No próximo dia 15, terça-feira que vem, nós do Brasil poderemos apreciar um eclipse lunar completo, o evento será o primeiro de uma tétrade de luas de sangue (nome dado a esses tipos eclipses), onde uma rara série de quatro eclipses que acontecerão de forma seguida.
Para você ter uma ideia da singularidade desse fenômeno, os especialistas preveem que outras Luas de Sangue ocorrerão apenas mais sete vezes ainda neste século.
Em um eclipse total da lua já não uma evento que se pode ver todo dia, pois o ultimo de que se tem notícia aconteceu no dia 10 de dezembro de 2011, entretanto, a última vez que tivemos uma tétrade de eclipses lunares totais foi entre os anos de 2003 e 2004.
Lua de Sangue
Durante este tipo de eclipse, a Lua pode ser percebida da Terra apresentando uma cor avermelhada, oriunda da interferência da luz solar, e matizada por sua passagem através da atmosfera terrestre. Claro que o tom que o eclipse terá não pode ser antecipadamente previsto devido às condições atmosféricas já mencionadas anteriormente, pois ele pode ficar completamente negro.
Ao longo dos anos, as pessoas costumavam relacionar a Lua de Sangue a uma grande lista de profecias de desastres naturais, bem como a criação de uma infinidade de superstições místicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário