Nós vivemos em um mundo onde “tudo” já foi inventado, mas houve uma época onde a humanidade não possuía diversos dos conhecimentos mais banais que temos agora. Onde e quando será que essa coisas, hoje tão simples, tiveram sua invenção?
A medida do tempo
Porque será que os minutos não têm 100 segundos e as horas não possuem 100 minutos? Parece muito estranho que uma sociedade acostumada a usar a base 10 em quase tudo, tenha um sistema de hora que usa a base 60, mas isso tem uma explicação.
Há 4 mil anos, os Babilônios criaram um sistema de numeração com símbolos bem limitados. Os números deles usavam unidades na primeira coluna e a cada avanço para esquerda, em vez de um múltiplo de 10, eles usavam o 60:
Por causa dessa escolha, tudo que eles numeravam acabava tendo uma relação com a base 60. Essa invenção babilônica é a responsável por fazer nossos minutos e segundos serem do jeito que são. Outra coisa que ficou famosa por usar múltiplos de 60 foram os graus do círculo, que na sua totalidade somam 360.
Hodômetro
Nada mais comum do que usar o carro para fazer uma viagem e depois conferir os quilômetros percorridos no hodômetro. Essa invenção, que parece banal, foi um grande criação, ainda mais pela época em que surgiu.
Vitrúvio foi um arquiteto romano que viveu no Século I a.C.. Ele ficou famoso por causa de seu livro, chamado “De Architectura”, mas também foi o inventor de uma engenhoca utilizada até hoje.
Com dificuldade de medir distâncias grandes com precisão, Vitrúvio inventou um carrinho que utilizava um sistema de engrenagens. Conforme o veículo ia avançando, uma engrenagem de 400 dentes mudava de posição, até que, quando chegava a medida de uma milha, uma pedra caía, alertando sobre a distância percorrida.
Infelizmente, os romanos da época não possuíam muitos conhecimentos em metalurgia, por isso o instrumento de medição de Vitrúvio não foi construído. Nos dias atuais, usando a descrição do arquiteto romano, foi possível recriar sua máquina de medir e ela funciona perfeitamente.
Correio
Nós vivemos uma época onde o correio já é uma coisa quase ultrapassada, mas sua invenção foi um dos grandes passos que a humanidade deu rumo a uma sociedade mais interligada.
Diversas nações reivindicam a invenção dos correios, mas todas as provas existente mostram que os Assírios são os pais do serviço postal.
A Assíria foi um reino que sobreviveu no mundo antigo por 19 séculos. Acredita-se que, durante o reinado de Shalmanesar III, no século IX aC, tenha sido implementando o primeiro sistema de correios do mundo, que utilizava mulas para o transporte das mensagens.
Xenofonte, um famoso historiador grego, escreveu sobre o Império Persa que controlava a Assíria. Em seu relato, ele conta que havia um sistema de correios em todo o império, onde uma pessoa podia enviar cartas e até mesmo mensagens de voz! As mensagens de voz eram entregues por algum escravo, que tinha a obrigação de falar tudo que lhe havido sido dito e incluir em seu discurso a entonação do que lhe foi confiado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário