Sidney Santiago Kuanza
por: Miguel Arcanjo Prado
O teatro ainda precisa, e muito, aumentar a participação dos negros nos palcos. E também na plateia. Infelizmente, ainda é comum ver atores negros esquecidos ou lembrados apenas para papéis pequenos e subalternos em muitas produções teatrais, assim como na televisão. Nas poltronas dos teatros, também negros sempre são a minoria, salvo raríssimas exceções. É preciso mudar. Por isso, nesta quinta (20), Dia da Consciência Negra, o Atores & Bastidores do R7 selecionou sete artistas negros do nosso teatro brasileiro que fazem a diferença no mundo das artes. Eles servem de inspiração para as novas gerações. Conheça quem são eles e viva o negro na sociedade e no teatro!
A atriz e diretora teatral Aline Negra Silva - Foto: Divulgação
A atriz e diretora Aline Negra Silva sempre se coloca quando o assunto é negritude e direitos iguais para todos. Tanto que já vem chamando a atenção de quem gosta de artistas propositivos no palco e na vida. Após cursar direção na SP Escola de Teatro, no momento ela faz um intercâmbio na Polônia. Em terra tão fria, ele representa toda a quentura de nosso teatro brasileiro.
A atriz e diretora Grace Passô - Foto: Divulgação
Atriz e diretora do grupo mineiro Espanca!, Grace Passô representa a inteligência feminina e negra em nosso teatro. Sensível, ela também é cronista e dramaturga. Beleza pura.
A atriz Rejane Faria - Foto: Divulgação
A atriz Rejane Faria integra o grupo Quatroloscinco Teatro do Comum. Formada em teatro pela UFMG, ela também atua como dramaturga e diretora nos trabalhos coletivos de sua companhia. Até o fim de novembro, participa da Ocupação Quatroloscinco no Sesc Belenzinho, em São Paulo. Um sorriso negro.
O ator moçambicano Diaz Santana - Foto: Divulgação
O moçambicano Diaz Santana movimenta o teatro de Maputo e sempre está se apresentando no Brasil, com seu Teatro Lareira. Ele faz com que nosso teatro fique cada vez mais próximo dos palcos africanos. Porque de lá viemos.
O ator Sidney Santiago Kuanza - Foto: Divulgação
Sidney Santiago Kuanza já fez sucesso em novela de TV, mas é no teatro que ele potencializa seu discurso sobre o negro no palco, junto com seu grupo Os Crespos. Formado pela EAD, na USP, ele sempre tem algo inteligente a dizer. Afinal, negro é a raiz da liberdade.
A atriz Thais Dias - Foto: Divulgação
Thais Dias é uma força imensa quando está no palco. Quem já a viu atuar em alguma peça de seu grupo, o Coletivo Negro, sabe disso muito bem. É a representante da imensidão da mulher negra em nosso teatro brasileiro contemporâneo. A nossa beleza negra.
O ator Tony Reis - Foto: Divulgação
No palco do Teat(r)o Oficina, de Zé Celso Martinez Corrêa, o baiano Tony Reis é sempre pura vida com seu sorriso exuberante. Ator potente e versátil, ele representa muito bem a negritude no palco mais tradicional do teatro brasileiro. Exala seu charme para o mundo ver.
Viva o negro todos os dias!
Fonte : R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário