sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

OS GRANDES EVENTOS NA VIDA DE NELSON MANDELA

 

AFP
 
 
Johanesburgo, 6 dez (EFE).- Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e prêmio Nobel da Paz de 1993, morreu nesta quinta-feira aos 95 anos em sua casa em Johanesburgo, para onde tinha voltado em setembro e se tratava pela recaída de uma infecção pulmonar.
 
Estes são os eventos mais importantes da vida do homem que liderou a luta para eliminar o regime segregacionista do 'apartheid' e instaurar uma democracia multirracial na África do Sul:
 
- 18 de julho de 1918: Rohilahla Mandela nasce na cidade de Mvezo, no sudeste da África do Sul. Será o primeiro membro de sua família a ir à escola, onde sua professora lhe dará o nome 'Nelson', que usará pelo resto de sua vida.
 
- 1927: Morre seu pai, Gadla Henry Mphakanyiswa. Mandela, com nove anos, fica sob a tutela de Jongintaba Dalindyebo, amigo de seu pai, regente do trono do povo Thembu - ao que também pertence Mandela- e encarregado de custear a educação do jovem.
 
- 1939-1941: Após seu primeiro ano na Universidade em Fort Hare (no sudeste do país), o jovem Mandela se encontra em uma encruzilhada: o centro o obriga a aceitar suas políticas - que ele havia boicotado - para não ser expulso da universidade, enquanto seu tutor, Jongintaba Dalindyebo, nuncia que elegeu uma mulher para ele se casar. Mandela prefere fugir para Johanesburgo.
 
- 1943: Mandela se une ao Congresso Nacional Africano (CNA), partido que será proibido de 1960 até 1993, e que chegará ao governo após as eleições de 1994.
 
- 1944: Ele se casa com Evelyn Ntoko Mase, com quem tem quatro filhos.
 
- 1958: Se divorcia de Ntoko Mase e casa-se com Winnie Madikizela, que desempenhará anos depois um ativo papel na campanha para libertar a Mandela. Com ela teve duas filhas.
 
- 5 de agosto de 1962: Mandela é detido em Johanesburgo.
Será declarado culpado de incitação à greve e de sair de maneira ilegal do país, e condenado a cinco anos de prisão em 25 de outubro de 1962. Passará os primeiros meses de detenção em Pretória. Entre maio e julho de 1963 é levado, pela primeira vez, para a prisão de Robben Island (Cidade do Cabo, no sudoeste). Depois voltará à prisão de Pretória.
 
- 12 de junho de 1964: Mandela é condenado a prisão perpétua por sabotagem e conspiração após o chamado 'julgamento de Rivonia'. Madiba (nome de seu clã em língua xhosa, e com o qual é carinhosamente chamado) permanecerá em Robben Island pelos 18 anos seguintes.
 
- 11 de fevereiro de 1990: Após 27 anos e meio de cativeiro, Mandela obtém seu ansiada liberdade. Será libertado da prisão de Victor Verster (cerca de 60 quilômetros ao nordeste da Cidade do Cabo), onde tinha permanecido desde 1988, após ter passado também pela penitenciária Pollsmoor desde 1982.
 
- 1993: Mandela recebe o Prêmio Nobel da Paz, partilhado com o então presidente da África do Sul, Frederik W. De Klerk, por seus esforços para conseguir um final pacífico do regime segregacionista do 'apartheid'.
 
- 10 de maio de 1994: Madiba assume a Presidência da África do Sul, como líder do CNA, após ganhar as primeiras eleições democráticas multirraciais da África do Sul, e se transforma no primeiro presidente negro do país.
 
- 18 de julho de 1998: Em 80º aniversário, Mandela se casa com Graça Machel, viúva do ex-presidente moçambicano Samora Machel. Ele tinha se divorciado de Winnie em 1996.
 
- 14 de junho de 1999: Mandela abandona o cargo de presidente após uma única legislatura. É sucedido pelo vice-presidente e companheiro de partido, Thabo Mbeki.
 
- 2001: Tem diagnosticado um câncer de próstata.
 
- 2004: Mandela se retira da vida pública.
 
- 2009: A ONU declara 18 de julho, data de aniversário do ex-presidente, como Dia Internacional de Nelson Mandela, em reconhecimento a sua contribuição para a paz e a liberdade.
 
- 11 de julho de 2010: Última aparição pública de Mandela, na cerimônia de encerramento da Copa do Mundo da África do Sul 2010.
 
- 8 de dezembro de 2012: Dá entrada em um hospital de Pretória, e permanecerá duas semanas internado com problemas respiratórios e operado de cálculos na vesícula.
 
- 27 de março de 2013: É hospitalizado durante dez dias por uma recaída de sua infecção pulmonar.
 
- 8 de junho de 2013: É internado de novo em um hospital de Pretória pela recaída de uma infecção pulmonar.
 
- 23 de junho de 2013: Sua situação se agrava, e sua previsão passa a ser crítica.
 
- 18 de julho de 2013: Completa 95 anos internado em estado crítico.
 
- 1 de setembro de 2013: Ainda em estado crítico, é levado para casa em Johanesburgo, onde continua a receber o mesmo tratamento que no hospital sob terapia intensiva.
 
- 5 de dezembro de 2013: Morre aos 95 anos em sua casa de Johanesburgo.
EFE
 
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Nenhum comentário: