terça-feira, 26 de novembro de 2013

O MENINO MARROM





Meu pai era negro, eu sou, meu filho e meu neto são marrons, minha mãe é uma mistura de negro e índia e todos nós sabemos o que significa cor de pele em nossa sociedade. Meu pai, Sr. Odilon passou poucas e boas mas ele parecia um rei a comandava seua aúditos com uma dignidade impressionante, para que eles não percebessem o que uma cor de pele poderia provocar na vida de cada um deles. Ele deixou que crescêssemos e nos fortificássemos para que a nossa defesa viesse de algum lugar muito mais forte que a simples menção da cor de pele. Meu pai, meu filho e meu neto estão nas fotos e são marrons e preparados para vida.




Autor: Ziraldo

O Menino Marrom conta a história da amizade entre dois meninos: um negro e um branco. Através das aventuras dessas crianças, o autor pontua as diferenças humanas, realçando os preconceitos em alguns momentos Fonte: Educar para Crescer

10 dicas para ensinar seu filho a se valorizar

1 - Fale sobre as diferenças, e as origens diferentes de cada povo, sem fazer juízos de valor

2 - Não existe cabelo ruim. Cada tipo requer um cuidado específico. Estimule seu filho a cuidar bem da pele e dos cabelos, independentemente da cor deles

3 - Invista na autoestima. Destacar habilidades, e não defeitos, é o primeiro passo

4 - Abra espaço para o diálogo. Assim, quando se sentir inseguro, ele vai ter com quem desabafar

5 - Quando seu filho estiver falando, permita que ele vá até o fim. Tente entender seu ponto de vista

6 - Se ele reclamar que sofreu preconceito ou piadinhas na escola, não diga que é besteira e pronto. Deixe claro que isso é um abuso e estimule-o a denunciar

7 - Crianças e adolescentes adoram sonhar. Não diga que é impossível

8 - Estimule-l a fazer o melhor que pode, mas sem competição com os demais

9 - Expresse verbalmente e por gestos seu amor por seus filhos. Com elogios, eles crescerão bem mais seguros

10 - Aproveite livros, jornais e até novelas para discutir a questão racial com seus filhos novembro 18, 2010

Nenhum comentário: