segunda-feira, 28 de abril de 2014

RUDOLPH VALENTINO - COMO ERA A VOZ DO SÍMBOLO SEXUAL DO CINEMA MUDO?

EXTRAÍDO DO BLOG CULT  & PÓPI

Rudolph Valentino. Imagem: Reprodução/Internet

Rudolph Valentino, o símbolo sexual masculino do cinema mudo morreu em 1926 sem nunca ter atuado em um filme falado. Ironicamente, um ano após a sua morte, surge o cinema falado com todo o seu apogeu e glória. Isto levou muitos a imaginar como teria sido a voz de Valentino.

A tecnologia de sincronização de som e imagem já havia sido testada desde 1900, mas até 1926 ela foi usada somente em poucos filmes de curta duração e usavam somente músicas e efeitos sonoros. No ano da morte de Rudolph Valentino, a Warner Brothers junto a companhia Western Electric introduziram uma nova tecnologia de som em disco, onde o som era gravado em um disco de cera e depois sincronizado com o projetor de filmes. No mesmo ano a Warner lançou o filme “Dom Juan” (estrelado por John Barrymore e Mary Astor) com música e efeitos pré-gravados. O filme foi um sucesso, mas os estúdios se fecharam à nova tecnologia pela equivocada ideia de acharem que o filme falado não seria capaz de substituir o cinema mudo.

Em 1927, contudo, um ano após a morte de Valentino, o filme “The Jazz Singer” (O Cantor de Jazz) foi lançado como o primeiro filme originalmente falado, incluindo os diálogos, mudando para sempre a maneira de se fazer cinema. Mas os filmes falados tiveram um efeito devastador em inúmeras carreiras cinematográficas, pois os estúdios temiam que o público não aceitasse as vozes de algumas estrelas já conhecidas. Então, como teria sido a carreira de Rudolph Valentino após a introdução do filme falado?

Rudolph Valentino. Imagem: Reprodução/Internet
Ninguém pode ter certeza do que poderia ter acontecido a Valentino com o advento do cinema falado, como diz um artigo de Gilbert King para a Smithsoniam Mag, “Ninguém sabe se a voz de Valentino teria matado sua carreira nos filmes falados, e este foi assunto de inúmeros debates. Alguns disseram que seu sotaque era muito forte, outros que o conheciam muito bem diziam que sua voz forte, um rouco barítono, o teria ajudado a alcançar uma fama bem maior”.

No entanto a voz do astro do cinema mudo não foi perdida, como reporta Meg Boeni para o site Mental_Floss:

“Valentino gravou duas canções nos estúdios New York Brunswick Studios em maio de 1923. ‘Kashmiri’ e ‘El Relicario’ foram gravadas usando o processo acústico, como a voz do ator amplificada através de uma corneta de latão parecida àquelas usadas nos megafones. Esta tecnologia pré-microfone resulta em uma qualidade estridente tornando difícil determinar como a voz natural falada de Valentino realmente seria, mas o seu suave sotaque italiano e sua interpretação cheia de emoção fazem com que as duas gravações valham a pena serem ouvidas”.


El Relicario (1923)
  

Kashmiri Song (1923)


Quem foi Rudolph Valentino

Filho de mãe francesa e pai italiano, Rudolph Valentino nasceu (1895) e cresceu na Itália e foi batizado de Rodolfo Alfonzo Raffaello Pierre Filibert Guglielmi di Valentina d'Antonguolla. Ele imigrou para os Estados Unidos e chegou em Nova York em 1913 sozinho aos 18 anos de idade. Nesta cidade ele chegou a morar nas ruas e a dormir no Central Park onde trabalhou como jardineiro. Ele conseguiu emprego como Taxi Dancer (Dançarino Taxi), alguém que “dançava” com várias mulheres ricas durante a noite pelo preço de 10 centavos por dança. Alguns autores sugerem que nesta época também presou “favores sexuais” para homens e para mulheres e se envolveu em alguns pequenos crimes, dos quais ele foi exonerado.


Por ser bonito e bom dançarino, ele logo começou a se apresentar para alta sociedade. Após se envolver com uma dama da elite novaiorquina, esta pede o divórcio do marido, o quê leva Rudolph a testemunhar em defesa da dama. Isto leva o marido traído a conseguir uma prisão para Rudolph por alguns dias como vingança. A dama da elite mata o ex-marido durante uma batalha pela custódia do filho, e Rudolph se pira de Nova York. Várias estórias existem sobre como ele chegou até Hollywood. Uma delas diz que chegando em Los Angeles ele consegue papéis em filmes B, e também trabalhou como taxi dancer para mulheres ricas e como auxiliar de garçon em restaurantes. Existe o boato de que ele chegava para os testes cinematográficos em carrões emprestados pelas mulheres com quem ele “dançava”.


