sexta-feira, 1 de setembro de 2017

SEM A DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA BRASILEIROS SERÃO INDIVÍDUOS SEM CIDADANIA E SEM CONSCIÊNCIA




NOTA POLÍTICA

A FALTA DA DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA, ESTABELECE O CONTRÔLE DA MASSA, TRANSFORMANDO A MAIORIA DOS BRASILEIROS EM INDIVÍDUOS SEM CIDADANIA E SEM CONSCIÊNCIA DE SEUS DIREITOS E DE NACIONALIDADE



“O DEBATE SOBRE A COMUNICAÇÃO JÁ TARDOU TANTO QUANTO O DA REFORMA POLÍTICA. ESTÁ PASSANDO DOS LIMITES DA IRRESPONSABILIDADE, DA OMISSÃO FRENTE A ISSO. ESSA AGENDA TEM QUE ESTAR NA ORDEM DO DIA DO PRÓXIMO GOVERNO, SE FOR UM GOVERNO PROGRESSISTA, DEMOCRÁTICO E COMPROMETIDO COM A CAUSA POPULAR” (FERNANDO HADDAD)

Foram feitos enormes investimentos em educação, mas quando você entra em contato com o jovem que está dentro da universidade, usufruindo de todos os benefícios que foram promovidos pelo Presidente Lula, percebe a arrogância que eles se expressam quando dizem que ali estão porque se esforçaram. Esquecem que muitos dos que estão nas universidades estão por conta de programas que foram criados. Já ouvi jovem dizer que viajou pelo Ciência sem Fronteiras, por merecimento. Não nego. Mas quantos jamais poderiam ter podido se inscrever não fosse o programa do govêrno federal.
Minha opinião a respeito é a total falta de educação e a concentração de informações em uma mídia descompromissada com a população, especialmente com os jovens, que precisam ter acesso a uma diversidade de conteúdos e opiniões

Mas não quero falar de educação, vai chegar a hora…

Já falei tanto em Democratização da Mídia que mais do que nunca quero me tornar repetitiva.
Segundo Haddad, durante o Seminário sobre Os desafios da Comunicação nas administrações públicas, em São Luís do Maranhão, “A concentração da propriedade é contra a democracia, atrapalha a democracia. Nós temos que educar as pessoas para receberem, de forma autônoma e livre, essa informação turbinada por esses novos expedientes, para que as pessoas possam se valer da comunicação para aprofundar a democracia” E é assim a mídia brasileira, concentrada em mãos de uma dezena de famílias oligárquicas, que nunca sairam da Casa Grande.

Verdade…

Não adianta um govêrno criar as melhores condições de vida, de estudo, de saúde ou outros tantos benefícios, quando o povo lá embaixo, não se conscientiza de que uma política pública é direito dele. Não é nenhuma obrigação governamental. É direito mesmo! E tudo isso tem que ser perfeitamente esclarecido.

Os meios de comunicação no Brasil sempre estiveram nas mãos das classes altas, a serviço de seus interesses, desde tempos coloniais, dando apoio ao arremedo de República, até os dias de hoje. Se expandiu, se estruturou com novas tecnologias, e ganhou mais força quando o Brasil passou a fazer parte do rol de países dominados pelos Estados Unidos no ciclo da chamada "Guerra Fria".

As concessões de rádio e TV, por exemplo, passam de pai para filho, nas famílias oligárquicas, como capitanias hereditárias. E o resultado estamos vendo… redes de televisão, de jornais, de rádios, que se aliam a golpistas para mostrar ao povo quem são os verdadeiros “donos de suas mentes, seu comportamento, suas atitudes”, estabelecendo o contrôle de massa, transformando a maioria dos brasileiros, em indivíduos sem cidadania e sem consciência de seus direitos e de nacionalidade.

Mas como não dá pra tudo, espero que até o próximo comentário ainda não tenha acontecido a liquidação do que resta de dignidade. Espero que dê tempo de poder falar sobre o que está escondido nas gavetas dos senadores aguardando mais uma canetada fatídica.

Maristela Farias Jornalista DRT 1778/PE

Nenhum comentário: