segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

JUNHO 2015 - CENTENÁRIOS DE ANTONIO ONOFRE DA SILVEIRA, GUSTAVO POBLETE CATALÁN, VILANOVA ARTIGAS, ANIBAL AUGUSTO SARDINHA "O GAROTO" - CENTRO CULTURAL DELPHOS)


João Batista Vilanova Artigas, nascido em 23 de junho de 1915, o curitibano João Batista Vilanova Artigas, ao lado de Frederico Kirchgässner e Lolô Cornelsen, é responsável pelas primeiras manifestações modernistas na arquitetura de Curitiba. Graduou-se engenheiro-arquiteto na Escola Politécnica da USP, Artigas, muito embora tenha atuado principalmente em São Paulo, deixou significativas obras na capital, e mesmo no interior paranaense. É dele a antiga estação rodoviária de Londrina, hoje transformada em Museu de Arte.
Suas primeiras obras em Curitiba datam dos anos de 1940 quando sua arquitetura era fortemente influenciada pelos projetos de Frank Lloyd Wright. Mais tarde, Artigas assumiu a influência de Le Corbusier, marcadamente reconhecida na residência de João Luiz Bettega, na Rua da Paz, hoje denominada Casa Vilanova Artigas.
É forte na formação de Artigas a convivência com os artistas populares de São Paulo do grupo Santa Helena (a chamada “família artística paulista”).
Edifício sede da FAU-USP - projetado por Vilanova Artigas
Paralelamente à atividade de arquiteto, Artigas dedicou-se, ao longo de sua vida, ao magistério; inicialmente na Politécnica de São Paulo, mais tarde, no curso de Arquitetura da USP. Em 1962, quando foi implantado o curso de arquitetura na UFPR, Artigas foi convidado para integrar o corpo docente, mas declinou o convite. Não obstante a recusa, proferiu inúmeras palestras e sua produção influenciou toda uma geração de alunos.
Muitas obras de Artigas representam a interpretação da “casa paranaense” remetendo sempre às memórias de sua infância no Paraná.
Os quase 700 projetos realizados numa profícua carreira e o contato com profissionais de outros países, deram a Artigas reconhecimento internacional e seu nome, anos após seu falecimento, continua como um dos mais respeitados entre os arquitetos brasileiros. Artigas é hoje o arquiteto brasileiro mais premiado pela UIA do século XX.

____
:: Fonte e site oficialCasa Vilanova Artigas 


CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE ANÍBAL AUGUSTO SARDINHA, o GAROTO
(violonista, compositor, multiinstrumentista)

Garoto - Aníbal Augusto Sardinha
Aníbal Augusto Sardinha (28/6/1915 São Paulo, SP - 3/5/1955 Rio de Janeiro, RJ). Filho do casal de imigrantes portugueses Antônio Augusto Sardinha e Adosinda dos Anjos Sardinha, foi o primeiro a nascer no Brasil. O pai tocava guitarra portuguesa e violão. Desde muito cedo interessou-se pela música, iniciando seus experimentos em uma viola improvisada de pau e corda. Desde os 11 anos de idade, começou a trabalhar para auxiliar no sustento da casa, empregando-se como ajudante numa loja de instrumentos situada no bairro do Brás. Seu primeiro instrumento, um banjo, lhe foi dado por seu irmão Batista, que além de dedilhar o instrumento, era violonista e cantor. Ao longo de sua carreira, estudou música com Atílio Bernardini e composição com João Sepe, cursando matérias afins com Radamés Gnatali, de quem foi grande amigo. Saiba mais acessando o link. (acessado em 15.11.2014)
___
Referências e outras fontes de pesquisa
:: Dicionário Cravo Albin de Música Popular Brasileira - Garoto  (bibliografia, dados artísticos, discografia). Disponível no link. (acessado em 04.12.2014).
:: BELÉM, Euler de França. O Garoto notável da música patropi. Jornal Opção, edição 1951 de 25 de novembro a 1º de dezembro de 2012. Disponível no link. (acessado em 15.11.2014).
:: CARDOSO, Sylvio Tullio. Dicionário Biográfico da música Popular. Rio de Janeiro: Edição do autor, 1965.
:: DELNERI, Celso Tenório. O violão de Garoto - A escrita e o estilo violonístivo de Annibal Sardinha. (Tese Doutorado em Artes). Universidade de São Paulo, USP, 2009. Disponível no link. (acessado em 15.11.2014).
:: ESTEPHAN, Sérgio. Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto (1915-1955) e a era do rádio no Brasil. Revista do Programa de Estudos Pós-graduados em História - PUC SP, Vol. 43, 2011. Disponível nolink. (acessado em 15.11.2014).
:: GRANDES compositores Brasileiros - Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto. Blog Passeando Cotidiano, março 2011. Disponível no link. (acessado em 15.11.2014).
:: MELLO, Jorge. Gente humilde - vida e música de Garoto. [Biografia]. Edições SESC SP, 2012.
:: VASCONCELLO, Ary. Panorama da Música Popular Brasileira - volume 2. Rio de Janeiro: Martins, 1965.

Nenhum comentário: