NOTA POLÍTICA
CARTA PARA LULA
Raul Rocha Silva
Curuá (PA), 13 de maio de 2019
Companheiro e Camarada Presidente Luís Inácio Lula da Silva,
É com profunda gratidão que escrevo em nome de nossa associação de pescadores e, ao mesmo tempo, com muita tristeza diante de tantas injustiças ocorrendo em nosso país, tanto caso contra a dignidade da vossa pessoa, como na vida do povo mais pobre, que sofre as dores no corpo e na alma pela repressão aos ideais democráticos, socialistas e republicanos.
Foi logo no primeiro ano de seu governo que fomos beneficiados com um pequeno projeto do Programa Comunidade Tradicionais, com recursos no valor de R$ 58.000,00 (cinquenta e oito mil reais) para aquisição de um barco de pesca do tipo geleira com capacidade para 15 toneladas, de médio porte na região do Oeste do Pará.
Presidente amigo LULA, este barco pesqueiro trouxe uma nova alternativa de fonte de renda para mais de 50 famílias direta e indiretamente, dando condições de trabalho mais dignas e rentáveis aos pescadores artesanais associados, desde a produção até a comercialização dos peixes produzido nos períodos das safras de pescarias, no verão no Rio Amazonas e no inverno nos lagos da região.
Antes da conquista deste barco de pesca, nossos pescadores trabalhavam com canoas e apetrechos dos patrões, os donos dos barcos geleiras exploravam o quanto podiam, pagavam preço baixo nos peixes capturados, tanto no rio como nos lagos, que a qualquer preço eram comercializados.
Além deste recurso que foi repassado de forma direta à nossa Associação, também tivemos os financiamentos do Pronaf destinados ao custeio de apetrechos de pesca, e o Seguro Desemprego do Pescador Artesanal, que as famílias recebem a cada período de defeso.
Naquela oportunidade, enviamos carta de agradecimento à Ministra Marina Silva, mas não encaminhamos a vossa senhoria, quando deveríamos ter sido mais agradecido a V. Ex.ª, a quem decretou o então Programa das Comunidades Tradicionais Agroextrativistas, cujos recursos beneficiaram milhares de famílias das comunidades tradicionais agroextrativistas por todo Brasil.
Atualmente, diante da conjuntura política, continuamos lutando nas campanhas eleitorais e nos movimentos sociais organizados da região pela sua liberdade, que é também a nossa liberdade, pois acreditamos na sua inocência, na democracia e no estado democrático de direito, com muita esperança que o senhor ainda possa a vir governar o nosso país.
Um forte abraço com muita fé na luta dos trabalhadores e, com as bênçãos de Deus a você e sua família.
LULA LIVRE!
Raul Rocha Silva
Presidente da Associação dos Pescadores Artesanais e Produtores Rurais do Rio da Ilha Itamaracá (APARI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário