sexta-feira, 13 de março de 2015

CASO ALEXANDRE FROTA: UM BOM MOMENTO PARA DISCUTIR REGRAS PARA A MÍDIA

Leonardo Sakamoto


O ator Alexandre Frota está sendo acusado de apologia ao estupro após uma polêmica entrevista no programa “Agora É Tarde''. A história que contou, real ou fictícia, foi acompanhada por risos da plateia. A cena, que já tinha ido ao ar no ano passado, foi reexibida no final de fevereiro e ganhou as redes sociais. Organizações da sociedade civil, como o Intervozes, entraram com representações do Ministério Público Federal e no Ministério das Comunicações pedindo multa e suspensão do programa e direito de resposta ao grupo atingido.
Países comunistas revolucionários como Alemanha, França, Inglaterra e Estados Unidos, que regulam a mídia, garantem que a comunicação aconteça dentro de limites civilizatórios. Regras que não significam proibir conteúdos ou defender governos, mas possibilitar que direitos sejam respeitados e que o mercado se organize. Por que estamos atrasados nesse debate por aqui? Uma concessão pública (rádio e TV) pode ser usada para apologia ao estupro sem sofrer sanções? A criação para regras aos meios de comunicação que usam concessão pública (rádio e TV) é censura?
Este é um dos blocos da terceira edição do Havana Connection – o programa de debates que analisa o que está bombando no Brasil e no mundo sob um ponto de vista de esquerda (seja lá o que significar ser de esquerda hoje em dia).
Com mediação do blogueiro e cientista político, Leonardo Sakamoto, o debate conta com a participacão do professor e coordenador do MTST, Guilherme Boulos, do jornalista e deputado federal Jean Wyllys e da jornalista e escritora Laura Capriglione.S
Você pode assistir o programa inteiro ou por bloco:
Bora bater panela contra a concentração de renda? – Íntegra do Havana Connection #3

Nenhum comentário: