Técnica chinesa de harmonização contribui para aumentar o bem-estar de qualquer ambiente residencial
Técnica chinesa de harmonização contribui para aumentar o bem-estar de qualquer ambiente residencial
CC0 Public Domain
O feng shui é uma antiga prática chinesa que permite harmonizar ambientes por meio da escolha de cores, projetos arquitetônicos, paisagismo, disposição dos móveis e decoração de interiores.
A observação do espaço da casa e o formato da planta refletem o estado da energia vital (qi ou chi) presente nos seres vivos e nos ambientes. A aplicação do feng shui em um imóvel consiste em identificar os fluxos estagnados ou acelerados dessa energia e reequilibrá-los com técnicas para trazer benefícios aos moradores ou ocupantes do espaço.
Normalmente, o feng shui é dividido em escolas de técnicas, algumas tradicionais e outras mais modernas. A mais difundida no Brasil é a Escola do Chapéu Negro, que utiliza o mapa octogonal (baguá) como principal instrumento. Ele é aplicado sobre a planta do imóvel para localizar as áreas que regem a vida de forma geral: família, amigos, prosperidade, relacionamentos, saúde, sabedoria, sucesso, criatividade e trabalho.
Mesmo sem a aplicação do baguá, é possível harmonizar a casa e os móveis com alguns truques simples e práticos:
Entrada: o saguão e o lado externo da porta de entrada devem ser bem iluminados, limpos e decorados com plantas, cores, quadros, fontes ou espelhos para convidar a boa energia qi para o lar.
Corredor: decorar as paredes com fotos e quadros é uma boa ideia. Escolha uma cor suave e clara, providencie boa iluminação e disponha alguns tapetes. Isso ajuda a energia a circular por toda a casa, principalmente no caso de corredores muito extensos.
Cama: a posição ideal é com a cabeceira, que deve ser inteiriça, encostada na parede. Recomenda-se que essa parte do móvel não fique embaixo de janelas, por causar sensação de insegurança, ou encostada na parede que faz divisa com o banheiro, por drenar as boas energias do ambiente. Evite também deixar objetos na parte inferior para não obstruir o fluxo energético.
Fogão: deve estar sempre em bom estado e em perfeito funcionamento, pois representa a prosperidade. Se estiver ao lado da pia, coloque um sino de vento (objeto que emite um som leve com o deslocamento de ar) ou um cristal entre eles para que o elemento “água” não entre em conflito com o elemento “fogo”.
Mesa de jantar: por simbolizar também a prosperidade, deve ser usada com frequência pelos moradores. Decore-a com flores ou frutas quando não estiver sendo empregada para as refeições. Posicionar bem um espelho para refleti-la ajuda a duplicar a energia da abundância.
Sofás: deixe-os posicionados de frente para a porta de entrada do imóvel para tornar o ambiente hospitaleiro e permitir que a energia circule.
Quarto: o lugar onde se passa a maior parte do tempo merece atenção especial. Decore-o com almofadas, roupas de cama, quadros, fotos ou cortinas. Para garantir conforto e bem-estar, evite trazer trabalho, material de estudo ou aparelhos eletrônicos ao ambiente. Colocar flores aos pares no quarto estimula o romance.
Banheiro: é considerado o vilão energético da casa. Por isso, é importante que os ralos possuam dispositivos do tipo “abre e fecha”. As tampas dos vasos sanitários devem estar sempre abaixadas e a porta principal fechada para evitar que a energia vá embora. Incluir plantas naturais que cresçam para cima em vasos de cerâmica com terra ajuda a manter a energia em equilíbrio.
Flores: a energia e a beleza das flores transmite sensação de conforto, delicadeza, tranquilidade e aconchego. Decore a entrada ou o saguão de sua casa com espécies vermelhas para proteção, brancas para paz ou girassóis para prosperidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário