domingo, 19 de abril de 2015

NOVA FÓRMULA PARA O SUCESSO - AVALIAÇÃO EDUCACIONAL - BLOG DO FREITAS






Deixe uma escola com pouco dinheiro, em seguida coloque um “diretor empreendedor” que siga a teoria das “broken windows” e espere que ele envolva a comunidade na resolução dos problemas da escola, convocando todos à mendicância geral. Pronto, o ENEM da escola vai melhorar. É a conclusão de uma matéria veiculada pela Folha de São Paulo: “Ação de diretor eleva nota de escola pública de SP”.
A teoria “broken Windows”, foi introduzida pelos cientistas sociais James Q. Wilson and George L. Kelling, em um artigo chamado “Broken Windows” que apareceu em março de 1982 no The Atlantic Monthly. Eles faziam um paralelo com um edifício que, se ficasse com algumas poucas janelas quebradas, terminaria por estimular a que mais janelas fossem quebradas.
“Na [Escola Técnica Estadual] Tiquatira, há um kit com vassoura, pá e produtos de limpeza em cada sala. Para manutenções maiores, a escola convoca pais e alunos para mutirões aos finais de semana. As iniciativas foram suficientes para acabar com as pichações, por exemplo. Frequência, notas e o engajamento dos alunos melhoraram com o tempo.”
A escola recebe 4.800 reais para pequenas reformas, as quais são complementadas com festas e outras atividades promovidas pelo Diretor. No caso dos laboratórios mais caros, o Diretor foi até a AMBEV e Lemann mandou pelo menos “uma parte dos vidros para ele”. Foi buscar no próprio carro. Mas, em muitos outros casos “… saíram batendo de porta em porta” para pedir doações.
Em 2013 o ensino médio da escola fez 577 no ENEM – a média da rede paulista foi 542. Entre 2012 e 2013 a escola avançou, pasmem, 2.000 posições no ranking nacional do ENEM. Melhor comprovação da teoria impossível. E se o ENEM melhorou é porque a educação é boa. Ou não?
Indagado sobre como os professores reagem ao modelo implantado na escola, diz:
“Quem é bom fica. Quem não estava a fim de trabalhar sério pediu transferência”.
Não há dados sobre o IDEB. Mas o Diretor acredita que o melhor ainda está por vir com as turmas que estão sendo formadas desde o início na escola, criada em 2009.
Se achamos que isso aumenta o rendimento de uma escola, que tal obrigar o Estado a dotar as escolas dos necessários recursos para que elas funcionem e usar melhor o tempo do Diretor, ao invés de aplicá-lo em mendicâncias?

Nenhum comentário: