sábado, 24 de janeiro de 2015

LEMBRAR, SEMPRE, AUSCHWITZ (EM IMAGENS)

TSF RADIO NOTICIAS



A 27 de janeiro, assinalam-se 70 anos da libertação do campo de concentração de Oswiecim pelas tropas da União Soviética. Foi na Polónia que o regime nazi instalou a mais tristemente célebre fábrica de morte do Holocausto. Em alemão, diz-se Auschwitz.


Criado em 1940, o campo serviu inicialmente de prisão para cidadãos da Polónia, país que os alemães tinham invadido no ano anterior, dando início à Segunda Guerra Mundial.

A partir de 1942, e com a "solução final" da questão judaica definitivamente em marcha, Auschwitz tornou-se no maior campo de extermínio de judeus em toda a Europa.

Foram lá mortas mais de um milhão de pessoas. As vítimas eram maioritariamente judias, mas também havia ciganos, prisioneiros de guerra soviéticos, e gente de outras etnias que o regime nazi catalogava de "sub-humanos".

A maior parte foi gaseada em grandes balneários onde, em vez de água, os chuveiros libertavam o gás Zyklon B.

Nesta galeria, composta por fotografias tiradas pela agência Reuters nos últimos dias, mostra-se o que sobra, mais que isso, se preserva, do campo de concentração, que perdura como um dos lugares mais infames da história da humanidade.

Na próxima semana, 27 de janeiro, 300 sobreviventes desse pesadelo vão voltar a cruzar o portão que cinicamente, há mais de setenta anos, lhes anunciava que "o trabalho liberta".















































Nenhum comentário: