GELEDÉS
As Rainhas
Amina de Zaria
Escultura pública da guerreira Rainha Anima da Nígéria
Rainha Makeda – O verdadeiro nome da Rainha da Etiopia, a esposa de Salomão Rei da Judéia
Makeda – Rainha de Sabá
Rainha Kahina Morreu em 705 AD. Lutou contra a incursão árabe no Norte da África
Busto de Cleopatra VII disposta no Museu Britânico.
A real face da Rainha Cleopatra, esta imagem de uma mulher jovem feito da mistura étnica Grego e Egipcio, é muito diferente da versão feita por Elizabeth Taylor no filme Cleopatra (1961). Supondo que ela não era completamente europeia já que sua familia tinha vivido no Egito a 300 anos atras.
California – Você sabia que o estado da California foi nomeado por em homenagem a rainha africana CALIFIA.
Rainha Yodit Gudit foi uma lendária Rainha não-cristã (c.960), devastou Axum e suas paisagens, destruiu igrejas e monumentos , e tentou exterminar os membros da dinastia Axumite. Suas ações são registradas na tradição oral e mencionados incidentalmente em vários contos. Ela é dos Falashas da Etiópia.
Rainha Amina Mohamud – Nigéria – cerca de 1450 CE: Amina foi uma rainha guerreira muçulmana Hausa de Zazzau, no que é hoje central norte da Nigéria. Ela é o tema de muitas lendas, mas é amplamente considerado pelos historiadores como tendo sido um verdadeiro governante. Mito popular diz Amina era um guerreiro feroz e amado lutando. Ela evitou o casamento e, em vez ajudou Zazzau conquistar tribos vizinhas e tornar-se o centro do comércio norte Africano.
Nzinga Mbandi Rainha da Angola (cerca de 1580-1663) Também conhecida como Jinga, Singa, e Zhinga, ela liderou uma revolta fracassada contra o governo colonial Português depois de uma briga sobre o controle do comércio de escravos. Dois de seus líderes de guerra foram supostamente suas irmãs, seu conselho de assessores continha muitas mulheres, e as mulheres foram chamados para servir em seu exército. Nzinga formaram uma confederação de outras tribos e aliou-se com os holandeses, continuando a lutar contra o Português por mais de trinta anos.

Ndatté Yalla foi a Rainha do Reino de Waalo, um reino localizado onde hoje é a República do Senegal, após a morte de sua irmã, Djeumbeut Mobdj. Ela exibiu todos os atributos de um líder Waalo: Pai David Boilat tirou uma foto de seu fumo, cercada por seus guerreiros femininos em roupas cerimoniais. Ela lutou contra a colonização francesa e, por exemplo, recusou-se a ceder a ilha de Saint Louis para os franceses, apesar das ameaças do governador francês.
Adelina Soulouque (bc 1795), nascida em Lévêque, foi Imperatriz Consorte do Haiti a partir de 1849 até 1859, como a esposa de Faustin I do Haiti.
Rainha Mãe Yaa Asantewaa (c. 1840-17 de outubro de 1921) Yaa Asantewaa foi a rainha-mãe da tribo Edweso do Asante (Ashanti), no que é atual Gana. Ela era um lutador excepcionalmente corajoso que em março de 1900, levantou e liderou um exército de milhares contra as forças coloniais britânicas em Gana.
Os Reis
O único desenho conhecido do Rei Shaka de pé com sua lança assegai e seu pesado escudo datado de 1824, quatro anos antes de sua morte foi aclamado pelo povo Zulu com Rei Shaka Zulu.
Rei Joao do Kongo
Nenhum comentário:
Postar um comentário