quinta-feira, 28 de novembro de 2013

'ISMOS - EXPOSIÇÃO SESC CARUARU - 2013

ISMOS....


Em meados do século XX, muitos estudiosos abandonaram a ideia e a definição de que arte é de alguma forma possível. E, nosso século, além de ser dificílimo é quase impossível.

O que é arte? Um objeto artístico é em primeiro lugar um artefato e em segundo, um conjunto de aspectos que legitimam uma proposta que merece a atenção de uma pessoa ou pessoas.

Para mim, fazer qualquer tipo de arte e estou dizendo qualquer tipo de arte,  é acender o fogo pela vida. É viver mais intensamente e percebe que arte nem sempre é o que está nos museus.

No meu entendimento, arte hoje, na contemporaneidade, é a pulverização de estilos. Por que digo isso? Quando o Mestre Jorge Souza nos avisou que teríamos que trabalhar para uma exposição que seria inaugurada no dia 30 de outubro de 2013, pensei na dificuldade e na timidez que tomou conta de mim quando pintei meu primeiro quadro e naquele momento senti que nunca mais eu deveria me castrar diante de meus sentimentos e decidi que faria, não obras, mas trabalhos que convivessem e dialogassem, que influenciassem, que despertassem o olhar crítico de cada pessoa e o seu senso de observação e que ao mesmo tempo eles se enfrentassem mutuamente sem vergonha e sem culpas.Eles foram expostos nesta minha primeira participação numa exposição.

Diante de minha decisão pessoal, comecei a descobrir que ninguém pode dizer se é bom, se é bonito ou feio ou qualquer outro adjetivo. A arte está dentro de cada um, incrustada à sua cultura, ao seu modo de ser, de ver e de enfrentar a sua realidade individual.

Neste momento, gostaria de prestar uma homenagem ao Artista Plástico Jorge Souza, que se autodenomina "Orientador de Artes Plásticas". Só que ele é muito mais. ele conseguiu deixar-me livre e segura, aos 70 anos, para tentar mais uma página na minha vida e, com certeza minhas colegas de ateliê/SESC Caruaru, também têm a mesma identificação com o mérito de termos este Artista de Caruaru incentivando-nos a vôos mais altos. Obrigada Mestre Jorge de Souza.



Maristela Farias - Expressões



Patrícia Leite - Tributo a Mamu Sebá




Mari Bumark - Sedução



Maristela Farias - Raizismo



Fátima Siqueira - Farra do Boi




Mari Bismarck - Toque o pife meu fio



Silvana Santos - Lambisgoia




Fátima Siqueira - Sedutora 2




Maristela Farias - Expressões



Mari Bumarck - Galos psicodélicos



Patrícia Leite - Sobe o Morro



Natércia Teles - Paraíso do Passado



Fátima Siqueira - Alegorias



Selma Santos - Aquarius



Marlene Cardoso - Laços I



Marlene Cardoso - Laços II



Marlene Cardoso - Laços III



Selma Santos - Reencontro



Ana Luisa - Paraíso



Valdeclere Morais - Salve Natureza



DKAS - Tango



Gizelda Morais - Curtindo a cor



Divonete Lemos - Eclipsei Solar



Maristela Farias - Cibernética



Maristela Farias - Além do Horizonte



Valdeclere Morais - Zona da Mata



Divonete Lemos - Além do Porto



Fátima Siqueira - Sedutora 1



Maristela Farias - Contemplação



Natércia Vieira - Brasil Amazônia



Natécia Vieira - Lavagem do Senhor do Bonfim




DKAS - Recanto do Gato



Natércia Vieira - Último Trem


Natércia Vieira - Alagados



Valdeclere Morais - 

Nenhum comentário: