sexta-feira, 20 de setembro de 2013

CRIANÇAS FORA DA ESCOLA


Unschooling (Un) definid


Pin It
Pin It



Pensei em colocar a caneta no papel, ou os dedos ao teclado, e tentar explicar um pouco sobre a nossa vida fora da escola.

É fácil definir "escolaridade", porque todos nós fomos para a escola quando estávamos crescendo. E, no entanto a maioria das pessoas desconhecem a história da escolaridade obrigatória, e pode se surpreender com as suas raízes!

É fácil definir homeschooling (embora as pessoas ainda muitas vezes não compreendem isso) porque, em essência, é replicar em casa o que é feito / ensinado nas escolas, muitas vezes com a mentalidade de que o currículo pode ser ensinado de forma mais eficaz em casa, por causa da maior proporção de adulto para o aluno.

Mas o que acontece quando as crianças não vão à escola, ou até mesmo fazer "escolar" em casa? Agora que está mindbloggling a maioria das pessoas! É difícil imaginar ou entender, então, por isso, teme-se, julgado, mal interpretado. Curiosamente, apesar do fato de que a maioria das pessoas realmente não gostam da experiência escolar crescendo, e que a maioria das pessoas reconhece as deficiências do sistema educacional, a idéia de acabar com ele pode ser aterrorizante! A idéia de que as crianças podem ser capazes de crescer livremente, fora da estrutura do sistema educacional parece absurda para a maioria das pessoas. Isso, por si só, é uma evidência de que a escolaridade trabalhou na maioria das pessoas! A maioria das pessoas já aprenderam que eles mesmos não podem ser confiáveis ​​para saber o que eles precisam saber, a menos que um professor "ensina-los". Apesar do fato de que a maioria das pessoas não duvidam da capacidade das crianças de aprender em casa até a idade de 5, e reconhecer que as pessoas continuam aprendendo após a idade de 17 anos, que de alguma forma acho que entre as idades de 5 e 17 os seres humanos são incapazes de aprender, de repente, sem um professor, ou material escolar!

Chame do que quiser - unschooling, aprendizagem da vida, autodidatismo, auto-aprendizagem, aprendizagem natural, a aprendizagem orgânica .... pode parecer difícil de descrever, e difícil de entender, mas basicamente ele está vivendo como se a escola não existe, semelhante ao que você fez antes de você nunca foi para a escola, e depois que você terminou. É uma forma de homeschooling, mas não é homeschooling porque não é nível de escolaridade. É vivendo e aprendendo com a vida real, e não em uma sala de aula com aulas previstas e os resultados necessários. Ele não está aprendendo com uma agenda ou por coerção, porque alguém "lá fora" decidiu que todas as crianças de uma certa idade deve saber uma coisa certa. Ele está aprendendo naturalmente a partir das experiências que surgem em seu caminho, ou que você percebe que seria útil saber. É mais sobre como encontrar as respostas para as perguntas que você está pedindo, do que tentar responder as perguntas que outra pessoa está fazendo. Oh, que os nossos filhos nunca vão parar de perguntar "Por quê?"

Para mim, tem sido um processo interessante e às vezes difícil de tentar obter "escola de pensar" fora da minha própria cabeça, a fim de criar um ambiente unschooling livre em nossa casa. Este processo, muitas vezes chamado de " desescolarização ", pode ser muito mais fácil dizer do que fazer, sendo que a maioria de nós foram educados para pelo menos 12 anos, e continuar a ver as escolas e crianças em idade escolar em torno de nós. É tão fácil de considerar a "norma" ser a única, ou melhor, maneira.Para mim, o meu desescolarização foi agravado pelo meu desejo de infância de ser um professor de escola primária. Na verdade, quando meus dois filhos mais velhos veio pela primeira vez para casa da escola eu estava muito animado que eu pudesse, finalmente, ser um professor e uma mãe. Não demorou muito antes de eu percebi que a vida vai ensinar-nos a todos! Eu não estava indo para chegar ao " jogar escolas "com os meus filhos! E eu não quero mais! Estamos nos divertindo muito viver a vida nos limitar a jogar escolas.

É claro que uma das partes mais difíceis da desescolarização para a maioria das pessoas é que, bem ...... ele simplesmente não parece ... escola! E temos sido levantada a duvidar da nossa própria capacidade de aprender, se não for ensinado por um professor em um ambiente "educacional". Por isso, pode ser difícil de acreditar que quando estamos vivendo a sua vida (o que geralmente significa jogar em suas várias formas!), Eles também estão aprendendo apenas o que eles precisam agora. E isso pode ser difícil de acreditar que quando eles encontram uma necessidade de saber algo que eles vão fazer o que eles precisam fazer para aprender! Eles não vão temê-lo, ou ter medo de "ficar a resposta errada se o professor pede", ou olhando estúpido por fazer perguntas. Eles não vão ser furado pela aprendizagem ("Mas o sino sumiu, senhorita! Não podemos ir?") Ou aprendizagem separado em algo que eles só fazem na escola ou quando estão fazendo lição de casa. Mas a confiança pode ser tão difícil.

E unschooling requer confiança. Confie em que as crianças têm uma tendência natural para aprender, que são naturalmente curiosas (pelo menos até a escola amortece os seus sentidos ou atenua a sua curiosidade, como faz para muitos). Ele não está ensinando para o teste, ou até mesmo pensar sobre o que seria em um teste! Ele está deliciando-se com a alegria de viver, e confiando que a criança (ou adulto) que está totalmente envolvido em uma atividade, estará aprendendo. Tente passar um dia sem aprender nada! John Holt escreveu: "Confiar em crianças, devemos primeiro aprender a confiar em nós mesmos ... ea maioria de nós foram ensinados como crianças que não podem ser confiáveis."

Em resposta à pergunta "O que acontece quando você crescer e achar que você não tenha aprendido alguma coisa que você precisava para aprender" um muito inteligente de 10 anos de idade, disse simplesmente: "Eu vou aprender isso então!" Todos nós temos lacunas em nosso conhecimento. Nós não precisamos ter medo deles. Podemos aprender o que precisamos saber, quando precisamos conhecê-lo.Como podem as crianças em idade escolar. Por que temer o futuro tanto? Vamos viver esse momento de alegria, ea próxima ... ea próxima .... E antes de conhecê-lo, os nossos filhos vão estar a olhar para trás, vidas vividas com alegria, e continuando a fazê-lo como eles se movem para o próximo capítulo.Assim como nós.

Ele pode ser útil, como adultos, de olhar para trás em nossa vida e considerar o que aprendemos e como aprendemos que, para comparar a forma como fomos ensinados na escola, com a maneira que nós aprendemos agora. Eu sei que para mim, se eu quiser saber mais sobre alguma coisa ou precisa saber alguma coisa, eu vou desenhar em todos os tipos de recursos para encontrar as respostas que precisa saber: pessoas que sabem mais do que eu, livros da biblioteca, revistas , manuais de instrução, experiência, talvez um curso ou dois, se eu acho que vai ser interessante e relevante. E .... esperar por ele, até mesmo TV (sim, TV - é um recurso tão válida quanto qualquer outra)! Claro, há também a internet.

Ah, a internet ..... o melhor amigo de um unschooler. Realmente abriu o mundo do conhecimento para as massas. Era divertido, e ainda assim surpreendente, quando minha filha, com a idade de cerca de 4, disse: "Vamos 'Google it', mamãe!" Muitas universidades têm palestras de seus principais professores disponíveis gratuitamente online. Se você quiser saber mais sobre alguma coisa, você está certo de ter uma boa vantagem sobre a internet. Mesmo o currículo escolar está disponível gratuitamente por lá, se você está realmente interessado em descobrir o que as crianças da escola são, aparentemente, deveria estar aprendendo durante os seus 12 anos de reclusão. Está tudo muito bem definido ano a ano, de modo que você pode fazer se o seu filho é "manter-se", e não "ficar para trás". Como se o que realmente importa no grande esquema da vida.

Tenho certeza que você está familiarizado com o show "É você mais esperto do que um 5o Grader?" Uma noite, estava assistindo na TV e eu disse para as crianças, "Você percebe que os tipos de coisas que eles pedem em este show são fatos muito bem básicas que você pode simplesmente olhar para cima as respostas, se você realmente quer saber? "Então eu fiz uma pequena experiência. Eu abri meu fiel página do Google e correu os concorrentes cada vez que uma pergunta foi feita. Toda vez que eu tinha a resposta antes que eles fizeram. Não era uma coisa que eu não era capaz de descobrir muito facilmente e rapidamente. Às vezes, a resposta ainda apareceu quando eu estava digitando as palavras-chave no motor de busca! Eu nem sequer tenho que abrir o site.

Eu não acho que as cabeças precisam ser recheada de conhecimento apenas no caso de que seja necessário um dia. É muito mais alegre e emocionante e normal, para saber o que você precisa saber quando você precisa conhecê-lo, porque você quer conhecê-lo ou apreciar os benefícios secundários de conhecê-lo. Alguma vez você já tentou aprender sobre algo que você não está apenas interessado? Um amigo me disse recentemente que seu filho está realmente em um determinado tipo de jogo de computador. Ele gosta de contar a ela sobre isso, e ela realmente tenta ouvir o que ele diz com interesse, mas eis e eis que a próxima vez que ele fala com ela sobre isso, torna-se dolorosamente óbvio que ela não manteve a maior parte do informações que ele lhe disse da última vez, então ele tem que repeti-lo novamente. Ela só não é tudo o que interessa no jogo. Mesmo que ela adora o filho e tenta estar interessado no jogo, porque é importante para ele, é muito difícil para ela absorver e reter informações sobre o assunto que não se relaciona com a vida dela e que ela não vê necessidade de ou tem nenhum interesse em, fora de seu amor por seu filho.

Algumas pessoas pensam unschooling é "não fazer nada", só porque você não está "fazendo escola". Mas longe disso! Unschooling não está fazendo nada - está fazendo nada! E tudo! O que quer que seu coração deseja (pai e filho)! Encontrar maneiras de seguir as suas paixões, descobrir o que você precisa saber ao longo do caminho, a aprendizagem por fazer, mais do que antes de fazer.

Como pai, minha responsabilidade é a de fornecer uma rica, emocionante, país das maravilhas para meus filhos para explorar, tanto dentro de nossa casa, e no mundo exterior. Cabe a mim encontrar recursos para apoiá-los em seus interesses, sugerir oportunidades para eles que eles não podem tropeçar em cima de si. Para se envolver com eles, observá-los, deliciar-se com eles, ouvi-los, realmente ouvir, conversar com eles, ver o 700 reprise de seu programa de TV ou filme favorito com eles, validar suas paixões ao invés de enfraquecê-los ou se preocupar com "ampliando sua interesses ", compartilhar as coisas que eu amo com eles e compartilhar as coisas que amam com eles também.Para dar-lhes tempo e espaço para apenas "ser". Para apreciar e deliciar-se com que o meu filho é, ao invés de colocar todo o meu esforço em preparar-se para um futuro que pode nunca chegar. Para trazer coisas maravilhosas e pessoas em suas vidas. E para ficar fascinado pela vida mesmo! Não se trata apenas focar no que eles estão fazendo, mas vivê-la eu mesmo, ao lado deles. É ser seu parceiro na sua jornada pela vida, buscando minhas paixões também, não apenas assistindo passivamente e desconexa, enquanto eles perseguem deles. Isso pode fazer tudo parecer muito glamourosa. É certamente uma vida privilegiada, uma que eu me sinto abençoada por ser capaz de viver. Mas não é perfeito! É apenas a vida, e todas as verrugas. Ele só não tem escola nele.

Tem sido dito, "Homeschooling: todo o mundo é a nossa sala de aula."
Eu prefiro dizer: "Unschooling: o mundo inteiro é nosso playground"

Quando eu comecei a blogar eu ia ter um blog para questões de justiça social, um para as questões éticas / ambiental, uma para unschooling, etc, mas então eu percebi que eu simplesmente não conseguia separar a nossa unschooling de tudo o que fazemos, porque tudo isso faz parte de um grande todo conectado. Nós não estar separada da aprendizagem. Nós não vida separada em disciplinas.

Você deve ter notado a partir de meu título para este post, que é muito difícil pensar na melhor palavra a ser usada para descrever essa filosofia de aprendizagem. Na realidade, já existia muito antes escolas foram já pensou em, ea raça humana fez muito bem até esse ponto. Algumas pessoas sentem que unschooling soa negativo, e de certa forma ele faz, mas por outro lado, algumas coisas são tão indefinível que a maneira mais fácil de dizer o que é, é simplesmente por definir o que não é . Então unschooling é como tudo fora do sistema escolar, fora da "escola de pensar". Escola, por sua própria natureza, tem uma cerca em torno dela. Então unschooling é tudo do lado de fora da cerca. O truque é ver o muro que está no nosso pensamento também - a barreira invisível. E encontrar a coragem para ultrapassá-lo e ser livre!

Eu pensei que seria bom para terminar com alguma validação por algumas pessoas famosas de tempos idos, cujas palavras maravilhoso dar credibilidade e validação para esta grande aventura chamada unschooling ... aprendizagem natural ... aprendizagem da vida ....

"Se nós ensinamos as crianças a falar, eles nunca aprendem." William casco

"Não se treinar as crianças a aprender pela força e severidade, mas encaminhá-los para ele por que diverte suas mentes, de modo que você pode ser melhor capaz de descobrir com precisão a tendência peculiar do gênio de cada um." Plato! (428-348BC)

"Todo mundo é um gênio. Mas se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ele vai viver toda a sua vida acreditando que ele é estúpido. "Elbert Einstein

Nenhum comentário: