sexta-feira, 6 de outubro de 2017

PARTICIPAÇÃO POLÍTICA SEM PARTIDO, UMA OPÇÃO



AI MEU DEUS! OLHA A FRASE QUE ENCONTREI MISTURADA LÁ COM A POSIÇÃO DO STF COM RELAÇÃO A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA SEM PARTIDOS: “AFINAL, TODO O PODER EMANA DO POVO E PODE SER EXERCIDO DIRETAMENTE PELA CIDADANIA BRASILEIRA, CONFORME O PRIMEIRO ARTIGO DE NOSSA CONSTITUIÇÃO.”

E ONDE ESTAVA O JUDICIÁRIO QUE PERMITIU O IMPEACHMENT DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEF?

O STF decidiu que qualquer um de nós pode se candidatar sem que esteja alinhado ou aliado com nenhum partido, até porque isso está definitivamente reconhecido quando o país aderiu ao pacto de São José da Costa Rica, conhecido como Tratado Interamericano de Direitos Humanos o qual, em seu artigo 23, proíbe que o direito do cidadão de votar e ser eleito seja condicionado a uma filiação partidária.
O danado, o que me intriga e eu fico muito irada é porque às vezes tenho um acesso de não entender certas coisas. É que nas coisas que leio vejo uma mistura da gota serena quando dizem que o STF tem que reconhecer que a filiação a um partido está definitivamente afastada e que tudo isso está sendo reconhecido por conta da famigerada e assassina lavajato que por acaso descobriu e mostrou que TODOS os partidos se tornaram verdadeiras organizações criminosas. Segundo os julgadores, o STF, trata-se da principal medida para a tão esperada renovação dos quadros políticos, acabando com a equivocada ideia de que os partidos têm o monopólio da política brasileira.

Ai meu Deus! Olha a frase que encontrei misturada lá com a posição do STF com relação a PARTICIPAÇÃO POLÍTICA SEM PARTIDOS: 

“AFINAL, TODO O PODER EMANA DO POVO E PODE SER EXERCIDO DIRETAMENTE PELA CIDADANIA BRASILEIRA, CONFORME O PRIMEIRO ARTIGO DE NOSSA CONSTITUIÇÃO. ALÉM DISSO, A CARTA MAGNA PREVÊ QUE NINGUÉM PODE SER OBRIGADO A ASSOCIAR-SE PARA EXERCER SEUS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS (ARTIGO 5º, XX).
É INCONCEBÍVEL QUE UM CIDADÃO QUE QUEIRA CONTRIBUIR COM O PAÍS SEJA OBRIGADO A FILIAR-SE AOS ATUAIS PARTIDOS, TORNANDO-SE CÚMPLICE DE TODOS OS CRIMES COMETIDOS POR ESSAS AGREMIAÇÕES.”

Aí me belisco e pergunto: onde danado estava o Judiciário quando permitiu e se tornou cúmplice de deputados e senadores que tramaram durante um ano com o conhecimento dos magistrados que uma Presidenta honesta, legitimamente eleita pelo povo fosse impeachmada e em seu lugar ocupasse um golpista que está destruindo e entregando o país a custo de nada.

Afinal, se todo poder amana do povo e pode ser exercido diretamente pela cidadania brasileira, conforme o primeiro artigo de nossa Constituição de 88 porque o STF permitiu que o voto do povo fosse conspurcado?

Fui procurar quem está por trás dessa velha novidade e encontrei um Jurista. Já fiquei com medo ...e já adianto que não sou contra até porque quase 90% das nações do Ocidente admitem candidaturas avulsas (independentes). Macron chegou à presidência da França por esse caminho. A mesma coisa ocorreu na Islândia e na Áustria. Os prefeitos de Tóquio e de Valparaíso (Chile), dentre dezenas de outros, são independentes.

No exótico grupo dos poucos que proíbem essa modalidade de candidatura, afirma o advogado Mezzomo, que levou o tema ao STF, figuram Tanzânia, Guiné, Suriname, Uzbequistão, Camboja, Angola, Brasil, Uruguai e Argentina.

Mas quando abri uma página pra ler alguma oisa a respeito, encontrei uma frase do Doutor Luiz Flávio Gomes afirmando “AÉCIO, LULA, TEMER ETC: OS PIORES POLÍTICOS DO MUNDO”
Pronto! Como já estão fazendo manifestações na Paulista, associei de imediato ao MBL, que todos conhecemos.

Maristela Farias -Jornalista DRT 1778/PE

Nenhum comentário: