domingo, 24 de maio de 2015

12 coisas você precisa entender sobre os introvertidos

Brasil Post

INTROVERTIDOS





Deixando de lado os artigos solidários, livros e palestras, os introvertidos - ou aqueles conhecidos como "quietos" - ainda podem se sentir incompreendidos em uma sociedade que valoriza os extrovertidos tanto quanto a conectividade sem limite.
Nós juntamos os insights de especialistas e as respostas das comunidades sociais do The Huffington Post sobre qual a origem da incompreensão dos introvertidos. Abaixo estão apenas algumas coisas que eles desejariam que todos entendessem bem sobre o seu tipo de personalidade.
introvertido
1. Eles não odeiam uma boa festa.
Os introvertidos não são um bando de estraga-prazeres meio esquisitos que não gostam de se divertir. De fato, muitos introvertidos gostam de ir a festas se isso significa interagir com pessoas que os deixam à vontade.
Dureza nesses encontros sociais é a superestimulação e as conversas insatisfatórias.Laurie Helgoe explicou em seu livro Introvertid Power: Why Your Inner Life is Your Hidden Strength, que os introvertidos ficam exaustos com papo de elevador e preferem conversas mais íntimas.
"Vamos esclarecer uma coisa: os introvertidos não odeiam esse tipo de conversa porque não gostam de pessoas", escreveu a autora. "Odiamos conversa fiada porque odiamos a barreira que ela cria entre as pessoas."
2. Sentir vontade de não fazer nada não significa que eles sejam antissociais.
Quem é introvertido precisa de tempo para recarregar as baterias, mas eles ainda querem estar com seus amigos depois de terem conseguido ficar sozinhos. Eles não são antissociais; eles são seletivos socialmente.
"Só porque nove de cada 10 vezes eu recuso o seu convite, não significa que eu quero que você pare de me convidar", disse a leitora Carolyn Mae Ladas no Facebook.
3. Eles não são livros abertos (e não existe mal nenhum nisso).
Os introvertidos raramente deixam escapar a primeira coisa que vem à sua mente.Esta reflexão silenciosa é a característica deste tipo de personalidade e isto é completamente o oposto dos extrovertidos, que falam o que pensam afirmativa e rapidamente.
"Eu gostaria que as pessoas pudessem entender que eu não sinto necessidade de compartilhar cada pequeno detalhe da minha vida", disse a leitora Claire May Sarlandie-Partiot no Facebook." Se eu quiser contar algo, eu conto. Se eu não quiser, não me pressione. Isso só vai fazer eu me fechar como uma ostra."
4. O espaço pessoal é altamente valioso para eles...
Os introvertidos são mais propensos a se sentarem no corredor do que no meio para evitar estarem cercados por todos os lados, relatou Carolyn Gregoire do HuffPost, em outra ocasião. Isso lhes permite a oportunidade de sair de uma situação para recarregarem suas energias, se precisarem.
5. ...Mas sim, eles te darão um abraço.
Você só tem que pedir primeiro. Uma história em quadrinhos, criada pelo artista Roman Jones, resume perfeitamente a interação com um introvertido: deixe-o convidá-lo para a sua "bolha".
6. Só porque eles são introvertidos não significa que eles sejam tímidos...
A timidez e a introversão são muitas vezes usadas como sinônimos, mas os introvertidos são rápidos em apontar as diferenças. Os introvertidos nem sempre temem contextos sociais, eles só valorizam mais as interações menores e mais significativas - e eles se sentem perfeitamente bem nessa zona de conforto. "Minha concha é confortável e porque eu gosto de ficar lá não significa que eu seja tímido",explicou o leitor Jeremy Flores no Facebook.
7. ...ou metidos, convenhamos.
Um jeito quieto não é sinônimo de uma atitude arrogante. Quando os introvertidos não contribuem muito para uma conversa, normalmente é porque eles estão sendo mais observadores do que participativos.
"Eu estar quieta não tem nada a ver com você. Isso não significa que eu esteja sendo rude, nem esnobe... Não é nada que eu possa controlar, embora eu esteja muito consciente disso, eu posso forçar a mim mesma até que eu fico incomodada [e] mais tolerável", disse a leitora Brittany Pettus no Facebook, que disse também ser chamada de quietinha.
8. Eles não querem ser mais extrovertidos.
Muitas pessoas olham para a introversão como um problema quando, na realidade, os introvertidos gostam de seu comportamento mais calmo - e eles não têm nenhum interesse em mudar.
"A cura de um introvertido não é se tornar extrovertido. Alguns jamais iriam querer ser extrovertidos", disse a leitora Lori Armstrong no Facebook.
9. Eles lidam com o local de trabalho de forma diferente.
Os introvertidos são tipicamente avessos a trabalhar em casa e, às vezes, podem experimentar desafios ao entrar em um ambiente de trabalho ideal. Encontrar espaços tranquilos, participar apenas de reuniões importantes e ter uma rotina de contato com os colegas de trabalho pode ajudar a aliviar esses bloqueios no escritório, de acordo com Susan Cain, autora de Quiet: The Power of Introverts in a World That Can’t Stop Talking.
"Eu tendo a passar desapercebida em reuniões de trabalho onde várias pessoas estão fazendo brainstorming em voz alta, mas isso não significa que eu não me importo com o tema a ser discutido ou que eu não esteja prestando atenção", explicou a leitora Marisa Hoheb Fedele no Facebook. "Eu só preciso de um tempo sozinha, tranquila,para refletir antes de apresentar minhas ideias a um grupo."
10. Eles não são os melhores fãs de telefonemas.
"Falar no telefone pode ser uma forma de tortura. Escolhi a comunicação via texto ou chat por um motivo", disse a leitora Cindy Spreg no Facebook. "Por favor, não se ofenda se eu enviar um torpedo em vez de ligar de volta. Não é você, sou eu!"
11. Festa de aniversário surpresa é o pior.
"Eu não quero uma festona de aniversário!" explicou o leitor Jackie George no Facebook. "Eu prefiro me reunir com uns poucos amigos íntimos para uma noite tranquila de jogos, vinho e conversa do que ter uma sala cheia de pessoas que eu mal conheço, todas vidradas em mim. Ack!"
12. Eles têm uma natureza intuitiva.
Os introvertidos estão em sintonia com o ambiente, e, como resultado, eles podem captar as sutilezas das conversas e dos estados de espírito que os seus homólogos mais comunicativos podem não notar.
"Os introvertidos são muito observadores", explicou a leitora Cora Donnell no Facebook. "Se não gostamos dos seus amigos é porque podemos ver por trás do fingimento deles."
(Tradução: Simone Palma)
Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

Nenhum comentário: