GRANDES DAMAS DO JAZZ, SOUL E POP DO SÉCULO XX
O século 20 foi uma época de ouro para a música, com artistas incríveis que todos nós conhecemos, como Louis Armstrong, BB King, Elvis Presley, os brasileiros Pixinguinha, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Chico Buarque, João Gilberto... só para citar alguns. Sabemos que a lista é interminável, mas outras matérias virão. Hoje trazemos para você uma coleção de grandes vozes femininas da música moderna, algumas das Divas da Música do século 20, em grandes interpretações. Esperamos que lhe agradem!
Billie Holiday - Pennies From Heaven
Nascida Eleanora Fagan (7 de abril de 1915 - 17 julho de 1959), cantora e compositora de jazz americana. Holiday, também chamada de “Lady Day”, teve uma influência seminal no jazz e pop . Seu estilo vocal, fortemente inspirado por instrumentistas de jazz, foi pioneiro de uma nova forma de trabalhar o fraseado e o ritmo musical. (Fonte)
Ella Fitzgerald - I've Got a Crush on You
(25 de abril de 1917 - 15 de junho de 1996) - antora de jazz americana muitas vezes referida como a Primeira-dama da Canção, Rainha do Jazz e Lady Ella. Conhecida por sua pureza de tom, dicção impecável, fraseado e entonação, e uma capacidade de improvisação genial, em particular no seu scat singing.(Fonte)
Elis Regina - Águas de Março
Elis Regina Carvalho Costa (17 de março de 1945 — 19 de janeiro de 1982) foi uma cantora brasileira. Conhecida por sua presença de palco, sua voz e sua personalidade.Com seus shows, ela inovou os espetáculos musicais no país e era capaz de demonstrar emoções tão contrárias, como a melancolia e a felicidade, numa mesma apresentação ou numa mesma música. (Fonte)
Dinah Washington - What a Difference a Day Makes
Nascida Ruth Lee Jones (29 de agosto de 1924 - 14 dezembro, 1963) - Cantora e pianista norte-americana, que tem sido citado como "a mais popular artista feminina negra dos anos 50". Muito conhecida e admirada como vocalista de jazz, ela se apresentou e gravou em uma ampla variedade de estilos, incluindo blues, R & B, pop e música tradicional, recebendo o título de "Rainha do Blues". (Fonte)
Judy Garland - Get Happy
Nascida Frances Ethel Gumm (10 junho de 1922 - 22 de junho de 1969) – Cantora e atriz e show-woman americana. Conhecida por seus vocais, atingiu o estrelato internacional, que continuou ao longo de uma carreira que durou mais de 40 anos como atriz em papéis musicais e dramáticos, bem como nos palcos onde se apresentava. (Fonte)
Bessie Smith - Nobody Knows You When You're Down and Out
(15 abril de 1894 - 26 setembro de 1937) – Cantora americana, conhecida como Imperatriz do Blues, Smith foi a cantora mais popular desse gênero musical nos anos 1920 e 1930. Ela é frequentemente considerada uma das maiores cantoras de sua época e, juntamente com Louis Armstrong, uma grande influência sobre outros vocalistas de jazz. (Fonte)
Sarah Vaughn - Lullaby of Birdland
Nascida Sarah Lois Vaughn (27 de marco de 1924 - 03 de abril de 1990), esta cantora de jazz americana foi descrita pelo crítico de música Scott Yanow como tendo "uma das vozes mais maravilhosas do século 20". Apelidada de "Sassy", "The Divine One" e "Sailor" (por seu modo de falar), Sarah Vaughn foi premiada com um Grammy. (Fonte)
Peggy Lee - Fever
Nascida Norma Deloris Egstrom (26 de maio de 1920 - 21 de janeiro de 2002) – Lee foi uma cantora e compositora de música popular americana. Foi também atriz, em uma carreira que durou de seis décadas. Ela escreveu música para filmes, atuou, lançou álbuns conceituais abrangendo poesia, jazz, pop.Fonte)
Etta James - At Last
Nascida Jamesetta Hawkins (25 de janeiro de 1938 - 20 de janeiro de 2012), Etta foi uma conhecida e admirada cantora americana. Seu estilo abrange uma variedade de gêneros musicais, incluindo blues, R & B, soul, rock and roll, jazz e gospel. Ela está entre as Cem Maiores Cantoras de Todos os Tempos, merecidamente.
(Fonte)
Dinah Shore - It Had to be You
Nascida Frances Rose Shore (29 de fevereiro de 1916 - 24 de fevereiro de 1994), esta cantora, atriz e personalidade de televisão foi grande sucesso musical na década de 1940. Ela atingiu o auge de sua popularidade como “lady crooner” na época das Big Bands, nas décadas de 1940 e 1950. (Fonte)
Patty Labelle
Nascida Patricia Louise Holte-Edwards (24 de maio, 1944), esta cantora, compositora e atriz americana está há mais de 50 anos no cenário musical. Ela passou 16 anos como vocalista do grupo Patti LaBelle e os Bluebelles, que mudou seu nome para Labelle no início de 1970 e lançou o disco com a icônica canção "Lady Marmalade".(Fonte)
Elizeth Cardoso
Nascida Elizeth Moreira Cardoso (16 de julho de 1920 — 7 de maio de 1990) foi uma cantora brasileira. Conhecida como A Divina, Elizeth é considerada uma das maiores intérpretes da música brasileira, além de um das mais talentosas cantoras de todos os tempos, reverenciada pelo público e pela crítica nacional e internacional. (Fonte)
Patsy Cline - Crazy
Nascida Virginia Patterson Hensley (08 de setembro de 1932 - 5 de março de 1963) e conhecida artisticamente como Patsy Cline, esta artista americana vem de Nashville, sul dos EUA, onde começou a ser conhecida no início da década de 1960. Ela fez a transição da música regional para a pop com sucesso, sendo uma das vozes mais aclamadas do século 20. (Fonte)
Nina Simon - I'm feeling Good
Nascida Eunice Kathleen Waymon (21 de fevereiro de 1933 - 21 de abril de 2003) - cantora, compositora, pianista, arranjadora e ativista dos direitos civis americana. Ela trabalhou em uma ampla gama de estilos musicais, incluindo clássico, jazz, blues, folk, R & B, gospel e pop. (Fonte)
Julie Andrews - Feed the Birds
Nascida Julia Elizabeth Wells em 01 de outubro de 1935, esta inglesa, atriz de teatro e de cinema, bailarina, cantora e diretora surgiu no West End em 1948, e fez sua estreia na Broadway em uma produção de The Boy Friend 1954. Ela chegou à fama estrelando em musicais como My Fair Lady e Camelot, que lhe renderam indicações para o Tony Award.(Fonte)
Barbra Streissand - People
Nascida Barbra Joan Streisand em 24 de abril de 1942, esta cantora, compositora, atriz e cineasta americana, com uma carreira de seis décadas, tornou-se um ícone em várias áreas do entretenimento, ganhando vários prêmios. É conhecida como a Mãe de Todas as Divas Pop Contemporâneas e como Rainha das Divas. (Fonte)
Nenhum comentário:
Postar um comentário