domingo, 29 de março de 2015

UM DOS GRUPOS ÉTNICOS MAIS ANTIGO DE ANGOLA “Nganguelas” :

AFRICANOS DE PENSAMENTO LIVRE




A história de Angola não se baseia somente na escravidão, rainha Nzinga, Em Reinos e Impérios, mas sim em uma longínqua vivência (no seu todo), começando desde os primeiros habitantes até ao período imperial e sucessivamente, protagonizado por vários grupos étnicos, assim como os Nganguelas que são infelizmente pouco falados, sendo os mesmos uns dos maiores e antigos grupos étnicos a habitar o território Angolano tal como os (milenar) Khoi-san e não só.
Ora bem, diz a história que o grupo étnico nganguela é constituído por 11 subgrupos, designadamente os ‪#‎Ngonzelos‬ , ‪#‎Nkangalas‬ , ‪#‎Kisocolas‬,‪#‎Lwimbis‬‪#‎Luchazes‬‪#‎Mbwelas‬‪#‎Mbundas‬‪#‎Nhembas‬ , ‪#‎Massakas‬,‪#‎Mpengos‬ e ‪#‎Katocos‬, e cada uma destas comunidades pronuncia o idioma de forma diferente, o que tem criado dificuldades na comunicação entre os clãs.
O uso e costumes (Bantu) Nganguela ou Ngangela , Este termo significa oriente ou leste e os povos desse ponto cardeal de Angola são designados de ‪#‎Yingangela‬ ‪#‎Opvingangela‬ ou simplesmente os do Leste que são nomeadamente ‪#‎Lwimbi‬‪#‎Lwena‬ ou ‪#‎Luvale‬ , ‪#‎Lukazi‬ /‪#‎Lutchazi‬‪#‎Mbunda‬ , Ngangela , ‪#‎Ambwela‬ , ‪#‎Ambwilamambumba‬ ,‪#‎Ngondjelo‬ ‪#‎Mbande‬ ,‪#‎khangala‬‪#‎Yahuma‬ , ‪#‎Gengista‬ , nkoya,‪#‎kamachi‬, ndungo, nyemba e aviko.
Os Nganguelas são povos que ocupam maioritariamente a parte Leste de Angola (Moxico) e Sudeste (Kuando Kubango) e alguns núcleos na Huíla e Bié, fazendo parte das sociedades cujas origens, segundo os seus membros, são apontadas como tendo sido fora de Angola.
Neste aspecto, os Nganguelas apontam o ‪#‎ShabaOcidental‬ como seu ponto de partida.
As versões dominantes indicam que a sua origem deve ser procurada no leste, apesar de nos mapas “etnolinguísticos” da Zâmbia, com a qual tem um longa fronteira, não se encontrar o termo Nganguela, mas sim Mbunda Mbwela, Luchazzi e Kamachi.
Actualmente os Nganguela estão repartidos em dois “territórios”, um dos quais na fronteira leste que vai da bacia do Zambeze ao curso do Kubango, divisão considerada como imposta pela cunha da migração Tchokwe para o sudeste de Angola.
Segundo Sr Américo Kwononoka, (Director Do Museu De Antropologia) : Os Nganguelas No aspecto social, tomam como predomínio os ritos de iniciação ou de passagem masculina que são consagrados com uma curiosa série de máscaras do tipo rodeado, antropomórfica ou zoomórfica, feitas à base de fibras vegetais, madeira e resina. Essa instituição de socialização ngangela transforma o estatuto de um jovem para ser um verdadeiro “ homem”, já introduzido nos segredos clânicos e dos adultos, pronto a enfrentar todos os desafios da vida. As raparigas são também isoladas da comunidade quando apresentam o primeiro fluxo menstrual e submetidas a rigorosas doutrinas por uma mestra idónea para serem futuras boas esposas, donas de casa, mães e noras aceitáveis. O casamento e o nascimento do primeiro filho constituem o momento de elevada autoestima por parte do casal e um reconhecimento e consideração pela comunidade. Sobre as práticas religiosas, os Ngangela, “para além das religiões universais cristãs (católica e evangélica), tomam predomínio a crença aos espíritos dos seus antepassados, denominados vakulu, ndumba-ai, munto e kazumbyei. Segundo a tradição, os adivinhos e curandeiros estão intimamente ligados a essas divindades........
Nganguela, Um povo cujo a história está ligada a persistência cultural, um secular grupo Étnico de Angola que merece uma atenção histórica, sobretudo pelos historiadores Angolanos e Áfrikanos no geral.




Nenhum comentário: