sábado, 20 de dezembro de 2014

12 COISAS BIZARRAS QUE A COREIA DO NORTE FEZ EM 2014


Kim Jong-un
São Paulo –Conhecida por manter a sua população isolada do contato com o mundo exterior e pela forma exagerada com a qual cultua os seus líderes, a Coreia do Norte sempre surpreende o mundo com a excentricidade de seus decretos e atitudes.
Por exemplo, antes da morte do “querido líder” Kim Jong-il em 2011, o governo proibiu que pessoas fossem registradas com o nome do atual chefe do país, Kim Jong-un, o “líder supremo”. O decreto deixou ainda uma observação: quem já se chamasse assim deveria realizar a troca voluntariamente.
Kim Jong-un

A vida do “líder supremo” é disciplina obrigatória nas escolas

O currículo escolar ganhou uma nova disciplina obrigatória: a vida de Kim Jong-un. Segundo informações da imprensa da Coreia do Sul, a matéria será lecionada nos três anos do ensino médio no país.
É um mistério a forma como tantas aulas serão preenchidas. Com idade estimada de 31 anos,  Jong-un nunca teve os detalhes sobre a sua vida divulgados e não há notícias sobre fatos extraordinários realizados por ele. 
Um mulher soldado da Coreia do Norte mexe no celular

Foi lançado um manual de etiqueta para celulares

Uma revista estatal publicou um manual de etiqueta para que os norte-coreanos usem os celulares de forma adequada. As dicas do manual consideram, por exemplo, que as pessoas não devem falar alto ou discutir assuntos íntimos ao telefone e em público. Para as autoridades do país, este comportamento é “impensado e rude”. 
Video mostra vista da capital da Coreia do Norte, Pyongyang

O acesso gratuito de estrangeiros à rede Wi-Fi foi cortado

Desde agosto, os estrangeiros na Coreia do Norte perderam o benefício de usar a rede Wi-Fi gratuita oferecida pelo governo. E a justificativa para tal foi a de que o uso deste tipo de conexão “produz alguns efeitos”.
Contudo, de acordo com a revista The Diplomat, a verdadeira razão parece ser o encarecimento dos imóveis localizados próximos aos órgãos que contavam com esta vantagem.
Fogos de artifício na Coreia do Norte

Mr. Bean foi destaque em Festival de Cinema

A 7ª edição do maior festival de cinema do país aconteceu em setembro e teve como lema “independência, paz e amizade”. Para marcar as festividades, a organização destacou duas importantes produções britânicas: "Mister Bean: O Filme", de 1997, e "Driblando o Destino", comédia de 2002 estrelada por David Beckham. 
Choco Pie

O regime baniu as vendas do delicioso Choco Pie

Como tantas outras populações do planeta, os norte-coreanos também são loucos por doces. Gostam tanto que um suculento bolinho de chocolate recheado com marshmallow chamado “Choco Pie” se tornou uma valiosa moeda no país.
Fábricas até pagaram seus funcionários com a guloseima, pois era possível conseguir um bom dinheiro com a venda dela no mercado paralelo. A alegria durou pouco: o regime não gostou da valorização exacerbada de um produto capitalista e baniu o bolinho do país.

Nenhum comentário: