sexta-feira, 23 de agosto de 2013

ENSINAMENTOS DE BUDA




O termo tibetano lo-jong significa literalmente "treinando a mente" ou "transformando a mente", dando a entender algum tipo de disciplina interna. O ponto central de transformarmos nossos corações e nossas mentes é o de encontrarmos a felicidade. Quando nós falamos sobre felicidade e sofrimento, estamos obviamente falando sobre nossa experiência de felicidade e sofrimento, portanto nós estamos lidando com algo que tem influência direta sobre a mente humana... Como seres humanos todos nós temos o desejo natural de sermos felizes, e a aspiração de sobrepujar (superar/ultrapassar) o sofrimento. Isto é um fato, portanto nós podemos fazer deste nosso ponto de partida...

...Vamos dar uma breve olhada na natureza da experiência. Eu penso que nós podemos definitivamente dizer que “experiência” ocorre no nível da consciência ou mente, porque embora falemos sobre experiências físicas, elas não se originam unicamente do corpo... Nossas experiências se dividem em duas categorias. Um tipo de experiência está mais conectado a nossos corpos e ocorre principalmente através de nossos órgãos dos sentidos, enquanto o outro tipo está mais relacionado ao que se pode chamar de “a consciência mental” ou “a mente”.

Quando consideramos o nível de experiência física não há muita diferença entre nós e outras espécies animais. Os animais também têm a capacidade de ter ambas as sensações de dor e bem estar. Mas provavelmente o que distingue a nós, os seres humanos, com relação a outras formas de vida é que nós temos experiências mentais muito mais intensas na forma de pensamentos e emoções.... Se o estado mental básico de uma pessoa é sereno e calmo, então é possível que essa paz interna se sobreponha a uma experiência física dolorosa. Por outro lado, se uma pessoa está sofrendo de depressão, ansiedade, ou qualquer forma de estresse emocional, então, mesmo que ela ou ele esteja experimentando conforto físico, ele não será capaz de experimentar a felicidade que estas condições poderiam trazer. Portanto, isto mostra que o nosso estado mental em termos de atitudes e emoções tem um papel crucial em moldar a maneira que experimentamos a felicidade e o sofrimento. Os ensinamentos de lo-jon sobre transformar a mente oferecem uma série de métodos através dos quais nós podemos canalizar e disciplinar a nossa mente e portanto criar as bases para a felicidade que estamos procurando….

...Os ensinamentos de lo-jong concentram-se diretamente no desenvolvimento da própria mente através da transformação de nossas atitudes e do modo que pensamos.... A chave para transformar nossos corações e nossas mentes é ter uma compreensão sobre a maneira que os nossos pensamentos e emoções funcionam.

Nós precisamos aprender a como identificar os lados opostos em nossos conflitos internos. Por exemplo, com relação à raiva, nós precisamos ver como a raiva é destrutiva e ao mesmo tempo precisamos compreender de forma correta que existem antídotos dentro de nossos próprios pensamentos e emoções que nós podemos usar para contrapor à raiva. Portanto, primeiramente, por compreender que pensamentos e emoções aflitivas são destrutivos e negativos, e depois ao tentarmos reforçar nossos
pensamentos e emoções positivas, que são os antídotos, nós podemos gradualmente reduzir a força de nossa raiva, ódio e assim por diante.

Todavia, quando nós decidimos trabalhar com nossa raiva e ódio ….
É necessário fazer um esforço combinado para seguirmos uma disciplina consciente a qual aplicamos em toda a nossa vida para reduzir a força da raiva e incrementar o seu oposto, que é o altruísmo. Este é o modo para se disciplinar a mente. A introspecção é a maneira pela qual examinamos como os pensamentos e as emoções nos surgem. Qualquer que seja a razão, o fato é que muitos pensamentos e emoções surgem em nós, e quando nós os deixamos sem exame ou controle, estes nos conduzem a problemas indescritíveis, crises, sofrimento e miséria

Para podermos reduzir o poder de uma emoção negativa como a
raiva ou o ódio, nós devemos encorajar o seu antídoto, que neste caso são o amor e a compaixão. (Outros exemplos de antídotos: agarramento/apego – feiúra, orgulho – procure pelo Eu nos agregados, ignorância – vacuidade/ausência de auto-existência inerente). Não é suficiente reconhecermos que isto é que se faz necessário, assim como também não é suficiente que desejemos que o amor e a compaixão cresçam em nós. É necessário que façamos um esforço sustentado e contínuo para cultivarmos os nossos aspectos positivos internos, e a chave aqui é familiarizar-se constantemente com estes aspectos. A natureza dos pensamentos e das emoções humanas é tal, que quanto mais nos engajamos nelas, e quanto mais às desenvolvemos, mais poderosas elas se tornam.

Portanto, nós temos que desenvolver o amor e a compaixão de forma consciente para incrementar a sua força. Nós estamos na verdade falando sobre uma maneira de cultivar hábitos que são positivos. Nós fazemos isso através da meditação.

Trecho do Livro ‘’ Transformando a Mente’’ – Dalai Lama

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