quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

BARROS: UM PASSEIO ESTÉTICO QUE VOCÊS MERECEM FAZER


Se Manoel de Barros descreve a essência, a pureza e as próprias insignificâncias da vida, nas obras abaixo, o artista plástico lituano Laimonas Smergelis as pinta.
A CONTI outra os convida para um passeio pela estética sublime das temáticas mais singelas.
Façam um bom passeio.
14efe915
Laimonas Smergelis

“E vi as borboletas. E meditei sobre as borboletas. Vi que elas dominam o mais leve sem precisar de ter motor nenhum no corpo. (Essa engenharia de Deus!) E vi que elas podem pousar nas flores e nas pedras sem magoar as próprias asas. E vi que o homem não tem soberania nem pra ser um bem-te-vi.”

Manoel de Barros

481276_579046002106773_1184739024_n
Laimonas Smergelis

“Não tenho pensa.
Tenho só árvores ventos
passarinhos – issos.”

Manoel de Barros

006
Laimonas Smergelis

“A ciência pode classificar e nomear todos os órgãos de um sabiá
mas não pode medir seus encantos.”

Manoel de Barros

104
Laimonas Smergelis

“Por viver muitos anos
dentro do mato
Moda ave
O menino pegou
um olhar de pássaro -
contraiu visão fontana.”

Manoel de Barros

88628192_25ak
Laimonas Smergelis

“Está rengo de mim o amanhecer.
Ouço o tamanho oblíquo de uma folha.
Atrás do ocaso fervem os insetos.”

Manoel de Barros

f24ceafd5ee0
Laimonas Smergelis

“Retiro semelhanças de árvores comigo.
Não tenho habilidade pra clarezas.
Preciso de obter sabedoria vegetal.”

Manoel de Barros

Laimonas Smergelis  (18)
Laimonas Smergelis

“Uma espécie de gosto por tais miudezas me paralisa.”

Manoel de Barros

fea17f3b1e304a3dc6c5d0db432
Laimonas Smergelis

“Pra mim, poderoso é aquele que descobre as insignificâncias [do mundo e as nossas].”

Manoel de Barros

index
Laimonas Smergelis

“A sensatez me absurda.
Os delírios verbais me terapeutam.
Posso dar alegria ao esgoto ( palavra aceita tudo).”

Manoel de Barros

Laimonas Smergelis  (17)
Laimonas Smergelis

“Só as coisas rasteiras me celestam.
Eu tenho cacoete pra vadio. 
As violetas me imensam.”

Manoel de Barros

Laimonas-Smergelis-23
Laimonas Smergelis

“Gorjeio é mais bonito do que canto porque nele se 
inclui a sedução.
É quando a pássara está namorada que ela gorjeia.”

Manoel de Barros

0_61232_1d4a52fa_XL
Laimonas Smergelis

“Eu fui aparelhado
para gostar de passarinhos.
Tenho abundância
de ser feliz por isso.”

Manoel de Barros

Nenhum comentário: