Estudo da E.Life também aponta que mais de 53% usam Internet fora de casa pelo celular.
Quase 100% dos usuários de Internet no Brasil (98%) utilizam parte do tempo na rede para acessar plataformas sociais, de acordo com o estudo "Hábitos e Comportamento dos Usuários de Redes Sociais no Brasil 2013", da empresa especializada E.Life.
Entre as redes sociais mais acessadas, o Facebook segue na preferência nacional, acessado por 81% dos entrevistados. O Google+ foi a rede que mais cresceu em cadastros (quase 15%) - cerca de 71% dos entrevistados possuem cadastro na página, contra pouco mais de 56% no ano anterior.
Já o Orkut, caiu do 2º em 2012 (75% dos usuários) para o 5º lugar no ranking das redes neste ano (57%) – queda de mais de 21%.
Quem registrou o maior crescimento foi o Instagram, que recebeu o cadastro de 22% dos entrevistados nos três meses anteriores à pesquisa. Os dados refletem um cenário favorável para redes focadas no compartilhamento de imagens, já que o Pinterest também teve grande adesão recente: 10% dos entrevistados cadastraram-se no site no mesmo período.
Hábitos nas redes
As redes sociais foram o quarto canal mais utilizado pelos usuários para se comunicar com o atendimento (SAC) das empresas nos últimos seis meses, com 52% de uso. Seguido pelo telefone (78%), e-mail (73%) e sites (72%). A maioria dos clientes (67%) afirma seguir páginas de empresas, produtos e serviços para recorrer ao atendimento (SAC) sempre que precisar.
No Facebook, 93,3% dos internautas curtem perfis de marcas que admiram - a grande maioria para manifestar apoio.
Dispositivos móveis
O estudo mostrou que mais de 53% dos internautas usam a Internet fora de casa por meio de celulares, sendo este o meio de acesso principal para mais de 10% dos entrevistados.
O estudo também apontou que o acesso à Internet por meio de dispositivos móveis está em alta no País: 62% dos entrevistados utilizam a rede por celulares ou smartphones - percentual próximo ao dos que acessam por notebooks, que é de 66%. O meio mais utilizado continua sendo o desktop, com 75%.
O tempo gasto na Internet pelo celular está abaixo da média de outros dispositivos. Mais da metade dos entrevistados (55%) costuma passar até dez horas por semana navegando pelos aparelhos móveis. Entre os usuários de tablets, o tempo gasto online é maior: 46% ficam conectados até 20 horas.
No geral, 54% dos internautas passam pelo menos 30 horas por semana na rede. Já 34% navegam por mais de 40 horas semanalmente.
Segunda tela
Outra tendência apontada pelo estudo é que os brasileiros cada vez mais dividem a atenção entre Internet e TV ou rádio. 71% dos entrevistados afirmaram navegar pela web enquanto prestar atenção à televisão (20% a mais que em 2012), enquanto 50% disseram que costumam ouvir estações de rádio (12% acima da pesquisa anterior).
O levantamento mostrou ainda que 26% dos usuários baseiam suas escolhas de programação nos comentários das redes sociais - sendo que 16% também comenta o que está assistindo na TV nos sites.
O estudo foi realizado com o objetivo de compreender como os internautas brasileiros avaliam e utilizam a web. A pesquisa entrevistou 650 pessoas. As perguntas foram aplicadas por meio de divulgação nas redes sociais - principalmente blogs, Facebook e Twitter.
Entre os temas abordados no questionário estiveram os locais e plataformas para acesso à Internet, tempo de permanência na rede, outras atividades praticadas durante o período em que o internauta está online e os aplicativos mais utilizados para navegar na web.
Nenhum comentário:
Postar um comentário