sexta-feira, 10 de maio de 2019

NOTA POLITICA CARTAS PARA LULA Cris Lemos

CARTAS PARA LULA Cris Lemos

Cristina Lemos, 54, cantora, professora universitária, artista, mãe do Yan e do Yuri, avó da Alice…


Lula, querido!
Quem fala aqui é Cristina Lemos, 54, sou cantora, professora universitária, artista, mãe do Yan e do Yuri, avó da Alice…
Quando eu tinha uns 9 anos, idade da minha netinha, eu fui a um piquete do pessoal da Cofap e da Pirelli com meu pai, Luiz Lemos, que era metalúrgico… Pela época, acho que o sindicato estava se organizando, não sei bem, mas meu pai fez muita questão de me levar para ouvir a pessoa que ele queria que se tornasse o presidente do Brasil. Ele me falou que você era o maior líder que ele havia conhecido! Meu tio Dídimo Paiva, jornalista mineiro, também acreditava na sua força. Desde os anos 70, em plena ditadura, ele dizia que você era o caminho para o futuro do país! (Ficamos contentes com sua nota carinhosa, por ocasião do falecimento dele, há pouco mais de um mês, muito obrigada). Por essa época, aqui no meu coração, eu estava em luto com você por seu netinho… sinto muito por sua perda!
Eu cresci sabendo da sua existência e também da sua força, cresci ouvindo você!
Naquele dia, no pátio enorme em que se concentraram os trabalhadores, havia uma kombi e você falava em cima dela com os operários e eles te ouviam, uma multidão imensa em que ecoavam os silêncios da sua fala… suas pausas eram certeiras e profundas, os trabalhadores refletiam nessas pequenas pausas, eu não entendia muito bem, mas sabia que era bom e que tudo estava caminhando pra mudar.
Eu estava perto da kombi! E fui parar em cima dela, no seu colo, acho que vc nem se lembra (ou foram tantas as crianças que te queriam abraçar que isso se perdeu na memória… mas na minha é viva, meu coração ainda acelera e bate descompassado quando lembro, exatamente como no dia da emoção que senti). Desde lá, eu te amo como uma filha ama o pai… com a admiração aquecida pelo sentimento mais puro que é o amor de uma criança que ama porque sabe que é bom e sente que é do bem!
Eu te amo! Sim! E sempre que passo pela masmorra onde você se encontra aprisionado, eu passo do ladinho, ali na rua, e grito do carro a plenos pulmões: “Lula, eu te amo!”
Te dei muitos bons dias, boas tardes, boas noites com a galera!!! Já cantei na vigília, já chorei com meus irmãos acampados ali no Natal e no Ano Novo, e na Páscoa, em todas as datas importantes… Sou paulista de Santo André, moro aqui em Curitiba desde 1981. Fui a todas as suas falas (ou quase todas) durante a minha vida! Teve um 1º de Maio na Santos Andrade, em que ganhei meu primeiro autógrafo seu! Nesse, eu estava muito, muito do seu lado, já com 18, na faculdade, sabendo que você era a nossa esperança! Estive consciente do seu lado na luta pela Constituinte e  pelas Diretas. Sou, claro, sua eleitora desde que pude votar!
Tive um breve momento de decepção ao ver que pessoas do Partido dos Trabalhadores entraram na trama corrupta da política nacional, viciada e afeita à mentira, ao dolo. Lamento profundamente!
Meu presidente querido, quanta injustiça feita com seu nome, com o partido, com o processo democrático. Quanta mentira veiculada nas mídias, quanta maldade aflorada no coração das pessoas.
Se, quando eu era menina pouco entendia, já na faculdade era simpatizante petista, já esquerdista de fato e, apesar de ter alguns privilégios na vida, já era uma pessoa consciente e sabia em qual lado da luta eu devia ficar, por quem deveria lutar.
Não te elegi de primeira e sofri demais. Era de mais tempo que precisávamos!
Depois, chegou a hora de dar rumo ao país e eu fui junto, na multidão que te apoiou e elegeu. Seu governo foi o que vivi de melhor na minha vida! A Dilma foi sabotada, vítima dos homens de preto daquela casa de horrores… estavam querendo destruir tudo o que você havia feito, acabaram com ela… estão acabando com os nossos direitos, estão matando os pobres fazendo-os voltar à miséria, coisa que você praticamente erradicou.
A professora universitária que me tornei viu, pela primeira vez, alunos negros e muito pobres estudando na PUC, onde dei aula por 20 anos. Como artista (sou cantora, tenho um trio vocal aqui em Curitiba, chamado Tao do Trio), viajei o Brasil, dando aulas e cantando com meu grupo, usei o fomento das leis de incentivo, cresci junto com as oportunidades que surgiram com você!
Eu te amo, e sinto tua falta! Não me contento com as saudações da vigília! Quero ver, e não é da janela ou da sacada… quero dar meu terceiro abraço, o mais longo e forte que eu puder! Espero que você me ouça em plenos pulmões dizendo que te amo, ali da rua!
Acompanho você! Sigo seus passos. Acredito no que fala!
Ouvi sua entrevista toda à Folha… Esperava outra, da BBC, né? Preveem que semana que vem!
Não consigo olhar pro país como ele está! Nas mãos de tanta gente estúpida, ignorante e sem noção política! Sinto nojo do entreguismo bolsonariano, do machismo chauvinista dele, do militarismo sujo e afeito ao Trump.
Tenho cinco tipos de ânsia quando escuto os ministros do eleito falando absurdos.
Sinto tristeza profunda afetando o coração dos brasileiros que entenderam a burrada que fizeram nas eleições passadas, com o impeachment da Dilma, esse golpe ainda em curso que aquele sujo do Aécio começou. Menino mau e mimado. Igual ao Beto Richa nosso desgovernador, que devia estar preso, mas nunca fica. Maldito sejam eles e toda a corja imunda que surfou nessa onda fascista que estamos vivendo.
Eu tirei da minha vida, mesmo, quem elegeu esse pseudopresidente que está sentado na sua cadeira. Ele é um fantoche. Um mal intencionado que serve de cortina de fumaça pro verdadeiro objetivo desses neoliberais que só querem mais poder e mais empobrecimento dos já pobres, exploração dos mais fracos, e manutenção das riquezas nas mãos de quem explora, além do desrespeito à diversidade, do machismo… Tristeza profunda!
Lula, te quero livre! Te quero falando aberta e publicamente! Te quero saudável, amando e vivendo!!! Te quero feliz!
Quando ouvir assim, sem motivo, um “Lula, eu te amo”, ali fora, sou eu, Cris Lemos, a cantora e artista curitibana, professora de canto nessa cidade, a chorona que sofre muito com a sua ausência… seja feliz, meu amigo, meu presidente, meu querido!!! Obrigada por existir e me ensinar o que é o correto!
Quero te conhecer! Meus amigos são seus amigos! E eu que te conheço de tão pequenininha, ainda não pude me apresentar a você como gente grande!
Amor demais! Fico na espera do dia em que você vai sair a pé dessa masmorra. Estarei ali na multidão! Com sorte, serei uma das muitas pessoas a te abraçar!
Fique bem! Separei uns CDs meus pra te dar, um dia vou te entregar em mãos!
Lula, eu te amo!
Cris Lemos

Nenhum comentário: