terça-feira, 11 de março de 2014

DOENÇA MENTAL: ESQUIZOFRENIA


De caráter crônico e desenvolvimento gradual, a esquizofrenia é uma doença mental que afeta a vida e a saúde do paciente.

Esquizofrenia


Caracterizada por uma desorganização mental bastante complexa com sinais e sintomas bem característicos, a esquizofrenia é uma doença mental que varia entre os pacientes, mas de modo geral apresenta-se como uma confusão que dificulta a distinção entre as experiências reais e imaginárias, bem como, o pensamento lógico, o comportamento social normal e as respostas emocionais normais.


Com início na infância após os cinco anos, mas com maior prevalência na adolescência ou na fase adulta, em especial, antes dos 40 anos, a esquizofrenia é uma doença crônica que marcada para deterioração da personalidade e da vida do indivíduo o que faz necessário o acompanhamento por profissionais periodicamente e também o auxílio de um cuidador que ele aceite e se dê bem. Conheça mais sobre as principais causas, sintomas e o tratamento:
Doença mental esquizofrenia: causas


Com causa ainda desconhecida, a doença mental esquizofrenia ainda não possui nenhum fator específico para seu desenvolvimento, entretanto, alguns estudos indicam que há evidências de que a mesma seja causada por uma combinação de fatores genéticos, ambientais e biológicos que contribuem para o aparecimento da doença.


A única informação concreta que se tem sobre a causa da esquizofrenia é que pessoas com esquizofrênicos na família têm 10% de chances de desenvolverem a patologia enquanto que na população geral a doença atinge 1%.
Doença mental esquizofrenia: sintomas


Com sintomas divididos em categorias, o esquizofrênico apresenta quadros de delírios, onde se tem pensamentos irracionais e sem lógica, alucinações onde o paciente sente ou vê coisas que não existe, pensamento desorganizado e dificuldade em ter uma sequência lógica de pensamento, falta de emoções, apresentando dificuldade para demonstrar emoções de alegria ou tristeza e, por fim, alterações de comportamento, podendo estar impulsivos e, em seguida retraídos, além de quadros de agressão e agitação.


Além disso, o paciente esquizofrênico pode apresentar ansiedade, irritabilidade, nervosismo exagerado, comportamento infantil, fúria, falta de atividade falta de comunicação e musculatura rígida.
Doenças mental esquizofrenia: tratamento


Muitos pacientes com doença mental esquizofrenia são hospitalizados durante as crises de intensa agitação e irritação, pois podem se tornar muito agressivos. O tratamento requer o uso de medicamentos antipsicóticos, os quais são responsáveis por alterar o equilíbrio do cérebro e controlam os sintomas, entretanto, o uso destes fármacos trazem efeitos colaterais como tontura, sonolência, inquietação, nervosismo intenso, movimentação diminuída e tremores.


O recomendado são as terapias de apoio e a prática de técnicas comportamentais que ajudam o paciente esquizofrênico a se socializar e melhorar suas atividades sociais, bem como a construção de relacionamentos sociais.


De maneira geral, os sintomas vão diminuindo com o decorrer do tratamento medicamentoso, entretanto, o seu uso deve ser contínuo. Em alguns casos, a resposta do medicamento não é positiva e o esquizofrênico apresenta episódios repetidos dos sintomas citados.


É de extrema importância que os familiares e cuidadores recebam o apoio da equipe médica e esteja aptos e treinados para cuidar do paciente esquizofrênico, por isso, o governo oferece todo o apoio às famílias e também os serviços de apoio social para as pessoas necessitadas, caso os familiares não tenham condições para cuidar do paciente esquizofrênico.


Quer saber mais sobre a esquizofrenia?  Então assista o video abaixo)ofrenia?

)

Nenhum comentário: