma polícia legislativa acusada de extrapolar suas funções em vários momentos, que impediu o ingresso de jornalistas documentados e reconhecidos, nos dias de votação do impeachment -- eu estava lá e vi -- agora abaixou a cabeça, ficou quietinha. Tinha o dever de arrancar os invasores no tapa, impedindo sua presença no local por um minuto sequer. A cena lamentável, traumática, deprimente, simplesmente não poderia ter ocorrido.

A ocupação do plenário da Câmara, seu centro de decisões, local sagrado do ponto de vista da democracia, pois ali só pode ter acesso quem representa o voto popular, por uma turba embriagada pela própria truculência, por um poder perigoso, subitamente revelado em sua infinita boçalidade, é um novo passo na degradação da ordem publica, no esforço consciente e deliberado de paralisação e desmoralização de um dos apoios no tripé da democracia. O ataque pode ser e é obra de imbecis. Mas vamos reconhecer que tem sentido de direção. O alvo é o elo mais fraco, aquele que é massacrado todos os dias, pelo comportamento irresponsável de muitos que estão do lado de dentro -- e campanhas permanentes, injustas, direcionadas, contra os adversários autoritários de fora, justamente porque torcem por um incêndio incontrolável.

Não há como negar. O longo e criminoso ataque à democracia começou de cima para baixo, com a deposição de uma presidente eleita, sem prova de crime de responsabilidade. O que veio a seguir é consequência. Começa pela fragilidade estrutural de um sucessor marcado para morrer -- com data definida, quando não for possível chamar o eleitor para dizer que pretende, quem prefere, como seria o certo depois de tantos errados.

A ausência de Rodrigo Maia é sintomática. Embora fosse segunda-feira, o presidente da Câmara não estava onde deveria. Está no manual que compõe o cenário das tragédias políticas que à cadeira decisiva, se encontre o destruído Waldir Maranhão. Na dúvida, veja sua expressão nas fotos.

Em 1922, o ministério parlamentar dormia quando Roma caiu nas mãos dos homens de Mussolini. Era madrugada, vamos reconhecer.

Dias antes, quando seria possível fazer alguma coisa, comandantes militares chegaram a aguardar por ordens do gabinete civil. Teria sido possível -- na pior das hipóteses -- pelo menos morrer com dignidade. A ordem não veio. Quando os ministros resolveram pedir a Vitório Emanuel que assinasse o Estado de Sítio, era tarde demais. O Rei se entendera com Mussolini, a quem os mais ponderados consideravam o menos louco. Sua ditadura durou 20 anos.

Postado por Altamiro Borges

Nenhum comentário: