terça-feira, 17 de outubro de 2017

ADEUS VELHO ZARA! SEGUE TEU CAMINHO DE LUTA.



Colaboratório.org
Publicado por Maristela Farias19 h
NOTA POLÍTICA
ADEUS A RICARDO ZARATTINI E AO CHAMAMENTO ‘O PETRÓLEO É NOSSO” QUE ELE GRITOU TÃO JOVEM E AGORA QUEREM DESTRUIR



“Eu tenho minha vida dedicada à luta contra o imperialismo norte-americano. Esse sempre foi o norte da minha política. Nunca tive paixão por esse ou aquele partido, essa ou aquela ou organização. O que sempre me guiou foi a luta contra o imperialismo norte-americano, que é, sem dúvida nenhuma, o inimigo número um dos povos de todo o mundo.”
“Minha história de vida é uma história de vida de todos aqueles que lutaram naquele período. A maior marca deixada não é individual, é de toda uma série de companheiros retirados da vida política e que hoje seriam pessoas importantes para que o país atingisse seus objetivos.”
Tudo, ou quase tudo já foi dito a respeito de Ricardo Zarattini em homenagem a esta figura que povoou a vida e a mente de tantos brasileiros. Não tenho muito mais a dizer a não ser deixar registrado nas páginas das redes sociais que circulo meu apreço ao homem, ao pai do Deputado Carlos Zaratini,
Ricardo Zarattini Filho foi engenheiro e ex-deputado federal. Iniciou sua militância política quando ainda era secundarista, ao jovem que aos 16 anos participou da campanha “O Petróleo é nosso”e presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE) de São Paulo.
Em 1964, no início da ditadura militar, Zarattini trabalhava como engenheiro no Nordeste e atuava na reorganização do movimento canavieiro. Em 1968, integrava o Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR) e foi preso três dias antes da decretação do Ato Institucional Nº 5 (AI-5), sendo torturado e permaneceu no Quartel Dias Cardoso (PE), onde fez amizade com alguns soldados e passou a lecionar para eles.
Em 1969, conseguiu fugir com a ajuda dos soldados. Ficou escondido em Pernambuco por um mês, com o auxílio de Dom Hélder Câmara, e depois se dirigiu a São Paulo, onde foi preso pela Operação Bandeirante (Oban). Sofreu torturas por 14 dias seguidos. Sua libertação ocorreu no mesmo ano, junto com outros 14 companheiros, em troca do embaixador americano Charles Burke Elbrick.
Foi para o México, Cuba e Chile e em 1974, voltou ao Brasil clandestinamente e, em 1978, foi novamente preso e torturado. No ano seguinte, foi libertado em decorrência da anistia.
Na década de 1980, participou das lutas pelos direitos dos trabalhadores e atuou na Assembleia Nacional Constituinte como assessor. Militante do Partido dos Trabalhadores (PT), candidatou-se à Câmara dos Deputados em 2002, mas somente em 2004 passou a exercer o mandato de deputado federal.
Ricardo Zarattini foi inocentado, em 2013, da acusação de ser o responsável, ao lado de Ednaldo Miranda, pela explosão de uma bomba no saguão do Aeroporto dos Guararapes do Recife, ocorrida em 1966. A reparação foi possível graças a documentos dos órgãos de segurança, apresentados pela Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Hélder Câmara, que os livram da acusação.
O velho Zara, como era conhecido, teve sua história marcada por 62 anos de militância política e deixa uma história que testemunha sua forte participação nos movimentos sociais e nas lutas para a construção de um Brasil justo e democrático
Na nota da Bancada do PT na Câmara dia que o Brasil fica mais triste diante da perda irreparável de Ricardo Zarattini Filho, grande revolucionário, exemplo de brasileiro apaixonado e dedicado à construção de uma Nação mais justa e solidária Deixa uma legião enorme de companheiros e companheiras que compartilharam de seus ensinamentos, de sua experiência e de sua eterna juventude para com energia lutar por um Brasil soberano e justo para a maioria do povo.
Em nota, Eleonora Menecucci, ex-ministra do governo Dilma afirma “Nós da geração de 60 perdemos uma grande referência de ética, retidão e luta. Morreu Ricardo Zaratini!!!”.
José Dirceu, ex-presidente nacional do PT, companheiro de Zarattini diz em sua nota: “Zara era um homem charmoso e nos envolvia com seu carinho e amizade. Polêmico mas sempre buscando a unidade. Já sentia sua falta pela distância, agora honro sua memória continuando sua luta. Até mais Zara, é o Zé teu camarada de luta.”
O vereador Antonio Donato Madormo(PT) diz em sua nota: “Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis.”
Difícil dizer mais alguma coisa, quando sabemos e guardamos na memória a importância de um homem que dedicou sua vida à luta de construção de uma Nação justa e solidária.
São personagens que tenho obrigatoriamente que deixar na rede social para que meu neto, possa um dia, ler a história e saber que homens de muita fibra lutaram para que este país fosse melhor para ele e para todos os brasileiros.
Maristela Farias

Nenhum comentário: