terça-feira, 31 de março de 2015

BACALHAU DA NORUEGA EM CAIXAS DE PINHO DE RIGA, NAS NÃO SAUDOSAS SEMANAS SANTAS DE MINHA LONGÍNQUA INFANCIA



De tanto ouvir falar em Semana Santa, uma voz aqui dentro me provocou um retorno muitos anos (e bote tempo nisso!) das minhas semanas santas quando sem ao menos ter ideia do que se tratava realmente, percebia movimentação diferente em minha casa.

Num daqueles dias precedentes, meu pai, Seu Odilon chegava com uma caixa que eu já conhecia de longe e entregava a minha mãe, Dona Lourdes, que ficava estranhamente (segundo minhas observações) contente porque íamos ter delícias diferentes para almoçar. Naquele dia, meu pai trazia numa caixa de pinho de riga, um bacalhau, encomendado com bastante antecedência porque vinha da Noruega e que minha mãe esperava asiosamente todo ano para um belo almoço. Procurei agora no Google, um prato parecido com o que fazia e encontrei a imagem abaixo, porque ficava muito lindo mesmo e ela toda feliz.



Resultado de imagem para bacalhau da noruega


Acontece que meu trauma de Semana Santa vem justamente deste bendito bacalhau porque quando eu vinha da escola, sentia de longe, aquele cheiro que eu odiava porque eu sabia que como eu, todo mundo também estava sentindo e eu imaginava que as pessoas estavam me achando muito pobre porque nós comíamos bacalhau. como eu detestava!

Meus pais sempre me ensinaram que eu devia andar de cabeça erguida, acontecesse o que acontecesse, mas naqueke momento não. Eu não conseguia mesmo!  Odiava e nem gostava de entrar em casa mesmo que para me defrontar com uma bela mesa forrada com uma toalha das lindas que minha mãe adorava e nossos pratos, talheres e copos perfeitamente organizados para os receber.

Nunca falei nada a niguém mas hoje foi uma recordação muito forte e resolvi compartilhar e até agradecer de uma forma amorosa pelo carinho que meus pais preparavam aquele almoço tão carinhosamente, até porque foram muitos anos.

Desapareceu o Bacalhau da Noruega, a caixa de Pinho de Riga que nem existe mais e as lembraças daquelas semanas santas de minha infância.

As receitas? Nem sei,  porque nunca me interessei pela cozinha qualquer que seja ela o que até sinto falta, Mas prá que existem tantos chefs que espalham todo tipo de culinária? A mim só resta escolher um determinado prato e cozinhar mesmo que mal.


Nenhum comentário: