GELEDÉS
As Rainhas
Amina de Zaria
Escultura pública da guerreira Rainha Anima da Nígéria
Rainha Makeda – O verdadeiro nome da Rainha da Etiopia, a esposa de Salomão Rei da Judéia
Makeda – Rainha de Sabá
Rainha Kahina Morreu em 705 AD. Lutou contra a incursão árabe no Norte da África
Busto de Cleopatra VII disposta no Museu Britânico.
A real face da Rainha Cleopatra, esta imagem de uma mulher jovem feito da mistura étnica Grego e Egipcio, é muito diferente da versão feita por Elizabeth Taylor no filme Cleopatra (1961). Supondo que ela não era completamente europeia já que sua familia tinha vivido no Egito a 300 anos atras.
Nanny foi uma lider dos Marrons Windward da Jamaica (especie de quilbombolas jamaicanos ) que foi considerado uma das maiores potência militar da terra entre 1724 a 1739 sofrendo somente uma derrota na cidade de Nanny quando os britânicos que surpreendeu os marrons enquanto dormiam e disparou contra eles com armas giratórias portateis.
California – Você sabia que o estado da California foi nomeado por em homenagem a rainha africana CALIFIA.
Rainha Amina Mohamud – Nigéria – cerca de 1450 CE: Amina foi uma rainha guerreira muçulmana Hausa de Zazzau, no que é hoje central norte da Nigéria. Ela é o tema de muitas lendas, mas é amplamente considerado pelos historiadores como tendo sido um verdadeiro governante. Mito popular diz Amina era um guerreiro feroz e amado lutando. Ela evitou o casamento e, em vez ajudou Zazzau conquistar tribos vizinhas e tornar-se o centro do comércio norte Africano.
Nzinga Mbandi Rainha da Angola (cerca de 1580-1663) Também conhecida como Jinga, Singa, e Zhinga, ela liderou uma revolta fracassada contra o governo colonial Português depois de uma briga sobre o controle do comércio de escravos. Dois de seus líderes de guerra foram supostamente suas irmãs, seu conselho de assessores continha muitas mulheres, e as mulheres foram chamados para servir em seu exército. Nzinga formaram uma confederação de outras tribos e aliou-se com os holandeses, continuando a lutar contra o Português por mais de trinta anos.
Rainha Idia era a mãe de Esigie, o Oba de Benin, que governou de 1504 a 1550. Ela desempenhou um papel muito importante na ascensão e reinado de seu filho. Ela foi uma forte guerreira que lutou incansavelmente antes e durante o reinado de seu filho como o Oba (rei) do povo Edo.
Rainha Mãe Yaa Asantewaa (c. 1840-17 de outubro de 1921) Yaa Asantewaa foi a rainha-mãe da tribo Edweso do Asante (Ashanti), no que é atual Gana. Ela era um lutador excepcionalmente corajoso que em março de 1900, levantou e liderou um exército de milhares contra as forças coloniais britânicas em Gana.
Mentewab (ca. 1706-1727 June 1773), foi Imperatriz da Etiópia, consorte do imperador Bakaffa, mãe de Iyasu II e avó de Iyoas I. Ela também era conhecida oficialmente por seu nome de batismo de Welete Giyorgis (“filha de São Jorge “). Mentewab foi uma importante figura política durante o reinado de seu filho, o Imperador Iyasu e neto Iyoas. Imperatriz Mentewab também era conhecido pelo título honorífico de Berhan Mogasa ou “Glorifier de Luz”. Este foi para elogiar o título honorífico de seu filho Iyasu II, que era Berhan Seged ou “aquele a quem o Arcos de Luz”.
Yennenga, também conhecido como o Yennenga Svelte, era uma princesa africana lendária, considerada a mãe do povo Mossi de Burkina Faso. Ela era uma guerreira famosa cuja o filho Ouedraogo fundou os reinos Mossi.
Shanakdakhete foi uma rainha Negra Africana de Kush, quando o reino foi centrado em Meroë. Ela é a primeira rainha governante conhecido de Núbia, e reinou de cerca de 177-155 aC
Hatshepsut (1473-1458 aC) foi a filha de Tutmés I, e levou o sangue de Ahmose, que, duas gerações antes tinha finalmente libertado do domínio dos hicsos Egito.
Os Reis
Rei Joao do Kongo
Nenhum comentário:
Postar um comentário