Quando entender minhas raízes me fizeram ver um milhão de possibilidades, a vida criou um sentido novo e se reinventou.

A minha vida, durante muito tempo, foi um compilado bem complexo de negações e frustrações, principalmente no que se refere à minha identidade e raça.

Em algum momento da vida, neguei minhas raízes, nunca enxergava beleza em coisas que eram diferentes do padrão e sempre jogava para debaixo do tapete todos os pequenos questionamentos que tinha sobre mim. Depois de tanto ignorar, a poeira resolveu subir e me perguntava por quais motivos não conseguia assumir aquilo que estava muito na cara: 'por que diabos não me enxergava como negro que sou?’.

Na minha conturbada e intensa adolescência, não conseguia visualizar em mim algum tipo de beleza e tentei, por diversas vezes (sem sucesso e deixando algumas marcas em meu corpo e na auto-estima), reduzir essa 'diferença' e tentar me sentir mais igual a grande parte das pessoas que via na TV. Não aprofundar a busca de autoconhecimento e empoderamento, em algum momento, era cômodo pra mim, pois me trazia menos dificuldades, principalmente na parte amorosa e sexual.

Por diversas vezes ouvi aquele discurso escroto: 'ah, mas você não é negro, é moreninho' e por ainda não ter, naquela época, uma noção do quão prejudicial poderia ser, levava como elogio. Mero engano. Tudo aquilo era apenas uma forma de me esconder e ignorar o que realmente sou.

Ter buscado o entendimento de quem sou me trouxe, apesar de um pouco tarde, uma nova percepção sobre a minha existência e passei a acreditar em uma coisa muito importante: ver beleza em mim mesmo. E isso é MARAVILHOSO.