Rudolph carregava a aura e a aparência do belo homem sedutor e exótico, um tipo que era usado para papéis de ladões e vilões dos filmes. Mas após ser visto em um pequeno papel, ele foi escalado para o filme “Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse”, no qual o desconhecido Valentino fez o papel do personagem Julio, um “amante latino”. O filme foi um grande sucesso e lançou Rudolph Valentino ao estrelato, e seu nome nunca mais se separou desta imagem do sedutor amante latino. Bem, até que em 1921 quando Rudolph estrelou o filme “O Sheik” que se transformou em um fenômeno cultural, e para Valentino, esse se transformou o papel mais associado a seu nome.


Rudolph Valentino se meteu em mil escândalos e confusões matrimoniais em Hollywood e chegou a ser acusado de bigamia. Desentendimentos com as produtoras o levaram ao tribunal, e um processo acabou por lhe impedir de trabalhar em filmes. Durante o tempo fora das telas ele escreveu o livro de poesias Day Dreams, deu entrevistas e acabou promovendo um produto de beleza, Minervala Beauty Clay, através de uma turnê de dança, que se tornou um grande sucesso na Europa. Quando ele retorna aos Estados Unidos, ele volta aos estúdios cinematográficos.

Em 1924, Rudolph Valentino retornou de uma viagem à Europa exibindo o bigode que deixou crescer para um projeto de filme que nunca se materializou, “The Hooded Falcon”. Uma multidão de mulheres esperavam no pier por seu ídolo e pensaram que Valentino estivesse usando um disfarce para se esquivar delas. As fãs gritaram em protesto pedindo para que ele tirasse o bigode, e ele respondeu, “Não posso, ele cresceu naturalmente”. Nitrate Diva

Após mais escândalos e tumultos matrimoniais, brigas com jornalistas que questionaram sua sexualidade e o efeito de sua imagem de sheik na “homosexualização” dos jovens, romances múltiplos, filmes de sucesso, a morte de sua mãe, e amores interrompidos, Rudolph sofre de sérios problemas de úlceras. E após uma operação em um hospital em Nova York, seus pulmões encheram-se de líquido e uma infecção o matou no dia 23 de agosto de 1926. Valentino tinha 31 anos de idade, e muito embora muitas celebridades já haviam morrido antes dele, a reação do público foi intensa.

Após sua morte, a imagem de Valentino ficou ligada ao filme “O Sheik”, título que também se tornou um de seus apelidos, dentre os outros dois: o Grande Amante, e o Amante Latino. E é claro que uma grande histeria seguiu sua morte. Naquele mesmo ano o filme “O Filho do Sheik” foi lançado ao grande público, e os tabloides da época começaram a lançar rumores sobre sua morte dizendo que esta foi causada por um marido ciumento. E por décadas, uma mulher vestida de negro e com o rosto coberto por um véu teria sido vista todos os anos colocando 12 rosas vermelhas e uma branca no túmulo de Valentino, até que foi descoberto ter sido um golpe publicitário. Mas isto não impediu que outras mulheres seguissem tal ritual das rosas no túmulo do astro.

Rudolph Valentino. Imagem: Reprodução/Internet

Rudolph Valentino também é conhecido pelo seu talento e pelo amor que se dedicava à arte cinematográfica e lutou para ter controle artístico e criativo de seus filmes, como também elogiava aqueles também demostrassem tal paixão. Na verdade, Valentino valorizava tanto o cinema que ele mesmo iniciou a tradição de premiações em Hollywood alguns anos antes da premiação do Oscar ser criada. A primeira e única The Rudolph Valentino Medal (A Medalha Rudolph Valentino) foi dada ao ator John Barrymore—avô da atriz Drew Barrumore—pelo filme “Beau Brummell” de 1924, pelo próprio Valentino. Ou seja, Rudolph Valentino é um dos grandes mitos e lendas da história do cinema.

c&p


Fonte: ImdbSMITHSONIANMAG.COMWikipediaThe Talking Motion Pictures, The Talkies American Studies—University of Virginia; Mental_FlossThe Internet ArchivesRudolph Valentino SocietyNo Strings Attached

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