Quem é que nunca sofreu com um lapso de memória não é verdade? É comum nos esquecermos do nome de alguns objetos, em outras ocasiões a palavra está na ponta da língua mas quem disse que conseguimos nos lembrar, as vezes nos encontramos em situações que esquecemos até mesmo o nome da pessoa com quem estamos conversando.
Nos dias de hoje onde prestar atenção em somente uma coisa é algo praticamente impossível e frustrante, pois é o celular nos distraindo, o barulho das ruas movimentadas, enfim…
O impedimento de recordarmos as coisas tornam nossas interações decepcionantes e o processo criativo é demasiadamente afetado. Contudo, a ciência dá dicas valiosas e inusitadas para melhorarmos a nossa memória.
Dormir
Uma boa noite de sono é vital para fortalecer as memórias do que você experimentou durante o dia, o indivíduo que não é capaz de dormir bem não apenas tem mais problemas em lembrar do que passou como também tem mais chances de criar falsas memórias – “lembrar” de coisas que nunca aconteceram.
Tomar café
Já foram realizados diversos estudos relacionando a cafeína à capacidade de memorizar, embora grande parte tenha sido inconclusivo, um deles comprovou que tomar uma pílula de cafeína logo após aprender algo novo colabora na fixação dos novos conhecimentos. É claro que tomar café no período que antecede o sono não vale, pois temos que dormir bem, como atesta a dica anterior.
Alecrim
Pode parecer besteira, mas muitas pesquisas relacionam o aroma da erva com um elevado desenvolvimento nas funções cognitivas, sobretudo, na recuperação de memórias.
Então: “Viva a erva natural. É somente uma plantinha!!”
Azul no seu cardápio
A fruta azul blueberrie não é tão conhecida no Brasil, mas muito provavelmente valha a pena acrescenta-lá na sua dieta, pois um estudo constatou que pessoas que comiam mais mirtilos sofriam com a perda de memória natural da idade somente 2,5 anos mais tarde do que aquelas que não comiam a fruta.
Meditação
Meditar é uma importante dica, pois ao meditar podemos acalmar tanto nosso corpo como nossa mente, dessa forma somos capazes de bloquear ações externas e focarmos no que realmente queremos, seja no trabalho, estudos, em qualquer coisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário