"Jiddu Krishnamurti nasceu na Índia em 1895 e a partir dos treze anos de idade passou a ser educado pela Sociedade Teosófica, que o considerava o veículo para o "Instrutor do Mundo", cujo advento proclamavam. Krishnamurti logo emergiu como um poderoso, descompromissado e inclassificável instrutor, cujas palestras e escritos não estavam vinculadas a nenhuma religião específica, não sendo do Oriente nem do Ocidente, mas para o mundo todo. Repudiando com firmeza a imagem messiânica, em 1929 dissolveu dramaticamente a grande e rica organização que havia sido criada à sua volta, e declarou ser a verdade "uma terra sem caminhos", à qual nenhuma religião formalizada, filosofia ou seita daria acesso."
Eis aqui um rico e curioso diálogo sobre questões da consciência (e inconsciência) humana exploradas por três grandes figuras: o filósofo indiano Jiddu Krishnamurti (1895-1986), o físico anglo-americano-brasileiro David Bohm (1917-1992) e o psiquiatra americano, David Shainberg (1932-1993). Se Jung estava certo ao dizer que o Yoga “é uma descrição filosófica dos fenômenos psíquicos” (Yoga & Consciência, Antonio Renato Henriques), esse diálogo toca seguidamente nesse capacidade, errando e acertando, errando e acertando de novo e de novo. Esse diálogo de 1h faz parte de uma série “The Power of Illusions“, que contém outras sete partes, todas filmadas em Brockwood Park (Inglaterra) emmaio de 1976. E que virou livro em 1979, intitulado “The Wholeness of Life“.
Porque nós dividimos o consciente do inconsciente? Ou é um processo unitário total se movimentando? Não escondido, não oculto, mas movendo-se como uma corrente inteira?
~ Jiddu Krishnamurti
O inconsciente existe? Está em outro lugar oculto, fragmentado, e vem à tona quando explorado e trazido à consciência? Ou é tão óbvio que estã todo tempo à nossa frente e não vemos? O que o inconsciente tem a ver com a imagem que fazemos de nós mesmos? O que acontece com uma criança quando ela parece sofrer? O que os pais tem a ver com a imagem que a criança faz de si mesma? Essa e várias outras questões são propostas por Krishnamurti, e Shainberg faz um papel absolutamente essencial que é o de questionar o filósofo e o de injetar as questões da psicologia moderna nessa investigação filosófica existencial— que apesar de ser inominada, tem óbvia influência da milenar tradição hindu e suas mil escolas, como o Yoga e a Teosofia. Nesse sentido, o psiquiatra Shainberg aparece para aprimorar e dar mais nitidez a questões e dúvidas que a psicologia propõe e estuda, confrontando-as com as respostas da sabedoria sintetizada de Krishnamurti. Como, por exemplo, quando se discute a influência dos pais e a necessidade biológica e psíquica da criança de sua presença e proteção. Essa tradução em exemplos práticos é parte desse diálogo de aparentes opostos:
Krishnamurti – Eu não quero pensar em alguém porque ele me feriu. Isso não é o inconsciente, não quero pensar nisso.
Shainberg – Certo.
Krishnamurti – Estou consciente, ele me feriu e não quero pensar nisso.
Bohm – Mas um tipo de situação paradoxal surge porque eventualmente você fica tão bom nisso que não percebe que está fazendo isso. Quer dizer, isso parece acontecer.
Krishnamurti – Sim, sim.
Bohm – As pessoas tornam-se tão hábeis em evitar aquelas coisas que param de perceber que estão fazendo. Torna-se habitual.
Shainberg – Certo. Acho que é isso que acontece. Que esses tipos de coisas, as feridas…
Krishnamurti – A ferida permanece.
Shainberg – A ferida permanece e nós esquecemos que nos esquecemos.
A questão da imagem que fazemos de nós mesmos é central e não demora a Krishnamurti colocá-la na mesa de centro, com a anuência de Shainberg e Bohm. ”Porque eu tenha essa imagem (de mim mesmo) pra começar? Isso é o inconsciente”, propõe Shainberg. “É inconsciente? É nisso que quero chegar. Ou isso é tão óbvio que não olhamos?“, responde Krishnamurti.
“Enquanto você tiver uma imagem de si mesmo, você não terá nenhuma relação com o outro”.
~ Jiddu Krishnamurti
Segue o vídeo do quinto diálogo da série, “Existe o Cérebro Inconsciente?” (57min42seg), legendados em português e publicados no YouTube pelo canal KrishamurtiBrasil:
"Quando você percebe que não existe um método, nenhum sistema, nenhum mantra, nenhum professor, nada no mundo que vai ajudá-lo a ficar quieto, quando você percebe a verdade que é só a mente tranquila que vê, então o mente se torna extraordinariamente calmo. É como ver o perigo e evitá-lo. Da mesma forma, visto que a mente deve estar completamente tranquila, é tranquilo.
"Se você começou a meditar, não será meditação. Se você se propôs a ser bom, a bondade nunca será flor. Se você cultivar a humildade, ela deixa de ser. A meditação é como a brisa que vem em quando você deixar a janela aberta, mas se você deliberadamente mantê-lo aberto, deliberadamente convidá-lo para vir, ele nunca vai aparecer. "
" Psicologicamente, interiormente, são nós ciente de as nossas respostas? Estamos conscientes quando não estamos dizendo a verdade, quando estamos entregando-se a falar de casal, quando estamos dizendo uma coisa e fazendo outra coisa, quando estamos citando outros? Está seguir, todo este fenómeno de ser passivo, que é a de ser tradicional, que consiste em conformar - em conformidade com um exemplo. Este senhor disse ontem: "Não é um exemplo perfeito. E por que precisamos de um exemplo? Isso não é conformismo, em que é que não imitação, medo e autoridade e seguintes? Tudo o que é tradicional. Tivemos milhares de exemplos - certo? E nós queremos ser isso. E, em que existe a aceitação, não verbalmente, essencialmente, da autoridade. Tradição implica autoridade, conformismo, a imitação, depois. "
"Um é para sempre comparando-se com o outro, com o que se é, com o que deve ser, com alguém que é mais sorte. Esta comparação realmente mata.
A comparação é degradante, ela perverte a própria perspectiva. E em uma comparação é levantada. Toda a nossa educação é com base nele e assim é a nossa cultura. Portanto, não é a luta eterna para ser algo diferente do que se é.
A compreensão do que é desvenda a criatividade, mas a comparação gera a competitividade, a crueldade, a ambição, o que nós pensamos que traz progresso.
Progresso só levou tão longe a guerras mais cruéis e miséria que o mundo já conheceu. Para educar os filhos sem comparação é verdadeira educação. "
"Este é o terreno comum sobre o qual toda a humanidade está. E tudo o que acontece no campo dessa consciência que somos responsáveis. Ou seja: Se eu sou violento, eu estou adicionando a violência para que a consciência de que é comum a todos nós. Se eu não sou violento, não estou adicionando a ele, eu estou trazendo um totalmente novo fator para que a consciência. Então, eu estou profundamente responsável quer contribuir para que a violência, para que a confusão, a terrível divisão, ou como eu reconheço profundamente em meu coração, em meu sangue, nas profundezas do meu ser, que eu sou o resto do mundo, Eu sou homem, eu sou o mundo, o mundo não está separado de mim, então eu me tornar totalmente responsável. "
"É estranho que tenhamos tão pouca relação com a natureza, com os insetos e do sapo pulando ea coruja que as buzinas entre as colinas de chamada para a sua companheira. Nós nunca parecem ter um sentimento por todos os seres vivos na terra. Se pudéssemos estabelecer uma relação profunda e permanente com a natureza nunca mataria um animal para o nosso apetite, nunca faria mal, vivissecção, um macaco, um cachorro, um porquinho da índia para o nosso benefício. Gostaríamos de encontrar outras maneiras de curar as nossas feridas, curar nossos corpos. Mas a cura da mente é algo totalmente diferente. Que a cura leva gradualmente lugar se você estiver com a natureza, que a laranja na árvore, ea lâmina de grama que empurra através do cimento, e as colinas cobertas, oculto pelas nuvens. Este não é o sentimento ou imaginação romântica, mas uma realidade de uma relação com tudo o que vive e se move sobre a terra. Homem matou milhões de baleias e ainda é matá-los. Tudo o que derivam do seu abate pode ser obtido por outros meios. Mas, aparentemente, o homem gosta de matar as coisas, o cervo fugaz, a gazela maravilhosa eo grande elefante. Gostamos de matar uns aos outros. Esta matança de outros seres humanos nunca parou de toda a história da vida do homem sobre a terra. Se pudéssemos, e devemos, estabelecer uma relação duradoura longa e profunda com a natureza, com as árvores reais, os arbustos, as flores, a grama e as nuvens em movimento rápido, então nós nunca mataria outro ser humano, por qualquer motivo. Crime organizado é a guerra, e embora nós protestar contra uma guerra particular, a nuclear, ou qualquer outro tipo de guerra, nunca se manifestaram contra a guerra. Nós nunca disse que para matar outro ser humano é o maior pecado do mundo ".
Afinal de contas, a bondade só pode florescer no espaço, assim como a virtude só pode florescer quando há liberdade.
Podemos ter liberdade política, mas por dentro não somos livres e, portanto, não há espaço. Nenhuma virtude, nenhuma qualidade que vale a pena, pode funcionar ou crescer sem esse vasto espaço dentro de si mesmo.
E o espaço eo silêncio são necessários porque é só quando a mente está em paz, uninfluenced, inexperiente, não realizada por infinitas variedades de experiência, que pode vir em cima de algo totalmente novo. "
"Não é muito complexo, embora possa ser difícil. Você vê, nós não começarmos com o real, com a verdade, com o que estamos pensando, fazendo, desejando, começamos com suposições, ou com os ideais, que não são realidades, e por isso estamos desviados. Para começar com fatos e não com suposições, precisamos de muita atenção, e todas as formas de pensar que não sejam originários do real é uma distração. É por isso que é tão importante para entender o que está realmente acontecendo dentro e em torno de um. "
"A natureza faz parte da nossa vida. Nós cresceu a partir da semente, a terra, e nós somos parte de tudo isso. Mas estamos perdendo rapidamente a sensação de que somos animais como os outros.
Você pode ter uma sensação de que a árvore, olha para ele, ver a beleza dela, ouvir o som que faz, ser sensível à plantinha, para a pequena erva daninha, para que trepadeira que está crescendo para cima do muro, para o luz sobre as folhas e as muitas sombras?
É preciso estar ciente de tudo isso e ter a sensação de comunhão com a natureza ao seu redor. Você pode viver em uma cidade, mas você tem árvores aqui e ali. Uma flor no jardim próximo pode ser mal conservado, cheio de ervas daninhas, mas olhar para ele, sinto que você é parte de tudo isso, parte de todas as coisas vivas. Se você ferir a natureza que está prejudicando a si mesmo. "
"Muito poucos de nós desfrutar de nada. Temos muito pouco de alegria em ver o pôr do sol ou da lua cheia, ou uma pessoa bonita, ou uma árvore bonita, ou um pássaro em vôo, ou uma dança. Nós realmente não gosta de nada. Nós olhamos para ele, estamos superficialmente divertido ou excitado por ela, temos uma sensação que chamamos de alegria. Mas o prazer é algo muito mais profundo, que deve ser entendida e ido para.
À medida que envelhecemos, mas queremos aproveitar as coisas, a melhor saiu de nós, queremos aproveitar outros tipos de sensações - paixões, luxúria, poder, posição. Estas são todas as coisas normais da vida, embora eles são superficiais, não estão a ser condenado, não se justificam, mas para ser compreendido e dado o seu lugar certo. Se você condená-los como sendo inútil, como sendo sensacional, estúpido ou não espiritual, você destrói todo o processo de vida.
Para conhecer a alegria deve-se ir muito mais profundo. Alegria não é mera sensação. Ela exige refinamento extraordinário da mente, mas não o refinamento do auto que reúne mais e mais para si mesmo. Tal eu, um homem, nunca pode compreender este estado de alegria em que o apreciador não é. Um tem que entender essa coisa extraordinária, caso contrário, a vida se torna muito pequeno, mesquinho, superficial - nascer, aprender algumas coisas, sofrendo, tendo as crianças que têm responsabilidades, ganhar dinheiro, ter um pouco de diversão intelectual e depois morrer ".
"Assim, em meditação não há controlador, não há nenhuma atividade da vontade, que é o desejo. Em seguida, o cérebro, todo o movimento do cérebro, além de sua própria atividade, que tem o seu próprio ritmo, torna-se absolutamente quieto, em silêncio. Não é o silêncio cultivado pelo pensamento. É o silêncio de inteligência, o silêncio da inteligência suprema.
Nesse silêncio que é sem nome vem, sem nome é. O que é sagrado, imóvel, não é tocado pelo pensamento, pelo empenho, pelo esforço. É a forma de inteligência que é o caminho da compaixão. Então o que é sagrado é eterna. Isso é meditação. Tal vida é uma vida religiosa. Em que há uma grande beleza. "
"Para descobrir o verdadeiro significado da felicidade, devemos explorar o rio de auto-conhecimento. O auto-conhecimento não é um fim em si mesmo. Existe uma fonte de um córrego? Cada gota de água desde o início até ao final faz com que o rio. Imaginar que vamos encontrar a felicidade na fonte deve ser confundido. Ele pode ser encontrado onde você está no rio de auto-conhecimento ".
"O que você entende por felicidade? Alguns dizem que a felicidade consiste em conseguir o que quer. Você quer um carro, e você obtê-lo, e você está feliz. Eu quero um sari ou roupas, eu quero ir para a Europa e se eu puder, eu estou feliz. Quero ser o maior político, e se eu conseguir, eu estou feliz, se eu não conseguir, eu sou infeliz. Então, o que vocês chamam de felicidade é conseguir o que quer, a realização ou sucesso, tornando-se nobre, recebendo tudo o que quiser.
Contanto que você quer alguma coisa e você pode obtê-lo, você se sente muito feliz, você não está frustrado, mas se você não consegue o que quer, então começa a infelicidade. Todos nós estamos preocupados com isso, não só os ricos e os pobres. Os ricos e os pobres todos querem conseguir algo para si, para sua família, para a sociedade, e se eles são impedidos, parado, eles vão ser infeliz.
Nós não estamos discutindo, não estamos dizendo que os pobres não devem ter o que querem. Esse não é o problema. Estamos tentando descobrir o que é a felicidade, e se a felicidade é algo de que você está consciente. No momento em que você está consciente de que você está feliz, que você tem muito, é que a felicidade? No momento em que você está consciente de que você é feliz, não é felicidade, não é?
"O dia que você ensinar a criança o nome do pássaro, a criança nunca vai ver aquele pássaro novamente"
"Se estamos confusos em relação às coisas do mundo - alimentação, vestuário, abrigo, relacionamento e idéias - como podemos encontrar a realidade? Nós só podemos inventar a realidade. Então, Deus, a verdade, ou realidade, não é para ser conhecido por uma mente que está confusa, condicionado, limitado.
Como pode a mente pensar a realidade ou Deus? Tem primeiro a si decondition. Ele tem de libertar-se de suas próprias limitações, e só então ele pode saber o que Deus é, obviamente, não antes. A realidade é o desconhecido, e que é conhecido não é o real ".
"Você está esperando por mim para descrever o que esse silêncio é para que você possa compará-lo, interpretá-lo, levá-lo para longe e enterrá-lo. Não pode ser descrita. O que pode ser descrito é o conhecido, ea liberdade do conhecido pode vir a existir somente quando há um morrer todos os dias para o conhecido, para as feridas, as lisonjas, para todas as imagens que você fez, para todas as suas experiências. "
"Há uma observação do passado, uma vez que passa, mas não ocupação com o passado. Assim, a mente está livre para observar e não escolher.
Onde há escolha neste movimento do rio da memória, não há ocupação, e no momento a mente está ocupada, está preso no passado, e quando a mente está ocupada com o passado, é incapaz de ver algo real, verdadeiro, novo, original, não contaminada.
Uma mente que está ocupada com o passado - o passado é toda a consciência que diz: - 'isso é bom, isso é certo, isso é ruim, isso é meu, isso não é meu "- nunca pode saber o real.
Mas a mente desocupada pode receber o que não é conhecida, a qual é a desconhecida. Este não é um estado extraordinário de algum yogi, algum santo.
Basta observar sua própria mente, como direta e simples que é. Veja como sua mente está ocupada. E a resposta, com o que a mente está ocupada, lhe dará a compreensão do passado e, portanto, a liberdade do passado.
Você não pode escovar o passado de lado. Ele está lá. "
"Qualquer realização, seja do indivíduo ou da coletividade, torna-se um meio de poder. Sucesso neste mundo, eo poder que a auto-controle e auto-negação trazer, devem ser evitados, pois ambos distorcem a compreensão. É o desejo de sucesso que impede a humildade e sem humildade como pode haver entendimento?
O homem de sucesso é endurecido, fechado em si mesmo, ele está sobrecarregado com sua própria importância, com suas responsabilidades, conquistas e memórias. Deve haver liberdade de responsabilidades auto-assumido e do peso da conquista, pois o que é pesado para baixo não pode ser rápida e compreender exige uma mente rápida e flexível. Mercy é negado ao sucesso, pois são incapazes de conhecer a própria beleza da vida que é o amor. "
"Afinal, você e eu somos o resultado do coletivo, não estamos? E deve haver seres humanos individuais que completamente rompido com o coletivo, da sociedade, que estão livres do condicionamento, não em camadas ou em alguns pontos, mas totalmente, pois é só essas pessoas que podem saber o que é verdade ou Deus - Não é o homem da tradição, e não o homem que faz japa, toca a campainha, cita o Gita, e vai para o templo todos os dias. É o povo irreligiosos que fazem isso. "
"Você é responsável por toda a humanidade, não para si mesmo como um ser humano separado, que é uma ilusão psicológica ... Se um agarra o pleno significado do fato de que um é psicologicamente o mundo, então a responsabilidade torna-se irresistível amor."
"Tudo o que eu sou - ciumento, invejoso, orgulhoso, ambicioso, o que quer que seja - podemos não apenas observá-lo sem condenação? Porque o próprio processo de condenação é uma outra forma de condicionamento que é. Se alguém entender todo o processo de si mesmo, não deve haver identificação, condenação ou julgamento, mas uma tomada de consciência em que não há escolha, apenas uma observação. Se você tentar, você vai ver como é extraordinariamente difícil. Porque toda a nossa moral, a nossa formação social e educacional, nos leva a comparar e condenar, julgar. E no momento que você julga, você parou o processo de pesquisa, insight. Assim, no processo de relacionamento, a pessoa começa a descobrir que os caminhos do auto é. "
"Tudo o que eu sou - ciumento, invejoso, orgulhoso, ambicioso, o que quer que seja - podemos não apenas observá-lo sem condenação? Porque o próprio processo de condenação é uma outra forma de condicionamento que é. Se alguém entender todo o processo de si mesmo, não deve haver identificação, condenação ou julgamento, mas uma tomada de consciência em que não há escolha, apenas uma observação. Se você tentar, você vai ver como é extraordinariamente difícil. Porque toda a nossa moral, a nossa formação social e educacional, nos leva a comparar e condenar, julgar. E no momento que você julga, você parou o processo de pesquisa, insight. Assim, no processo de relacionamento, a pessoa começa a descobrir que os caminhos do auto é. "
"Ser religioso é ser tão sem escolha consciente de que há liberdade do conhecido mesmo enquanto os atos conhecidos onde quer que ele tem que fazer."
Karma implica, não é, causa e efeito, ação baseada em causa, produzindo um certo efeito, a ação nasce da condicionado, produzindo mais resultados. Então karma implica causa e efeito. E são causa e efeito estático, são causa e efeito já corrigido? Não afeta-se causa também? Portanto, não há motivo fixo ou efeito fixo. Hoje é o resultado de ontem, não é? Hoje é o resultado de ontem, em ordem cronológica, bem como psicologicamente, e hoje é a causa de amanhã. Então causa é efeito, torna-se causa e efeito, é um movimento contínuo: não há nenhuma causa ou efeito fixo fixo. Se houvesse uma causa fixo e um efeito fixo, haveria especialização, e não é a morte especialização? Qualquer espécie que se especializa, obviamente, chega ao fim. A grandeza do homem é que ele não pode se especializar. Ele pode se especializar tecnicamente, mas na estrutura que ele não pode se especializar. Uma semente bolota é especializada, não pode ser qualquer coisa, mas o que é. Mas o ser humano não se esgota completamente. Existe a possibilidade de renovação permanente, ele não é limitado pela especialização. Enquanto consideramos a causa, o fundo, o condicionamento, como não relacionada com o efeito, deve haver conflito entre o pensamento eo fundo. Então, o problema é muito mais complexo do que se acreditava em reencarnação ou não, porque a questão é como agir, não se você acredita em reencarnação ou em karma. Isto é absolutamente irrelevante ".
A margem de liberdade está crescendo mais estreito a cada dia, como você deve saber se você está em todos os observadores. Os políticos, os líderes, os sacerdotes, os jornais e os livros que você lê, o conhecimento que você adquire, as crenças que você se agarram a tudo isso está fazendo a margem de liberdade cada vez mais estreito.
Se você está ciente do processo em curso, se você realmente perceber a estreiteza de espírito, a crescente escravidão da mente, então você vai descobrir isso vem da percepção de energia, e é essa energia nasce da percepção de que vai quebrar a mente pequena, a mente respeitável, a mente que vai para o templo, a mente que está com medo. Assim, a percepção é o caminho da verdade ".
"Se você realmente examinar seus próprios corações, a maioria de vocês vão achar que você está em busca de segurança, conforto, locais de segurança, e nessa procura proporcionar-se com filosofias, gurus, sistemas de auto-disciplina.
Assim, você está frustrando, continuamente estreitar pensamento. Em seus esforços para escapar do medo, você é enraizar-se em crenças e aumentando assim a sua própria auto-consciência, o seu próprio egoísmo, que apenas cresceu mais sutil, mais esperto ".
"Eu sei que vai surgir a pergunta inevitável: Se não temos autoridade de qualquer tipo, não haverá anarquia? Claro que pode haver. Mas será que a autoridade para criar? Ou será que simplesmente criar uma sequência cego que não tem nenhum significado em tudo, exceto que conduz à perdição, a miséria?
Mas se começarmos a compreender a nós mesmos, que é um processo muito complexo, então vamos também começar a entender a anatomia da autoridade. Então eu acho que nós seremos capazes de descobrir, como indivíduos, o que é verdade. Sem a compulsão da sociedade, sem a autoridade de uma religião ou de qualquer pessoa, não importa quão grande, sem a influência de outro, seremos capazes de descobrir e experimentar por nós mesmos algo além da mera intelecção, além das afirmações inteligentes da mente ".
Um homem que acredita em Deus nunca pode encontrar Deus. Se você está aberto para a realidade, não pode haver a crença em realidade. Se você está aberto para o desconhecido, não pode haver nenhuma crença nele. Afinal, a crença é uma forma de auto-proteção, e só uma mente pequena pode acreditar em Deus. "
"Negar a moralidade convencional completamente é ser altamente moral, porque o que chamamos de moralidade social, a moralidade de respeitabilidade, é totalmente imoral, somos competitivos, ganancioso, invejoso, buscando nosso próprio caminho - você sabe como nós nos comportamos. Chamamos isso de moralidade social, as pessoas religiosas falam sobre um tipo diferente de moralidade, mas a sua vida, a sua atitude geral, a estrutura hierárquica da organização religiosa e de crença, é imoral. Negar que não é para reagir, porque quando você reagir, isso é uma outra forma de dissidentes através da própria resistência. Mas quando você negar isso, porque você entende, não é a mais elevada forma de moralidade. "
"Eu me pergunto por que dividir a vida em fragmentos, a vida empresarial, vida social, vida familiar, vida religiosa, a vida do esporte e assim por diante? Por que há essa divisão, não apenas em nós mesmos, mas também social - que eles, você e eu, amor e ódio, morrer e viver? Eu acho que devemos ir para esta pergunta bastante profunda para descobrir se há um modo de vida em que não há divisão em tudo entre a vida ea morte, entre o consciente eo inconsciente, o negócio e vida social, a vida em família e da vida individual. "
Como é a mente, o cérebro incluído para ser completamente silencioso? Alguns dizem que respirar corretamente, respirar fundo, ou seja, obter mais oxigênio em seu sangue, uma mente pouco vulgar respirando profundamente, dia após dia, pode ser bastante tranquilo, mas ainda é uma mente pouco de má qualidade "
"O homem sempre buscou a imortalidade, ele pinta um quadro, coloca o nome dele, que é uma forma de imortalidade, deixando um nome por trás, o homem sempre quer deixar algo de si mesmo para trás. O que ele tem para dar - para além do conhecimento técnico - o que ele tem de si mesmo para dar? O que ele é? Você e eu, que somos nós, psicologicamente? Você pode ter uma conta bancária maior, ser mais inteligente do que eu sou, ou isso e aquilo, mas, psicologicamente, o que somos? - Um monte de palavras, memórias, experiências e estes queremos entregar um filho, colocar em um livro, ou tinta em uma imagem, 'eu'. O "eu" torna-se extremamente importante, o "eu" contra a comunidade, o "eu", querendo identificar-se, querendo satisfazer a si mesmo, querendo se tornar algo grande - você sabe, todo o resto. Quando você observa que "eu", você vê que é um feixe de memórias, de palavras vazias: é isso que nos apegamos a, que é a própria essência da separação entre você e eu, eles e nós ".
"Se você começar a entender o que você é, sem tentar mudá-lo, então o que você passa por uma transformação."
"O desejo de cumprir é muito forte nas pessoas e que persegui-lo a qualquer custo. Esta realização, em todos os sentidos e em qualquer direção, sustenta as pessoas, se o cumprimento não em uma direção, então eles tentam em outro. Mas há uma coisa como a satisfação? Cumprimento pode trazer uma certa satisfação, mas logo desaparece e novamente estamos na caça. No entendimento do desejo todo o problema da realização cessa. O desejo é o esforço a ser, tornar-se, e com um final de se tornar a luta para cumprir desaparece. "
"Por que estamos ambicioso? Por que queremos ter sucesso, ser alguém? Por que lutamos para ser superior? Por que todo esse esforço para afirmar a si mesmo, seja diretamente ou por meio de uma ideologia ou o Estado? Isso não é auto-afirmação a principal causa de nosso conflito e confusão? Sem ambição, poderíamos perecer? Nós não podemos sobreviver fisicamente, sem ser ambicioso?
Por que somos inteligentes e ambiciosos? Não é a ambição de um desejo de evitar o que é? Não é esta a inteligência realmente estúpido, que é o que nós somos? Por que somos tão assustado do que é? Qual é a boa de fugir se o que somos é sempre lá? Podemos ter sucesso em escapar, mas o que nós somos ainda está lá, produzindo conflitos e miséria. Por que estamos tão assustados de nossa solidão, ou nosso vazio?
Qualquer atividade fora do que está é obrigado a trazer sofrimento e antagonismo. O conflito é a negação do que é ou o fugir do que é, não há nenhum conflito que não. Nosso conflito se torna cada vez mais complexo e insolúvel, porque não encarar o que é. Não há nenhuma complexidade no que é, mas apenas nas muitas fugas que procuram. "
"Devemos pensar juntos, olhar para o mundo como ele é, o que está realmente acontecendo, em conjunto, sem qualquer preconceito, sem qualquer preconceito, a olhar para o mundo que o homem criou, cada ser humano em todo o mundo criou esta sociedade . Esta sociedade é corrupta, imoral, e sempre teve guerras. De tempos além da medida que eles tiveram guerras. Eles usaram para matar com flechas, agora você pode explodir gerações inteiras, e milhões de pessoas. Isto é chamado de avanço, a evolução ".
"O espaço eo silêncio são necessários para ir além das limitações da consciência, mas como pode uma mente que é tão infinitamente ativo no seu próprio interesse ficar quieto? Pode-se discipliná-la, controlá-la, moldá-la, mas como tortura não torna a mente quieta, mas apenas torna maçante. Obviamente, a mera busca do ideal de ter uma mente quieta é sem valor, porque quanto mais você forçá-lo a mais estreita e estagnada ela se torna. Controle de qualquer forma, como repressão, só produz conflito ".
"Para se ter solidão interior eo espaço é muito importante, porque implica a liberdade de ser, ir, para funcionar, a voar. Afinal de contas, a bondade só pode florescer no espaço, assim como a virtude só pode florescer quando há liberdade. Podemos ter liberdade política, mas por dentro não somos livres e, portanto, não há espaço.
Nenhuma virtude, nenhuma qualidade que vale a pena, pode funcionar ou crescer sem esse vasto espaço dentro de si mesmo. E o espaço eo silêncio são necessários porque é só quando a mente está em paz, uninfluenced, inexperiente, não realizada por infinitas variedades de experiência, que pode vir em cima de algo totalmente novo. "
"A dependência define indo o movimento de distanciamento e apego, um conflito constante, sem compreensão, sem autorização. Você deve tornar-se consciente do processo de apego e dependência, tornam-se conscientes de que, sem condenação, sem julgamento, e então você vai perceber o significado deste conflito dos opostos. Se você tornar-se profundamente consciente e conscientemente direto pensado para compreender o significado completo de necessidade, de dependência, sua mente consciente será aberta e clara sobre isso, e então o subconsciente com seus motivos ocultos, perseguições e intenções, vai projetar-se no consciente.
Quando isso acontece, você deve estudar e entender cada sugestão do subconsciente. Se você fizer isso, muitas vezes, tornar-se consciente das projeções do subconsciente após o consciente tem pensado o problema o mais claramente possível, então, mesmo que você dê sua atenção para outros assuntos, o consciente eo subconsciente vai solucionar o problema da dependência, ou qualquer outro problema. Assim, não é estabelecida uma consciência constante, que pacientemente e suavemente trazer integração, e se sua saúde e dieta são tudo bem, este, por sua vez trazer plenitude do ser ".
" Para viver com esforço é mau, para mim, é uma abominação, se é que posso usar uma palavra forte. E se você observar, você vai perceber que desde a infância somos condicionados a fazer um esforço. Em nossa educação so-called, em todo o trabalho que fazemos, lutamos para melhorar a nós mesmos, para se tornar algo. Tudo o que realizamos é baseado no esforço, e quanto mais esforço que fazemos, o mais maçante a mente torna-se ".
"O que tem continuidade nunca pode ser diferente do que é, com algumas modificações, mas essas alterações não dar-lhe uma novidade. Pode assumir um manto diferente, uma cor diferente, mas ainda é a idéia, a memória, a palavra. Este centro de continuidade não é uma essência espirituais, pois ainda está dentro do campo de pensamento, da memória, e assim de tempo. Ele pode experimentar apenas a sua própria projeção, e através de sua experiência de auto-projetada dá-se ainda mais continuidade.
Assim, desde que exista, pode nunca ter além de si. Ele deve morrer, ele deve deixar de dar-se continuidade através de idéia, através da memória, através da palavra. Continuidade é a cárie, e não há vida apenas em morte. Não há renovação somente com a cessação do centro, então renascimento não é a continuidade, então a morte é como a vida, a renovação de momento a momento. Esta renovação é a criação. "
"Eu sou confusão, não percebo que sou confusão. Você vê a diferença? Eu sou isso. Portanto, o que aconteceu? Todos os movimentos de fugas, a supressão, completamente chegado ao fim - certo? Se não tem, não se movem a partir daí. Seja o primeiro livre de todas as fugas, de tudo, escapa simbólicos verbais, mas permanecem totalmente com o fato de que você é, como ser humano, em um estado de confusão humana - certo? Então o que aconteceu? Somos dois amigos conversando sobre isso, esta não é uma terapia de grupo, ou qualquer dessas bobagens, ou análise psicológica. Não é que. Duas pessoas conversando sobre juntos, dizendo que agora chegamos a esse ponto, logicamente, racionalmente, sem emoção, pois sensatamente. Porque para ser sensato é a coisa mais difícil. Assim, nós viemos a este ponto: é que eu sou isso. O que ocorreu na mente? Certo, podemos ir de lá? "
"Conforto é uma coisa, e na verdade outra, eles levam longe um do outro. Se você procura conforto, você pode encontrá-lo em uma explicação, uma droga ou uma crença, mas ele vai ser temporário e, mais cedo ou mais tarde você vai ter que começar de novo. E há uma coisa como de conforto? Pode ser que você primeiro tem que ver este fato: que uma mente que busca conforto, segurança, será sempre em tristeza. A explicação satisfatória, ou uma crença consoladora, pode colocá-lo suavemente para dormir, mas é isso que você quer? Será que enxugar sua tristeza? É a tristeza de ser eliminado por induzir o sono? "
"Para investigar o fato de sua própria raiva, você deve passar por nenhum julgamento sobre ele, para o momento em que você conceber o seu oposto você condená-lo e, portanto, você não pode vê-lo como ele é. Quando você diz que não gosta ou odeia alguém que é um fato, embora pareça terrível. Se você olhar para ele, ir para ela completamente, ela deixa, mas se você diz, 'Eu não deve odiar, eu preciso ter amor no meu coração ", então você está vivendo em um mundo hipócrita com padrões duplos. Para viver completamente, totalmente, no momento em que é viver com o que é, o real, sem qualquer senso de condenação ou justificação -, então você entende tão completamente que você terminar com ele. Quando você vê claramente o problema está resolvido. "
"Uma delas é medo de pensar para além do que já foi dito pelos líderes, porque pode-se perder o emprego, ser banido, excomungado, ou colocado em um campo de concentração. Nós nos submetemos à autoridade, porque todos nós temos essa demanda para dentro, para ser seguro, essa vontade de ser seguro. Enquanto nós queremos estar seguros em nossas posses, em nosso poder, em nossos pensamentos, devemos ter autoridade, devemos ser seguidores, e em que se encontra a semente do mal, pois, invariavelmente, leva à exploração do homem pelo homem.
Nós devemos saber drunkenness de saber sobriety? Você deve passar por ódio, a fim de saber o que é ser compassivo? Você deve ir através de guerras, destruindo yourself e outros, para saber o que a paz é? Certamente, esta é uma maneira totalmente falsa de pensar, não é? Primeiro você assumir que não há evolução, crescimento, um movimento de mal para o bem, e então você se encaixa o seu pensamento para esse padrão.
Obviamente, há é o crescimento físico, o pouco planta tornando-se a big tree; lá é o progresso tecnológico, a roda de evoluindo através de séculos para dentro do plano jet. Mas há progresso psicológico, evolução? Isso é o que estamos discutindo, se há um crescimento, uma evolução do "eu", começando com o mal e acabar em bem. Através de um processo da evolução, através do tempo, pode o 'me', que é o centro do mal, alguma vez tornar-se nobre, bom? "
"Talvez você nunca experimentou esse estado de espírito em que há abandono total de tudo, um desapego completo. E você não pode abandonar tudo, sem profunda paixão, você pode? Você não pode abandonar tudo intelectual ou emocionalmente. Há total abandono, com certeza, só quando há intensa paixão. Não se assuste com essa palavra, porque um homem que não é apaixonado, que não é intenso, nunca pode compreender ou sentir a qualidade da beleza. A mente que tem algo em reserva, a mente que tem interesse, a mente que se apega a posição, poder, prestígio, a mente que é respeitável, que é um horror, uma mente nunca pode abandonar a si mesmo. "
O Você entendeu o que eu quis dizer com a reação? Você me insulta, você diz alguma coisa que eu não gosto, e eu reajo, ou eu gosto do que você diz, e mais uma vez eu reagir. Mas não é possível ouvir o que o outro diz sem reagir? Certamente, se eu ouvir a descobrir a verdade ou a falsidade do que você está dizendo, então, que a partir de escuta, de que a percepção, não é uma ação que não é reação. "
"Você vai descobrir que é extraordinariamente difícil ver-se no espelho do relacionamento, sem qualquer sentido de condenar o que você vê, e se você condena o que você vê, você não entendê-lo. Para entender a coisa como ela é, condenação, julgamento, avaliação, deve ir, que é extremamente difícil, porque no momento estamos treinados, educados para condenar, rejeitar, aprovar, para deny.And isso é apenas o começo, a início muito superficial. Mas é preciso passar por isso, é preciso entender todo o processo da mente, não apenas intelectualmente, verbalmente, mas como se vive no dia-a-dia, observando-se no espelho do relacionamento. É preciso realmente experimentar o que está acontecendo na mente examiná-lo, estar ciente de todo o conteúdo do mesmo, sem negar, suprimir, ou guardá-lo. Então, se você ir tão longe, e se você estiver em toda sério, você vai descobrir que a mente já não está projetando uma imagem qualquer, não criando qualquer mito, qualquer ilusão, que está começando a entender a totalidade de si mesmo, e, portanto, torna-se muito clara, simples, tranquilo. "
"A idéia, o conceito, o padrão é nascido do nosso pensamento, que por sua vez é baseado em nosso condicionamento. Todo nosso pensamento, porém nobre, refinado ou sutil, é o resultado de nossa experiência, de nosso conhecimento. Não existe sem pensar no passado. Nosso pensamento é apenas a reação da memória. E o que eu estou falando é a ação sem reação, o que significa viver sem pensar como a reação da memória ".
"A liberdade só vem quando você ver e agir, nunca por meio de revolta. O visto é a ação atuação e tal é tão instantânea como quando você vê o perigo. Então, não há cerebração, nenhuma discussão ou hesitação, o próprio perigo compele ao ato e, portanto, ver é agir e ser livre ".
"Como você vê, você aprende que o observador é meramente um conjunto de idéias e memórias, sem qualquer validade ou substância, mas que o medo é uma realidade e que você está tentando entender um fato com uma abstração que, é claro, você não pode fazer . Mas, na verdade, é o observador que diz: "Eu estou com medo", diferente da coisa observada, que é o medo? O observador é o medo e, quando isso é percebido não existe mais qualquer dissipação de energia no esforço para se livrar do medo, eo intervalo de tempo-espaço entre o observador eo observado desaparece. Quando você vê que você é uma parte do medo, e não separado dele, então você não pode fazer nada sobre isso, então o medo vem totalmente ao fim ".
"Se entendermos relacionamento podemos cooperar, mas a cooperação não pode possivelmente existir através de imagens, por meio de símbolos, através de concepções ideológicas."
"Assim, pode-se ter uma visão sobre a agressão? Não a lembrança ou implicação, o que significa exame constante, chegar a uma conclusão e agir de acordo com essa conclusão, que não é insight. Mas se a pessoa tem uma visão imediata para ele, então quebrou todo o padrão de agressão. Então, o que você vai fazer sobre a maneira como você está vivendo: a eterna ir às reuniões, discussões com filósofos, e os mais recentes psicólogos? Nunca se diz - Olha, eu sou assim, deixe-me descobrir o porquê. Por que um tem ferimentos, contusões fisiológicos? Por que alguém viver com eles? "
"O padrão social é criada pelo homem, mas não é independente do homem, embora tenha uma vida própria, eo homem não é independente dele, pois eles estão interligados. Alterar dentro do padrão não é mudança em tudo, é mera modificação, reforma. Só por romper com o padrão social, sem construir outro você pode 'ajudar' a sociedade. Contanto que você pertence a sociedade, você está apenas ajudando-o a se deteriorar. Todas as sociedades, incluindo a mais maravilhosamente utópica, têm dentro de si as sementes de sua própria corrupção. Para mudar a sociedade, é preciso romper com isso. "
" Pergunta: Por que a pessoa não tomar drogas ? Você aparentemente parecem estar contra ele. Seus próprios amigos proeminentes tê-los levado , ter escrito livros sobre eles , encorajou outros a tomá-los, e eles têm experimentado com grande intensidade a beleza de uma flor simples. Nós, também, tê-los levado e gostaríamos de saber por que você parece se opor a essas experiências químicas. Afinal de contas , todo o nosso organismo físico é um processo bioquímico , e acrescentando-lhe um produto químico extra pode dar-nos uma experiência que pode ser uma aproximação ao real. Você mesmo não tomaram drogas , não é? Então, como você pode, sem experimentar condená-los ?
Krishnamurti : Não, nós não tomaram drogas. Tem uma embebedar para saber o que a sobriedade é ? Deve fazer-se um doente para descobrir o que é saúde ? Como há várias coisas envolvidas na tomada de medicamentos , vamos entrar em toda a questão com cuidado. Qual é a necessidade de tomar medicamentos em tudo - drogas que prometem uma expansão psicodélica da mente, grandes visões e intensidade ? Aparentemente, um leva-los porque as percepções próprias de um são maçantes . Clareza é desactivado e sua vida é bastante superficial, medíocre e sem sentido , um leva-los a ir além desta mediocridade. Os intelectuais têm feito das drogas um novo modo de vida. Vê-se em todo o mundo a discórdia , as compulsões neuróticas , os conflitos , a miséria dores da vida. Um está consciente da agressividade do homem, sua brutalidade , seu egoísmo absoluto , que nenhuma religião , nenhuma lei , nenhuma moralidade social tem sido capaz de domar. Há tanta anarquia no homem - e essas capacidades científicas . Este desequilíbrio provoca estragos no mundo. A diferença unbridgable entre tecnologia avançada e da crueldade do homem está produzindo um grande caos e miséria. Isto é evidente . Assim, o intelectual , que já tocou com várias teorias - Vedanta , zen, ideais comunistas , e assim por diante - tendo encontrado nenhuma maneira de situação do homem, agora está se voltando para a droga de ouro que vai trazer sanidade dinâmica e harmonia.
A descoberta da droga de ouro - a resposta completa para tudo - se espera do cientista e, provavelmente, ele vai produzir. E os autores e os intelectuais que defendem que parar todas as guerras , como ontem eles defendiam o comunismo ou o fascismo . Mas a mente , com as suas capacidades extraordinárias para as descobertas científicas e sua implementação , ainda é pequeno , estreito e intolerante , e com certeza vai continuar, vai não , em sua pequenez ? Você pode ter um enorme e explosivo experiência através de um desses medicamentos , mas a agressão profundamente enraizada , a bestialidade ea tristeza do homem desaparecer? Se essas drogas podem resolver os problemas intrincados e complexos de relacionamento, então não há nada mais a ser dito , para , em seguida, relacionamento , a procura da verdade, o fim do sofrimento , são um assunto muito superficial para ser resolvido tomando uma pitada de a nova droga de ouro.
Certamente esta é uma abordagem falsa , não é? Diz-se que estas drogas proporcionar uma experiência de aproximação com a realidade , portanto, dar esperança e encorajamento. Mas a sombra não é o real, o símbolo nunca é o fato. Como se observa em todo o mundo , o símbolo é adorado e não a verdade. Então não é uma afirmação falsa dizer que o resultado destas drogas está perto da verdade ? Nenhuma pílula dourada dinâmica jamais vai resolver os nossos problemas humanos. Eles só podem ser resolvidos por trazer uma revolução radical na mente e no coração do homem . Isso exige trabalho duro e constante , vendo e ouvindo , e assim sendo altamente sensível. A forma mais elevada de sensibilidade é a maior inteligência, e nenhuma droga já inventada pelo homem vai dar essa inteligência . Sem essa inteligência não é amor, e amor é relacionamento. Sem esse amor, não há equilíbrio dinâmico no homem. Este amor não pode ser dado - pelos sacerdotes ou os seus deuses, pelos filósofos , ou pela droga de ouro " .
"A liberdade só vem quando você ver e agir, nunca por meio de revolta. O visto é a ação atuação e tal é tão instantânea como quando você vê o perigo. Então, não há cerebração, nenhuma discussão ou hesitação, o próprio perigo compele ao ato e, portanto, ver é agir e ser livre ".
"Você não pode conciliar criatividade com realização técnica. Você pode ser perfeito em jogar o piano, e não ser criativo, você pode tocar o piano mais brilhante, e não ser um músico. Você pode ser capaz de lidar com a cor, para colocar a tinta na tela mais inteligente, e não ser um pintor criativo. Você pode criar um rosto, uma imagem de uma pedra, porque você aprendeu a técnica, e não ser um mestre criador. Criação vem em primeiro lugar, e não técnica, e é por isso que somos miseráveis todas as nossas vidas.
Temos técnica de como colocar uma casa, como construir uma ponte, como montar um motor, como educar nossos filhos através de um sistema que aprendemos todas essas técnicas, mas nossos corações e mentes estão vazias. Nós somos máquinas de primeira classe, nós sabemos como operar mais bela, mas não amamos uma coisa viva.
Você pode ser um bom engenheiro, você pode ser um pianista, você pode escrever em um bom estilo em Inglês ou Marathi ou qualquer que seja sua linguagem é, mas a criatividade não é encontrado através da técnica. Se você tem algo a dizer, você cria seu próprio estilo, mas quando você não tem nada para dizer, mesmo se você tem um estilo bonito, o que você escreve é apenas a rotina tradicional, numa repetição em novas palavras da mesma coisa.
Então, depois de ter perdido a música, buscamos o cantor. Aprendemos com o cantor a técnica da música, mas não há nenhuma canção, e eu digo que a música é essencial, a alegria de cantar é essencial. Quando a alegria está lá, a técnica pode ser construída a partir do nada, você vai inventar sua própria técnica, você não vai ter que estudar elocução ou estilo. Quando você tem, você vê, ea própria visão de beleza é uma arte, ".
"Se não se preocupe, a maioria de nós sentimos que não estavam vivos; estar lutando com um problema é para a maioria de nós uma indicação da existência. Nós não podemos imaginar a vida sem problemas, e quanto mais nós estamos ocupados com um problema, o mais alerta que pensamos que somos. A tensão constante ao longo de um problema que se pensava criou apenas embota a mente, tornando-o insensível e cansado.
"Por favor, escute calmamente: sabemos que o pensamento cria medo. Uma das funções do pensamento é estar ocupado, estar pensando em alguma coisa o tempo todo. Como uma dona de casa que pensa sobre a comida, as crianças, a lavagem - que é toda a sua ocupação; remover essa ocupação, e ela vai ser perdido, ela vai se sentir totalmente desconfortável, solitário, miserável.
Ou tirar o Deus do homem que adora a Deus, que é ocupado com Deus, ele vai ser totalmente perdido. Assim, o pensamento deve ser ocupado com uma coisa ou outra, seja sobre si mesmo ou sobre política, ou sobre como criar um mundo diferente, uma ideologia diferente e assim por diante, a mente deve ser ocupado.
E a maioria de nós quer ser ocupado, caso contrário vamos sentir perdido, caso contrário, nós não sabemos o que fazer, vamos ser solitário, que será confrontado com o que realmente são. Você entende? Então, você está ocupada, o pensamento é ocupado - o que o impede de olhar para si mesmo, o que você realmente é. "
"O desejo sexual é legalizada pelo casamento. A sociedade exige a protecção das crianças. Essa é uma das razões para os chamados casamentos. O casamento também ocorre por motivos psicológicos. Um precisa de um companheiro, uma pessoa de possuir, de dominar, que vai dar um psicológico, bem como o conforto físico.
Assim, o homem ou a mulher domina e faz com que o outro, um dependente. Posse sexual ou posse econômica dá satisfação. Assim, a posse torna-se extraordinariamente importante no relacionamento, o que leva a todos os tipos de agonia, desconfiança e suspeita.
Onde houver possessividade e gratificação, não pode haver amor. Como pode haver amor quando na sua vida você é cruel, quando em seu negócio você é esperto e competitivo "?
"Estamos muito defensiva, e, portanto, agressivo, quando nos apegamos a uma crença particular, uma dogmas, ou quando adoramos a nossa nacionalidade particular, com o pano que é chamado a bandeira."
O medo é sempre em relação a alguma coisa, ela não existe por si só. Não é o medo do que aconteceu ontem em relação à possibilidade de sua repetição amanhã, sempre há um ponto fixo a partir do qual relacionamento acontece.
Como o medo veio a este? Eu tive dor de ontem, não é a memória dele e eu não quero isso de novo amanhã. Pensar sobre a dor de ontem, pensando que envolve a memória da dor de ontem, projeta o medo de ter dor de novo amanhã. Assim, acredita-se que traz o medo. O pensamento gera o medo, o pensamento também cultiva o prazer.
Para entender o medo que você também deve compreender prazer - eles estão inter-relacionados; sem entender que você não pode compreender o outro. Isto significa que não se pode dizer: "Eu só preciso ter prazer e sem medo", o medo é o outro lado da moeda que é chamado de prazer. "
"... Sem amor a aquisição de conhecimentos só aumenta a confusão e leva à auto-destruição ..."
"Só permitindo a verdade de todo o processo de aquisição para ser vivida, e não tentando ser não-aquisitivo, individual. Para não ser ganancioso é outra forma de aquisição, que logo se torna cansativo. A dificuldade, se se pode usar essa palavra, encontra-se, não na compreensão verbal do que foi dito, mas em experimentar o falso como falso. Para ver a verdade no falso é o princípio da sabedoria.
A dificuldade é para a mente para ser ainda, pois a mente está sempre preocupado, é sempre atrás de algo, adquirir ou negar, procurar e encontrar. A mente nunca é, ainda assim, está em contínuo movimento. O passado, mais de sombras do presente, faz o seu próprio futuro. É um movimento no tempo, e não há quase sempre um intervalo entre pensamentos. Um pensamento segue a outra sem parar, a mente está sempre tornando-se nítidas e assim usando a si mesmo. Se um lápis está sendo aguçado o tempo todo, em breve não haverá mais nada dele, da mesma forma, a mente usa-se constantemente e está esgotado. A mente está sempre com medo de chegar ao fim. Mas, a vida está terminando no dia a dia, que é a morte para todos aquisição, as memórias, as experiências, para o passado. Como pode haver vida se não é a experiência?
Experiência é o conhecimento, memória, e é a memória do estado de experimentar? No estado de experimentar, existe memória como o experimentador? A purificação da mente é a criação. A beleza está em viver, não em experiência, porque a experiência é sempre do passado, eo passado não é a experiência, não é a vida. A purificação da mente é tranquilidade de coração ".
"A guerra é a projeção espetacular e sangrenta de nossa vida cotidiana, não é?"
"Pergunta: Qual é a verdadeira causa do caos atual no mundo, e como isso pode doloroso estado de coisas ser remediado?
Krishnamurti: Primeiro de tudo, eu sinto, por não olhar para um sistema como um remédio. Você sabe, através dos séculos temos construído um sistema, o sistema possessivo com base na segurança. Nós construímos-lo, cada um de nós é responsável por esta aquisição qual sistema, o ganho, o poder, a autoridade ea imitação desempenhar o papel mais importante. Fizemos leis para preservar esse sistema, as leis com base em nosso egoísmo, e nós nos tornamos escravos dessas leis. Agora, queremos introduzir um novo conjunto de leis, que deve voltar a ser escravos, leis pelas quais a posse se torna um crime.
Mas se entendemos a verdadeira função da individualidade, então poderíamos atacar a causa raiz de todo esse caos no mundo, esse caos que existe, porque não somos verdadeiramente individual. Por favor, entenda o que quero dizer por ser individual, eu não quero dizer individualista. Temos ao longo dos séculos foram individualista, buscando segurança para nós mesmos, conforto para nós mesmos. Nós olhamos para as coisas físicas da vida para nos dar abrigo interior, felicidade, vontade espiritual.
Temos sido morto e não sabido. Porque temos imitado e seguido, temos cegamente explorado crenças. E estar morto espiritualmente, naturalmente tentamos realizar nossos poderes criativos no mundo da aquisição - daí o caos atual em que cada homem busca apenas o seu próprio benefício. Mas se cada um individualmente começa a libertar-se de toda imitação, e, assim, começa a perceber que a vida criativa, que a energia criativa que é gratuito, espiritual, então, sinto-me, ele não vai procurar
"Eu sinto que ninguém pode levar a uma outra verdade, porque a verdade é infinita, é uma terra sem caminhos, e ninguém pode dizer como encontrá-lo. Ninguém pode te ensinar a ser um artista, um outro só pode dar-lhe os pincéis e telas e mostrar-lhe as cores para usar.
"Você não pode analisar o amor, o amor não está dentro dos limites do cérebro, porque o cérebro é o instrumento de sensação, é o centro de toda a reação e ação, e tentamos encontrar a paz, o amor, dentro desta área limitada".
"Se as pessoas que dizem que amam seus filhos a sério, haveria guerra? E haveria divisão de nacionalidades ... Haveria essas separações? "
"A verdade é a verdade, um, sozinho, não tem lados, sem caminhos, todos os caminhos não levam à verdade. Não existe um caminho para a verdade, ela deve chegar a você. A verdade pode vir para você somente quando sua mente e coração são simples, claros, e existe amor em seu coração, não se seu coração está cheio com as coisas da mente. Quando existe amor em seu coração, você não precisa falar sobre a organização para a fraternidade; você não fala sobre a crença, você não fala sobre a divisão ou os poderes que criam divisão, você não precisa buscar a reconciliação. Então você é um simples sem uma gravadora humana, sem um país. Isso significa que você deve despojar-se de todas as coisas e permitir que a verdade venha a existir, e isso só pode acontecer quando a mente está vazia, quando a mente deixa de criar. Em seguida, ele virá sem o seu convite. Em seguida, ele vai vir tão rapidamente quanto o vento e unbeknown. Ele vem obscuramente, não quando você está assistindo, querendo. É lá tão repentino como a luz solar, tão pura como a noite, mas para recebê-lo, o coração deve estar cheio ea mente vazia ".
"O verdadeiro aprendizado se dá quando o espírito competitivo cessou."
"A raiva tem essa qualidade peculiar de isolamento, como tristeza, corta um fora, e, por enquanto, pelo menos, todo o relacionamento chega ao fim. A raiva tem a força temporária e vitalidade do isolado. Há um desespero estranho com raiva, pois o isolamento é desespero. A raiva de decepção, do ciúme, do desejo de ferida, dá a descarga violenta cujo prazer é a auto-justificação. Nós condenamos os outros, e que muito condenação é uma justificação de nós mesmos. Sem algum tipo de atitude, seja de auto-justificação ou de auto-humilhação, o que somos? Usamos todos os meios de reforçar-se acima, e raiva, como ódio, é uma das maneiras mais fáceis. Raiva simples, um flare-up repentino que é rapidamente esquecido, é uma coisa, mas a raiva que é deliberadamente construído, que foi fabricado e que visa ferir e destruir, é outra questão. Raiva simples pode ter alguma causa fisiológica que pode ser visto e corrigidas, mas a raiva que é o resultado de uma causa psicológica é muito mais sutil e difícil de lidar. A maioria de nós não se importa de estar com raiva, encontramos uma desculpa para ele. Por que não devemos ficar com raiva quando há maus-tratos de outro ou de nós mesmos? Assim, tornamo-nos justamente com raiva. Nós nunca acabou de dizer que estamos com raiva, e parar por aí, vamos para as explicações elaboradas de sua causa. Nós nunca acabou de dizer que estamos com inveja ou amargo, mas justificar ou explicar. Nós perguntamos como pode haver amor sem ciúme, ou dizer que as ações de outra pessoa nos fez amargo, e assim por diante. "
"Krishnamurti: Qual é a função do cérebro?
Pergunta: Ordem.
Krishnamurti: Não repita depois de mim, pelo amor de Deus!
O que é o cérebro? evoluiu com o tempo, é o depósito da memória, é matéria, é altamente ativa, reconhecendo, protegendo, resistindo, pensando, não pensando, assustado, em busca de segurança e ainda ser incerto, é que o cérebro com todas as suas memórias - não apenas as lembranças de ontem, mas séculos de memórias, as memórias raciais, a memória familiar, a tradição - que o conteúdo inteiro está lá. Agora, o que aconteceu com o cérebro quando há essa extraordinária atenção?
Pergunta: Ele é novo ...
Krishnamurti: Eu não quero ser rude, mas é o seu cérebro novo? Ou é apenas uma palavra que você está dizendo? Por favor, o que aconteceu com este cérebro que se tornou tão mecânico; não dizê-lo tornou-se não-mecânico. O cérebro é puramente mecânica, reagindo de acordo com o seu condicionamento, de fundo, medos, prazer e assim por diante. O que aconteceu com esse cérebro mecânico quando não há desperdício de energia em tudo?
Pergunta: Está ficando criativo ...
Krishnamurti: Nós vamos deixá-lo até amanhã. "
"Não, por favor, concordar comigo, mas não é uma questão de acordo, é uma questão de ver por si mesmo a verdade ou a falsidade da mesma. Sob nenhuma circunstância aceitar o que o orador diz a qualquer momento. Não há nenhuma autoridade, nem você nem o alto-falante tem autoridade, nós dois estamos investigando, observando, olhando, aprendendo ".
"O pensamento pode jamais ser novo, fresco? Todo problema humano - e não o problema técnico e científico -, mas todo problema humano é sempre novo e pensamento tenta compreendê-lo, tentar alterá-lo, tenta traduzi-lo, tenta fazer algo sobre isso. Se sentimos profundamente o amor um para o outro - não verbalmente, mas realmente depois de tudo isso a divisão teria chegado ao fim. Isso só pode ocorrer quando não houver condicionado, quando não existe um centro como o 'eu' eo 'você'. Mas o pensamento, que é a atividade do cérebro, do intelecto, não pode amar. O pensamento tem que ser entendido e perguntamos se o pensamento pode ver nada de novo, ou é que o novo pensamento `'é sempre velho, de modo que quando se enfrenta um problema da vida que é sempre novo - ele não pode ver a novidade, porque ele tenta traduzi-lo em termos de seu próprio condicionamento. "
A questão impossível é esta: pode a mente esvaziar-se do conhecido? - Si mesmo, você não esvaziar a mente. Essa é uma pergunta impossível. Se você colocá-lo com enorme seriedade, com seriedade, com paixão, você vai descobrir. Mas se você diz, 'Oh, isso é possível ", então você está preso".
"Meus medos são tão fortes que eu quero fugir deles. E o próprio movimento longe deles gera mais medo - você está seguindo tudo isso? Eu vejo a verdade eo fato de que afastando o medo aumenta o medo? Portanto, não há movimento para longe dele - certo "?
Todo problema humano é muito complexo e precisa de uma certa austeridade, a simplicidade, a sua percepção. Pela palavra 'austero' não significa dureza, que é o significado usual dado a essa palavra, não no sentido de secura de disciplina e controle. Queremos dizer a austera simplicidade que deve haver na análise e na compreensão do que vamos falar. A mente deve ser muito sensível. Sensibilidade implica inteligência que está além da interpretação do intelecto, além de emocionalismo e entusiasmo. Ao examinar, na escuta, no olhar, em aprender sobre o tempo, prazer, medo e tristeza, um tem que ter essa qualidade de sensibilidade, o que dá a percepção imediata de algo como verdadeiro ou falso. Isso não é possível, se o intelecto, em sua atividade de pensamento, se divide, interpreta. Eu espero que você entenda, a última vez que falamos aqui, como o pensamento, por sua natureza, divide relacionamento humano - embora o pensamento é necessário, como razão, tão lúcido pensamento, clara, objectiva ".
"Um deles tem mil e uma hábitos, a maneira de escovar os dentes, pentear o cabelo, a forma como você lê, a maneira como você anda. Um dos hábitos está querendo ficar famoso, querendo tornar-se importante. Como é a mente tornar-se consciente de todos esses hábitos? É de se tornar ciente de um hábito após o outro? Você sabe quanto tempo isso levaria? Eu poderia passar o resto dos meus dias assistindo cada hábito e não resolvê-lo. Eu vou aprender sobre isso, eu vou descobrir, eu não vou deixá-lo. Eu estou pedindo, é possível para a mente para ver toda a rede de hábitos? Como é isso? Não acho, não chegar a uma conclusão, não oferecer uma explicação - eu não estou interessado, não significa uma coisa a dizer: "Vá e faça alguma coisa". Quero aprender sobre isso agora. O que eu faço? "
Existe algum método, qualquer sistema, qualquer caminho que você pode seguir e chegar ao entendimento de que a meditação, ou a percepção da realidade, é? Infelizmente, as pessoas vêm do Oriente, com seus sistemas, métodos e assim por diante, eles dizem: 'Faça isso' e 'não faça isso'. "A prática Zen e você vai encontrar a iluminação."
Alguns de vocês podem ter ido para a Índia ou o Japão e passou anos estudando, disciplinando a si mesmo, tentando tornar-se consciente do seu dedo do pé ou o nariz, praticando incessantemente. Ou você pode ter repetido certas palavras, a fim de acalmar a mente, de modo que nessa calma, haverá a percepção de algo além do pensamento. Esses truques podem ser praticados por uma mente embotada muito estúpido. Eu estou usando a palavra estúpido no sentido de uma mente que está estupefato.
A mente entorpecida pode praticar qualquer um desses truques. Você pode não estar interessado em tudo isso, mas você tem que descobrir. Depois de ter escutado com muito cuidado, você pode ir para o mundo e ensinar as pessoas, que pode ser a sua vocação, e eu espero que seja. Você tem que saber toda a substância, o significado, a plenitude, a beleza, o êxtase de tudo isso. "
"Os seres humanos, no passado, como no presente, sempre perguntou se existe algo transcendental, muito mais real do que a existência cotidiana wi thall sua rotina cansativa, sua violência, desesperos e tristezas. Mas não ser capaz de encontrá-lo, eles adoravam um símbolo, dando-lhe grande significado.
Para descobrir se há algo realmente verdadeiro e sagrado Eu estou usando essa palavra em vez hesitante -, devemos olhar para algo que não coloquei pelo desejo e esperança, pelo medo e desejo, não depende de meio ambiente, cultura e educação, mas algo que pensei nunca tocou, algo que é totalmente novo e incompreensivelmente. Talvez esta manhã, podemos passar algum tempo investigando isso, tentando descobrir se existe uma vastidão, um êxtase, uma vida que é insaciável, sem constatação de que, no entanto virtuoso, porém ordenado, porém um não-violenta é, a vida em si tem muito pouco significado.
A religião, no sentido em que estamos usando essa palavra, onde não há nenhum tipo de medo ou crença - é a qualidade que faz para uma vida em que não há fragmentação qualquer. Se vamos investigar isso, não devemos apenas estar livre de todas as crenças, mas também temos de ser muito claros sobre o factor de distorção de todo o esforço, direção e propósito.
Fazer ver a importância deste, se você estiver em toda sério nesta matéria é muito importante para entender como qualquer forma de esforço distorce a percepção direta. E qualquer forma de repressão, obviamente, também distorce, como faz qualquer tipo de sentido nasce de escolha, de propósito estabelecido, criado por seu próprio desejo; todas essas coisas que fazem a mente totalmente incapaz de ver as coisas como elas são ".
"Se essa atividade interior não está em ordem, então você criar uma sociedade como temos feito, o que está totalmente em desordem, como qualquer idiota pode ver. Você não pode criar a ordem para fora a menos que haja ordem para dentro. "
"Eu acho que nós perdemos essa coisa básica, que é: o mundo me é, e eu sou o mundo. Eu acho que esse sentimento, não como uma idéia, esse sentimento traz uma forma totalmente diferente de olhar para todo este problema. "
"Eu não quero ser anexado e ainda encontro-me ficar ligado à idéia de que alguém, ou algum livro, ou algum método, vai me recompensar com a liberdade do apego. Então, a recompensa torna-se um anexo. Então eu digo: "Olha o que eu fiz, ter cuidado, não seja pego nessa armadilha." Quer se trate de uma mulher, um método, ou uma idéia, ele ainda é o apego. Estou muito atento agora para eu ter aprendido alguma coisa, ou seja, não trocar de fixação para algo que ainda está anexo ".
"Então, você pode ter os dois em sua mente, em seu coração - ódio e amor? Cumpri-lo! Você tem tais sentimentos, o ódio eo amor, juntos? Ou não juntos? Uma é mantido num canto e o outro na outra esquina. Eu odeio alguém, e eu amo alguém. Certo? Mas, se você tem amor, você pode odiar alguém? Você pode matar as pessoas, você pode jogar bombas, e todas as outras coisas que estão acontecendo no mundo? "
sobre esta foto: http://epod.usra.edu/blog/2012/02/lightning-display-on-ikaria-island-greece.html
A meditação é realmente muito simples. Nós complicá-lo. Nós tecer uma teia de ideias em volta dele o que ele é eo que não é. Mas não é nenhuma dessas coisas. Porque é tão simples que nos escapa, porque nossas mentes estão tão complicado, tão desgastado pelo tempo e baseado em tempo. E essa mente dita a atividade do coração, e, em seguida, começa o problema. Mas a meditação vem naturalmente, com extraordinária facilidade, quando você anda na areia ou olhar para fora de sua janela ou ver essas colinas maravilhosas queimadas pelo sol do verão passado. Por que somos tais seres humanos torturados, com lágrimas nos olhos e falsa risada nos lábios? Se você pudesse andar sozinho entre as colinas ou na floresta ou ao longo do tempo, branco, água sanitária ed areias, em que a solidão você sabe o que é meditação. O êxtase da solidão vem quando você não está com medo de ficar sozinho já não pertencer ao mundo ou ligado a qualquer coisa. Então, como a aurora que surgiu esta manhã, vem silenciosamente, e faz um caminho dourado no próprio silêncio, que era, no início, que é agora, e que estará sempre lá. "
"Agora, você estabeleceu o sentimento, a verdade, a verdade, que a concorrência é mortal, mas você não ter comunicado o fato à criança. Essa é a primeira coisa a fazer. "
"A única marca é a pegada do presente. O passado, o futuro ... areias sopradas pelo vento. "(1929)
"A principal causa da desordem em nós mesmos é a busca da realidade prometida por outro ..."
"Estamos preocupados não com o olhar, mas com o que é que está olhando. É o instrumento que está à procura avistou, distorcida, torturados, sobrecarregado? O que é importante não é o que vê, mas a observação de si mesmo, que é o instrumento que está olhando. "
"A própria percepção do que você é, como você é, no momento da ação de relacionamento, traz uma liberdade do que é. Apenas em liberdade pode lá ser descoberta. A mente condicionada não pode descobrir a verdade. A liberdade não é uma abstração, mas nasce com a virtude. Pois, a própria natureza da virtude é trazer a libertação das causas da confusão. Afinal, não é virtude desordem, conflito. Mas virtude é a liberdade, a clareza da percepção de que o entendimento traz. Você não pode tornar-se virtuoso. O devir é a ilusão da ganância ou cobiça. A virtude é a percepção imediata do que é. Assim, o auto-conhecimento é o princípio da sabedoria, e é a sabedoria que irá resolver seus problemas e para os problemas do mundo. "
"Audiência: Bem, senhor, você tem falado sobre a mudança radical nos últimos 50 anos e, obviamente, não há nenhuma mudança radical no mundo. Minha pergunta para você, então, é por isso que você fala?
Krishnamurti: O cavalheiro pergunta, você falou sobre a mudança fundamental da consciência humana, e assim por diante para os últimos 50 anos e, obviamente, não há nenhuma mudança em tudo. Então a questão é, por que você fala? O alto-falante não está falando para sua diversão, para sua realização, por seu encorajamento. Se ele não falar, ele não iria se sentir deprimido, ele não sentiria falta alguma coisa. Portanto, por que eu falo? Você já se perguntou por que as flores de lótus? Você, senhor? Você já se perguntou por que uma flor florescer, por que ele tem tanta beleza, por isso tem essa cor maravilhosa, a profundidade eo cheiro ea glória de uma simples flor? Talvez o alto-falante tem falado sobre a compaixão. "
"Qualquer forma de meditação consciente não é a coisa real, mas nunca pode ser. Tentativa deliberada para meditar não é meditação. Deve acontecer, não podem ser convidados. A meditação não é o jogo da mente, nem do desejo e do prazer. Todos tentativa de meditar é a própria negação do mesmo. Apenas estar ciente do que você está pensando e fazendo e nada mais. A visão, a audição, é o fazer, sem recompensa e punição. A habilidade em fazer reside na habilidade de ver, ouvir. Toda forma de meditação leva inevitavelmente à decepção, a ilusão, pois blinds desejo. "
"Eu posso honestamente dizer que, em seguida, com a afirmação verdadeira - no sentido de que eu não estou inventando isso - que eu não estou aceitando a autoridade de alguém, que não há nada que saber. O que não significa que não é outra coisa. Tudo o que eu posso dizer é que não há nada, o que significa que não é uma coisa, o que significa que não é um único movimento do pensamento. Portanto, não é um fim, uma parada para reflexão. Não é uma coisa. Por que nós construímos tudo isso - os meus anexos, minhas crenças, meus medos. Nesta nada, tudo é. Portanto, o que é irreal, o que é real ".
"Pensei ser limitado, o que ele cria é limitado - o que quer: deuses, conhecimento, experiência, tudo é limitado. Você vê que o pensamento é limitado e sua atividade é limitada? Se você ver isso, está acabado, não há nenhuma ilusão, nenhuma outra ilusão ".
"Mas a solidão é completamente diferente da solidão. Que a solidão deve ser passado para ficar sozinha. Solidão não é comparável com a solidão. O homem que conhece a solidão nunca pode saber o que está sozinha. Você está nesse estado de solidão? Nossas mentes não são integrados para ficar sozinha. O próprio processo da mente é separativa. E o que separa sabe a solidão. Mas a solidão não é separatista. É algo que não é o número, o que não é influenciado por muitos, o que não é o resultado de muitos, que não é colocado em conjunto, como a mente, a mente é de muitos. A mente não é uma entidade que está sozinho, sendo colocados juntos, reunidos, fabricado através de séculos. A mente nunca pode estar sozinho. A mente nunca pode saber solidão. Mas estar ciente da solidão quando passar por ele, não vem a ser que a solidão. Então, só pode haver o que é imensurável. "
"Por que existe o instinto de pertencer a um grupo - por quê? Porque é muito mais seguro. Para pertencer a uma comunidade, a identificar-se com um pequeno grupo lhe dá uma sensação de segurança. Mas por que você não se identifica com todos os seres humanos do mundo, com um ser humano total? Por que o pequeno grupo? "
"O medo: o medo do fracasso, medo de não ser capaz de cumprir, o medo de perder, medo de não ganhar. Temos todo o tipo de medo - medo do guru. Você já reparou como você rastejar na frente de um guru? Você meio que se tornar, eu não sei, desumano, você tem medo, você quer alguma coisa com ele, assim que você adorá-lo, e na adoração não é o medo. Portanto, há várias formas de medo. Nós não estamos tomando uma forma particular. Nós estamos perguntando o que é a raiz do medo, se é que podemos descobrir a raiz do medo, em seguida, toda a árvore está morta. Você entende? Mas se eu estou preocupado com o meu especial pouco de medo da escuridão, ou do meu marido, ou uma coisa ou outra, o meu cérebro não está envolvido na descoberta de toda a raiz do mesmo. "
"Quando há tristeza, ser completamente com ele. Este é impiedoso. Todo o resto está jogando truques. Quando você está com alguma coisa, tenha ocorrido ação. Você não tem que fazer nada. "
HÁ UMA Diferença Entre ter UMA Idéia e Pensar juntos. Ter Uma Mente Que implicações chegamos a alguma Conclusão, Que temos vindo a CERTAS crenças, certos Conceitos. Mas, Pensando Bem e Bem Diferente. Pensar los Conjunto implicações Que Você. EO Orador temperatura a Responsabilidade de Olhar objetivamente, Nao pessoalmente, o Que ESTA acontecendo. Entao ESTAMOS PENSANDO juntos. O Orador, mas elementos ESTA Sentado los UMA Plataforma de Conveniência, nao tem Autoridade.
Por favor, devemos Ser Muito Claro sobre Este Ponto. Elementos Localidade: Não ESTA tentando convencê-lo de nada. Elementos Localidade: Não ESTA pedindo parágrafo segui-lo. Localidade: Não Ele. E o Seu guru. Elementos Localidade: Não ESTA defendendo hum Sistema particular, Filosofia particular, mas that observamos juntos, Como Dois amigos Que se conhecem HÁ sândalo ritmo, Que estao preocupados Localidade: Não apenas sobre nossas Vidas Privadas, mas estao juntos olhando parágrafo Este Mundo Que parece ter enlouquecido. "
"O mito dá a vida, uma vida falsa, uma vida de impotência. O mito torna-se necessário quando não há compreensão da verdade a cada minuto. Vida da maioria das pessoas são guiadas por mitos, o que significa que eles acreditam em algo, ea crença é um mito. Ou eles acreditam ser o Instrutor do Mundo, ou eles seguem um ideal, ou eles tem uma mensagem para o mundo, ou que acreditam em Deus, ou que possuem a fórmula da esquerda para o governo do mundo, ou para a direita. A maioria das pessoas são capturados em um mito, e se o mito é tirado, a sua vida é vazia. Senhores, se todas as suas crenças, todos os seus títulos, todas as suas posses, todas as suas memórias são removidos, o que é você? Você é vazio, não é? Portanto, seus bens, suas idéias, suas crenças são mitos que você deve segurar, ou você está perdido. "
"Prazer, inevitavelmente, traz dor. Nós não estamos dizendo que não podemos ter prazer, mas ver toda a estrutura e você vai saber depois que a alegria, o gozo real, a beleza de prazer, a liberdade dele, não tem nada a ver com o prazer ou, portanto, com dor ou medo. Se você ver que, a verdade, então você vai entender o prazer e dar-lhe seu devido lugar. "
á consciência de grupo, a consciência nacional, a consciência lingüística, a consciência profissional, consciência racial, e não é o medo, a ansiedade, a tristeza, a solidão, a busca do prazer, do amor e finalmente a morte. Se você continuar agindo nesse círculo, você mantém a consciência humana do mundo. Basta ver a verdade disto.
Você faz parte dessa consciência e sustentá-lo, dizendo: 'Eu sou um indivíduo. Meus preconceitos são importantes. Meus ideais são essenciais "- repetindo a mesma coisa uma e outra vez. Agora, a manutenção, o sustento ea alimentação, de que a consciência ocorre quando você está repetindo esse padrão. Mas quando você romper com essa consciência, você está introduzindo um fator totalmente novo em toda aquela consciência.
Agora, se entendermos a natureza de nossa própria consciência, se formos ver como ele está operando neste ciclo interminável de conhecimento, ação e divisão - uma consciência que tem sido sustentado por milênios - se ver a verdade que tudo isso é uma forma de preconceitos e romper com isso, introduzimos um novo fator para a idade. Isso significa que você, como um ser humano que é a consciência do resto da humanidade, pode afastar-se do velho padrão de obediência e aceitação.
Esse é o verdadeiro ponto de viragem na sua vida. O homem não pode continuar repetindo o velho padrão, que perdeu o seu significado, no mundo psicológico que perdeu totalmente o seu significado. Se você cumprir a si mesmo, quem se importa? Se você se tornar um santo, o que isso importa? Considerando que, se totalmente afastar-se de que você afeta toda a consciência da humanidade ".
"Vá um pouco mais. Por que precisamos de experiência em tudo? Nós todos queremos experiência, estamos entediados com a vida, que tornaram a vida em um caso de mecânica e queremos, mais amplas experiências mais profundas, experiências transcendentais. Portanto, há a fuga do tédio, através da meditação, para o chamado divino. Experiência implica o reconhecimento do que aconteceu, você só pode reconhecer se há uma memória dessa coisa que já aconteceu. Então a questão é: porque é que procuramos experiência em tudo? Para nos acordar, porque estamos dormindo? É um desafio para o qual nós respondemos de acordo com a nossa formação, que é o conhecido? Assim, é possível viver uma vida em que a mente é tão clara, desperta, uma luz para si mesmo, que não precisa de experiência? Isso significa viver uma vida sem conflito, o que significa uma mente que é altamente sensível e inteligente, que não precisa de algo para desafiá-lo ou despertá-lo "
"Ser nada, ser um deserto em si mesmo, espera por outra para encontrar água. Sendo vazio, pobre, miserável, insuficiente, desprovida de interesse ou importância, espera-se através de uma outra para ser enriquecido. Pelo amor de outro espera esquecer a si mesmo. Através da beleza de outra espera para adquirir beleza. Através da família, através da nação, através da amante, através de alguma crença fantástico, uma esperança para cobrir este deserto com flores "
"Secreta ou abertamente, há um monólogo constante, falando-se em termos de comparação. Observe isso em si mesmo. Onde há comparação não é uma forma de agressão no sentimento de realização, ou, quando não for possível atingir, há um sentimento de frustração e um sentimento de inferioridade ".
"A dificuldade é que a maioria de nós têm queixas. A maioria de nós concorda com o ideal que devemos romper e criar um novo mundo, um novo conjunto de idéias, e assim por diante, mas quando voltar para casa a compulsão de influências ambientais é tão forte que nós caímos para trás - e isso é a maior dificuldade, não é? Intelectualmente estamos de acordo sobre o absurdo da afirmação comum, mas muito poucos de nós o cuidado de se sentar e pensar em toda a questão e descobrir as causas contribuintes. Pertencente a qualquer grupo em particular, seja de ação social ou de ação política, não criar antagonismo, separatismo e verdadeira revolução não é provocada por seguir qualquer ideologia particular, porque a revolução baseada na ideologia cria antagonismos em diferentes níveis e, portanto, é uma continuação do a mesma coisa. Portanto, esta dissensão comum, obviamente, pode chegar ao fim apenas quando vemos todo o absurdo da ação separada, de uma ideologia particular, a moralidade, ou religião organizada ".
"Olhe para o campo de conflito. Há divisão. Onde há divisão, deve ser inevitavelmente conflito - a minha família, a sua família, o meu Deus, o teu Deus. "
"Se olharmos para o conteúdo da consciência, encontramos memórias, medos, ansiedades, o" eu acredito ", o" eu não acredito '", que são todo o produto do tempo. Pensamento E diz que esta é a única coisa que eu tenho, deve protegê-lo, protegê-lo contra todos os perigos possíveis.
O que é que o pensamento está tentando proteger? É palavras? Memórias mortas? É uma fórmula ou um movimento, a fórmula que incentiva o movimento, o que faz mover-se daqui para lá? Existe tal movimento, exceto como uma invenção do pensamento?
O movimento do pensamento que nasce da memória, embora ele pensa da liberdade é ainda do passado. Portanto, ele não pode trazer a mudança radical. Portanto, ele está enganando a si mesmo o tempo todo. Quando você vê que, há tempo para tudo que precisa de auto-proteção? Se alguém realmente entendeu isso, então sua atividade inteira seria totalmente diferente. Então gostaria de proteger apenas o físico e não a psicológica. "
"O que é o amor? A palavra está tão carregada e corrompida que eu quase não gosto de usá-lo. Todo mundo fala de amor - toda revista e jornal e todo missionário fala incessantemente de amor. Eu amo meu país, amo meu rei, eu amo algum livro, eu amo aquela montanha, amo o prazer, amo minha esposa, amo a Deus. O amor é uma idéia? Se for, ele pode ser cultivado, nutrido, acalentado, empurrado, girou em qualquer jeito que você gosta. Quando você diz que ama a Deus o que é que isso significa? Isso significa que você ama uma projeção de sua própria imaginação, uma projeção de si mesmo vestido de certas formas de respeitabilidade, de acordo com o que você acha que é nobre e santo, por assim dizer, 'Eu amo a Deus ", é um disparate absoluto. Quando você adora a Deus você está adorando a si mesmo - e isso não é amor. "
"O sentimento de cuidado é o começo de afeto. Você sabe, mais você cuidar de coisas, o mais sensível você se torna. Então, tem que haver carinho, um sentimento de ternura, bondade, generosidade. Se não existe tal afeto, então o comportamento é ditado por esse carinho e não é dependente do meio ambiente, circunstância ou pessoas. E para encontrar esse carinho é uma das coisas mais difíceis - para ser realmente afetuoso se as pessoas são gentis com você ou não bom para você, quer falar com você mais ou menos, ou se eles estão irritados com você. Acho que as crianças têm. Vocês todos têm quando você é jovem. Você se sente muito amigáveis um com o outro, com as pessoas. Você gosta de um tapinha um cão. Você olha para as coisas e, ocasionalmente, você também sorri com facilidade. Mas à medida que envelhecem, tudo isso desaparece. E assim, ter afeição direita ao longo da vida é uma das coisas mais difíceis e sem ela a vida fica muito vazia. Você pode ter filhos, você pode ter uma bela casa, um carro e tudo o resto, mas sem vida afeto é como uma flor que não tem perfume. E é parte da educação, não é, para vir a este afeto, a partir do qual há uma grande alegria, da qual só o amor pode vir? "
Quando você virar a cabeça de horizonte a horizonte seus olhos vêem um vasto espaço em que todas as coisas da terra e do céu aparecer. Mas este espaço é sempre limitado, onde a terra encontra o céu. O espaço na mente é tão pequena. Neste pequeno espaço todas as nossas atividades parecem ter lugar: a vida diária e as lutas escondidas com desejos contraditórios e motivos. Neste pequeno espaço, a mente busca a liberdade, e por isso é sempre um prisioneiro de si mesmo. Meditação é o fim deste pequeno espaço. Para nós, a ação é trazer ordem neste pequeno espaço da mente. Mas há uma outra ação que não é a ordem de colocar neste pequeno espaço. Meditação é uma ação que vem quando a mente perdeu o seu pequeno espaço. Este vasto espaço que a mente, o eu, não pode alcançar, é o silêncio. A mente nunca pode ficar em silêncio dentro de si, é silencioso apenas dentro do vasto espaço que o pensamento não pode tocar. Fora desse silêncio é uma ação que não é do pensamento. A meditação é o silêncio. "
Eu não estou empurrando você concordar, mas você vê que o pensamento inevitavelmente dividir? Olha o que aconteceu: o pensamento vê que o nacionalismo levou a todos os tipos de guerra e travessuras, por isso diz: 'Vamos todos estar unidos, formam uma liga de nações ". Mas o pensamento ainda está em funcionamento, mantendo a separação. Você, como um italiano ou o que você pensa que é, mantendo sua soberania italiana e assim por diante. Fala-se sobre a fraternidade ainda a manutenção da separação, que é a hipocrisia. É uma característica do pensamento de jogar jogos de duplas dentro de si. "
"A questão de saber se existe ou não um Deus ou a verdade ou a realidade, ou o que você quiser chamá-lo, nunca pode ser respondida pelos livros, pelos sacerdotes, filósofos ou salvadores. Ninguém e nada pode responder a pergunta, mas você mesmo e é por isso que você deve conhecer a si mesmo. Imaturidade reside apenas na total ignorância de si mesmo. Para entender a si mesmo é o princípio da sabedoria ".
"Existe uma grande felicidade em não querer, em não ser algo, em não ir a algum lugar."
"A liberdade não é uma idéia, uma filosofia escrito sobre a liberdade não é a liberdade. Qualquer um é livre ou não é. Um está em uma prisão, no entanto decorativo que a prisão é, um prisioneiro só é livre quando ele não está mais na prisão. A liberdade não é um estado da mente que é pego em pensamentos. O pensamento nunca pode ser livre. O pensamento é a resposta da memória, conhecimento e experiência, é sempre o produto do passado e não pode, possivelmente, levar a liberdade, porque a liberdade é algo que está no presente ativo vida, na vida diária. A liberdade não é a liberdade de alguma coisa - a liberdade de algo que é meramente uma reação ".
" Para a maioria de nós , a liberdade é uma idéia e não uma realidade. Quando falamos de liberdade , queremos ser livres exteriormente , para fazer o que gostamos, de viajar, de ser livre para expressar-se de maneiras diferentes, livre para pensar o que quiser. A expressão externa de liberdade parece ser extremamente importante, especialmente em países onde há uma tirania , ditadura , e nos países onde a liberdade externa é possível uma busca mais e mais prazer , mais e mais posses.
Se formos investigar profundamente o que a liberdade implica , para ser interiormente, completamente e totalmente gratuito - que então se manifesta exteriormente na sociedade, na relação -, então devemos nos perguntar , parece- me , se a mente humana, fortemente condicionado , uma vez que é , nunca pode ser livre em tudo. Deve sempre viver e funcionar dentro das fronteiras do seu condicionamento , de maneira que não há possibilidade de liberdade de todo? Vê-se que a mente, verbalmente entendimento de que não há liberdade aqui nesta terra , interna ou externamente , em seguida, começa a inventar a liberdade em outro mundo, uma liberação futura , o céu e assim por diante .
Ponha de lado todos os conceitos teóricos , ideológicos , de liberdade , para que possamos saber se nossas mentes , seu e meu , pode nunca ser realmente livre , livre da dependência , livre de medo , ansiedade e livre dos inúmeros problemas , tanto o consciente como bem como aqueles nas camadas mais profundas do inconsciente. Pode haver liberdade psicológica completa, de modo que a mente humana pode vir em cima de algo que não é do tempo , que não é criado pelo pensamento , mas que não é uma fuga das realidades reais da vida diária ? A menos que a mente humana é interiormente, psicologicamente , totalmente livre , não é possível ver o que é verdadeiro , para ver se existe uma realidade não foi inventado pelo medo, não moldado pela sociedade ou a cultura em que vivemos, e que não é uma fuga da monotonia diária , com o seu tédio , solidão, desespero e ansiedade.
Para descobrir se há realmente essa liberdade é preciso estar ciente da própria condicionado, dos problemas , da superficialidade monótono, vazio , insuficiência da vida diária , e acima de tudo é preciso estar ciente de medo. É preciso ter consciência de si mesmo nem introspectiva nem analiticamente , mas , na verdade, estar consciente de si como é e ver se ele é de todo possível ser totalmente livre de todas essas questões que parecem obstruir a mente . "
"A mente embotada, uma mente que foi estupefato por 'praticar', não pode, em nenhuma circunstância entender o que é a realidade. É preciso ser completamente, totalmente, livre de pensamento. É preciso uma mente que não está distorcida, que é muito claro, que não é anulado, que não está mais buscando um sentido, um propósito. Você vai perguntar: "É possível ter esse estado de espírito em que não há nenhuma experiência? 'A' experiência 'implica uma entidade que está passando, portanto, não há dualidade: o experimentador ea coisa experimentada. o observador ea coisa observada.
A maioria de nós quer algum tipo de experiência profunda, maravilhosa e mística; nossas próprias experiências cotidianas são tão trivial, tão banal, tão superficial, queremos algo eletrizante. Nesse pensamento bizarro de uma experiência maravilhosa, não existe essa dualidade do experimentador ea experiência. Enquanto existir esta dualidade deve haver distorção, porque o experimentador é o passado acumulado de todo o seu conhecimento, suas memórias. Inconformado com isso, ele quer algo muito maior, portanto ele a projeta como idéia, e acha que a projeção, em que ainda há dualidade e distorção.
A verdade não é algo para ser experimentado. A verdade não é algo que você pode procurar e encontrar. Ele está além do tempo. E o pensamento, que é do tempo, não pode procurar-lo e compreendê-lo. Portanto, é preciso entender muito profundamente esta questão de querer experiência. Não veja isso uma coisa extremamente importante. Qualquer forma de esforço, de querer, de buscar a verdade, a experiência exigente, é o observador querendo algo transcendental e fazendo esforço, portanto a mente não é clara, pura, não mecânica. A mente que busca uma experiência, porém maravilhoso, implica que o "eu" está buscando isso - o 'eu' que é o passado, com todas as suas frustrações, sofrimentos e esperanças. "
"A meditação é o caminho da transformação total da mania do homem. Homem é preso em princípios e ideologias que o impedem de pôr fim ao conflito entre ele e outro. A ideologia da nacionalidade e da religião e da obstinação de sua própria vaidade está a destruir o homem. Este processo destrutivo continua em todo o mundo. Homem tentou acabar com ela através da tolerância, da conciliação, através da troca de palavras, e dispositivos de poupança de rosto, mas ele permanece entrincheirado em seu próprio condicionamento. Bondade não está em dogma, nem na vaidade de princípios e fórmulas. Estes negam amor, ea meditação é o florescimento do que o amor. "
Karma implica, não é, causa e efeito, ação baseada em causa, produzindo um certo efeito, a ação nasce da condicionado, produzindo mais resultados. Então karma implica causa e efeito. E são causa e efeito estático, são causa e efeito já corrigido? Não afeta-se causa também? Portanto, não há motivo fixo ou efeito fixo. Hoje é o resultado de ontem, não é? Hoje é o resultado de ontem, em ordem cronológica, bem como psicologicamente, e hoje é a causa de amanhã. Então causa é efeito, torna-se causa e efeito, é um movimento contínuo: não há nenhuma causa ou efeito fixo fixo. Se houvesse uma causa fixo e um efeito fixo, haveria especialização, e não é a morte especialização? Qualquer espécie que se especializa, obviamente, chega ao fim. A grandeza do homem é que ele não pode se especializar. Ele pode se especializar tecnicamente, mas na estrutura que ele não pode se especializar. Uma semente bolota é especializada, não pode ser qualquer coisa, mas o que é. Mas o ser humano não se esgota completamente. Existe a possibilidade de renovação permanente, ele não é limitado pela especialização. Enquanto consideramos a causa, o fundo, o condicionamento, como não relacionada com o efeito, deve haver conflito entre o pensamento eo fundo. Então, o problema é muito mais complexo do que se acreditava em reencarnação ou não, porque a questão é como agir, não se você acredita em reencarnação ou em karma. Isto é absolutamente irrelevante ".
A margem de liberdade está crescendo mais estreito a cada dia, como você deve saber se você está em todos os observadores. Os políticos, os líderes, os sacerdotes, os jornais e os livros que você lê, o conhecimento que você adquire, as crenças que você se agarram a tudo isso está fazendo a margem de liberdade cada vez mais estreito.
Se você está ciente do processo em curso, se você realmente perceber a estreiteza de espírito, a crescente escravidão da mente, então você vai descobrir isso vem da percepção de energia, e é essa energia nasce da percepção de que vai quebrar a mente pequena, a mente respeitável, a mente que vai para o templo, a mente que está com medo. Assim, a percepção é o caminho da verdade ".
"Se você realmente examinar seus próprios corações, a maioria de vocês vão achar que você está em busca de segurança, conforto, locais de segurança, e nessa procura proporcionar-se com filosofias, gurus, sistemas de auto-disciplina.
Assim, você está frustrando, continuamente estreitar pensamento. Em seus esforços para escapar do medo, você é enraizar-se em crenças e aumentando assim a sua própria auto-consciência, o seu próprio egoísmo, que apenas cresceu mais sutil, mais esperto ".
"Eu sei que vai surgir a pergunta inevitável: Se não temos autoridade de qualquer tipo, não haverá anarquia? Claro que pode haver. Mas será que a autoridade para criar? Ou será que simplesmente criar uma sequência cego que não tem nenhum significado em tudo, exceto que conduz à perdição, a miséria?
Mas se começarmos a compreender a nós mesmos, que é um processo muito complexo, então vamos também começar a entender a anatomia da autoridade. Então eu acho que nós seremos capazes de descobrir, como indivíduos, o que é verdade. Sem a compulsão da sociedade, sem a autoridade de uma religião ou de qualquer pessoa, não importa quão grande, sem a influência de outro, seremos capazes de descobrir e experimentar por nós mesmos algo além da mera intelecção, além das afirmações inteligentes da mente ".
Um homem que acredita em Deus nunca pode encontrar Deus. Se você está aberto para a realidade, não pode haver a crença em realidade. Se você está aberto para o desconhecido, não pode haver nenhuma crença nele. Afinal, a crença é uma forma de auto-proteção, e só uma mente pequena pode acreditar em Deus. "
"Negar a moralidade convencional completamente é ser altamente moral, porque o que chamamos de moralidade social, a moralidade de respeitabilidade, é totalmente imoral, somos competitivos, ganancioso, invejoso, buscando nosso próprio caminho - você sabe como nós nos comportamos. Chamamos isso de moralidade social, as pessoas religiosas falam sobre um tipo diferente de moralidade, mas a sua vida, a sua atitude geral, a estrutura hierárquica da organização religiosa e de crença, é imoral. Negar que não é para reagir, porque quando você reagir, isso é uma outra forma de dissidentes através da própria resistência. Mas quando você negar isso, porque você entende, não é a mais elevada forma de moralidade. "
"Eu me pergunto por que dividir a vida em fragmentos, a vida empresarial, vida social, vida familiar, vida religiosa, a vida do esporte e assim por diante? Por que há essa divisão, não apenas em nós mesmos, mas também social - que eles, você e eu, amor e ódio, morrer e viver? Eu acho que devemos ir para esta pergunta bastante profunda para descobrir se há um modo de vida em que não há divisão em tudo entre a vida ea morte, entre o consciente eo inconsciente, o negócio e vida social, a vida em família e da vida individual. "
Como é a mente, o cérebro incluído para ser completamente silencioso? Alguns dizem que respirar corretamente, respirar fundo, ou seja, obter mais oxigênio em seu sangue, uma mente pouco vulgar respirando profundamente, dia após dia, pode ser bastante tranquilo, mas ainda é uma mente pouco de má qualidade "
"O homem sempre buscou a imortalidade, ele pinta um quadro, coloca o nome dele, que é uma forma de imortalidade, deixando um nome por trás, o homem sempre quer deixar algo de si mesmo para trás. O que ele tem para dar - para além do conhecimento técnico - o que ele tem de si mesmo para dar? O que ele é? Você e eu, que somos nós, psicologicamente? Você pode ter uma conta bancária maior, ser mais inteligente do que eu sou, ou isso e aquilo, mas, psicologicamente, o que somos? - Um monte de palavras, memórias, experiências e estes queremos entregar um filho, colocar em um livro, ou tinta em uma imagem, 'eu'. O "eu" torna-se extremamente importante, o "eu" contra a comunidade, o "eu", querendo identificar-se, querendo satisfazer a si mesmo, querendo se tornar algo grande - você sabe, todo o resto. Quando você observa que "eu", você vê que é um feixe de memórias, de palavras vazias: é isso que nos apegamos a, que é a própria essência da separação entre você e eu, eles e nós ".
"Se você começar a entender o que você é, sem tentar mudá-lo, então o que você passa por uma transformação."
"O desejo de cumprir é muito forte nas pessoas e que persegui-lo a qualquer custo. Esta realização, em todos os sentidos e em qualquer direção, sustenta as pessoas, se o cumprimento não em uma direção, então eles tentam em outro. Mas há uma coisa como a satisfação? Cumprimento pode trazer uma certa satisfação, mas logo desaparece e novamente estamos na caça. No entendimento do desejo todo o problema da realização cessa. O desejo é o esforço a ser, tornar-se, e com um final de se tornar a luta para cumprir desaparece. "
"Por que estamos ambicioso? Por que queremos ter sucesso, ser alguém? Por que lutamos para ser superior? Por que todo esse esforço para afirmar a si mesmo, seja diretamente ou por meio de uma ideologia ou o Estado? Isso não é auto-afirmação a principal causa de nosso conflito e confusão? Sem ambição, poderíamos perecer? Nós não podemos sobreviver fisicamente, sem ser ambicioso?
Por que somos inteligentes e ambiciosos? Não é a ambição de um desejo de evitar o que é? Não é esta a inteligência realmente estúpido, que é o que nós somos? Por que somos tão assustado do que é? Qual é a boa de fugir se o que somos é sempre lá? Podemos ter sucesso em escapar, mas o que nós somos ainda está lá, produzindo conflitos e miséria. Por que estamos tão assustados de nossa solidão, ou nosso vazio?
Qualquer atividade fora do que está é obrigado a trazer sofrimento e antagonismo. O conflito é a negação do que é ou o fugir do que é, não há nenhum conflito que não. Nosso conflito se torna cada vez mais complexo e insolúvel, porque não encarar o que é. Não há nenhuma complexidade no que é, mas apenas nas muitas fugas que procuram. "
"Devemos pensar juntos, olhar para o mundo como ele é, o que está realmente acontecendo, em conjunto, sem qualquer preconceito, sem qualquer preconceito, a olhar para o mundo que o homem criou, cada ser humano em todo o mundo criou esta sociedade . Esta sociedade é corrupta, imoral, e sempre teve guerras. De tempos além da medida que eles tiveram guerras. Eles usaram para matar com flechas, agora você pode explodir gerações inteiras, e milhões de pessoas. Isto é chamado de avanço, a evolução ".
"O espaço eo silêncio são necessários para ir além das limitações da consciência, mas como pode uma mente que é tão infinitamente ativo no seu próprio interesse ficar quieto? Pode-se discipliná-la, controlá-la, moldá-la, mas como tortura não torna a mente quieta, mas apenas torna maçante. Obviamente, a mera busca do ideal de ter uma mente quieta é sem valor, porque quanto mais você forçá-lo a mais estreita e estagnada ela se torna. Controle de qualquer forma, como repressão, só produz conflito ".
"Para se ter solidão interior eo espaço é muito importante, porque implica a liberdade de ser, ir, para funcionar, a voar. Afinal de contas, a bondade só pode florescer no espaço, assim como a virtude só pode florescer quando há liberdade. Podemos ter liberdade política, mas por dentro não somos livres e, portanto, não há espaço.
Nenhuma virtude, nenhuma qualidade que vale a pena, pode funcionar ou crescer sem esse vasto espaço dentro de si mesmo. E o espaço eo silêncio são necessários porque é só quando a mente está em paz, uninfluenced, inexperiente, não realizada por infinitas variedades de experiência, que pode vir em cima de algo totalmente novo. "
"A dependência define indo o movimento de distanciamento e apego, um conflito constante, sem compreensão, sem autorização. Você deve tornar-se consciente do processo de apego e dependência, tornam-se conscientes de que, sem condenação, sem julgamento, e então você vai perceber o significado deste conflito dos opostos. Se você tornar-se profundamente consciente e conscientemente direto pensado para compreender o significado completo de necessidade, de dependência, sua mente consciente será aberta e clara sobre isso, e então o subconsciente com seus motivos ocultos, perseguições e intenções, vai projetar-se no consciente.
Quando isso acontece, você deve estudar e entender cada sugestão do subconsciente. Se você fizer isso, muitas vezes, tornar-se consciente das projeções do subconsciente após o consciente tem pensado o problema o mais claramente possível, então, mesmo que você dê sua atenção para outros assuntos, o consciente eo subconsciente vai solucionar o problema da dependência, ou qualquer outro problema. Assim, não é estabelecida uma consciência constante, que pacientemente e suavemente trazer integração, e se sua saúde e dieta são tudo bem, este, por sua vez trazer plenitude do ser ".
" Para viver com esforço é mau, para mim, é uma abominação, se é que posso usar uma palavra forte. E se você observar, você vai perceber que desde a infância somos condicionados a fazer um esforço. Em nossa educação so-called, em todo o trabalho que fazemos, lutamos para melhorar a nós mesmos, para se tornar algo. Tudo o que realizamos é baseado no esforço, e quanto mais esforço que fazemos, o mais maçante a mente torna-se ".
"O idealista é o homem com uma idéia, e é ele que não é revolucionário. Ideia dividir, e de separação é de desintegração, não é de todo revolução. O homem com uma ideologia está preocupada com idéias, palavras, e não com a ação direta, ele evita a ação direta. Uma ideologia é um obstáculo para a ação direta. "
"Um ser humano psicologicamente é o conjunto da humanidade. Ele não representa apenas isso, mas ele é o todo da espécie humana. Ele é essencialmente toda a psique da humanidade. Nesta realidade, várias culturas têm imposto a ilusão de que cada ser humano é diferente. Neste humanidade ilusão foi capturado durante séculos, e essa ilusão tornou-se uma realidade. Se se observa de perto toda a estrutura psicológica de si mesmo, vai achar que como um sofre, por isso toda a humanidade sofre em vários graus. Se você está sozinho, toda a humanidade conhece esta solidão.
Agonia, ciúme, inveja e medo são conhecidos por todos. Assim, psicologicamente, interiormente, é como um outro ser humano. Pode haver diferenças fisicamente, biologicamente. Um deles é alto ou baixo e assim por diante, mas, basicamente, é o representante de toda a humanidade. Assim, psicologicamente você é o mundo, você é responsável por toda a humanidade, não para si mesmo como um ser humano separado, que é uma ilusão psicológica ... Se um agarra o pleno significado do fato de que um é psicologicamente o mundo, então a responsabilidade torna-se avassalador amor. "
Então, a pergunta certa não é como acabar com o conflito, mas para ver a verdade que onde a paixão e sensibilidade são, o conflito está ausente. Você vê isso? "
"Reformadores - político, social e religioso - só vai causar mais sofrimento para o homem, a não ser que o homem compreende o funcionamento de sua própria mente. Na compreensão do processo total da mente, não é uma revolução interior radical, e de que as molas revolução interior a ação de verdadeira cooperação, o que não é a cooperação com um padrão, com autoridade, com alguém que "sabe". Quando você sabe como cooperar, porque não é essa revolução interior, então você também vai saber quando não cooperar, o que é realmente muito importante, talvez mais importante. Temos agora cooperar com qualquer pessoa que oferece uma reforma, uma mudança, que só perpetua o conflito e miséria, mas se pode saber o que é ter o espírito de cooperação que vem a ser com a compreensão do processo total da mente e do em que há libertação do mesmo, então existe uma possibilidade de se criar uma nova cultura, um mundo totalmente diferente, na qual não existe qualquer aquisitividade, inveja, nenhuma comparação. Esta não é uma utopia teórica, mas o estado atual da mente que está constantemente perguntando e buscando o que é verdadeiro e abençoado. "
Por que nós pensamos que a castidade é essencial? O que queremos dizer por sexo? Não apenas o ato, mas pensando sobre isso, sentindo-se sobre ele, antecipando-lo, fugir dele, que é o nosso problema. O nosso problema é a sensação, querendo mais e mais. Observe a si mesmo, não vê o seu vizinho. Por que seus pensamentos tão ocupado com o sexo? A castidade só pode existir quando há amor, e sem amor não há castidade. Sem amor, a castidade é apenas luxúria de uma forma diferente. Para tornar-se casto é tornar-se outra coisa, é como um homem tornar-se poderoso, sucedendo como um proeminente advogado, político, ou qualquer outra coisa, a mudança está no mesmo nível. Essa não é a castidade, mas apenas o resultado final de um sonho, o resultado da contínua resistência a um determinado desejo. . . Assim, a castidade deixa de ser um problema onde não existe amor. Então a vida não é um problema, a vida é para ser vivida completamente na plenitude do amor, e que a revolução vai trazer um novo mundo ".
"A dúvida é uma coisa extremamente importante, não ceticismo. Para observar cada experiência que se tem, a dúvida que muito da experiência, dúvida de que muito pensamento, dúvida de que muito sentindo, de modo que o cérebro torna-se extraordinariamente limpo de toda a nossa experiência acumulada, a tradição e assim por diante.
Isto é o que vamos fazer durante todas estas negociações. Este não é um culto pessoal, ou de personalidade. Por favor, entenda isso. Nós todos queremos agarrar ou adorar, ou sentir-se perto de alguns uma pessoa. Estamos acostumados a isso. E nós estamos dizendo que este não é um culto à personalidade em tudo.
Então, por favor, não construir uma imagem sobre ele, o alto-falante. O alto-falante não é muito valioso. O que é valioso, o que tem significado, é o que ele está dizendo. E para entender o que ele está dizendo que você deve questionar, não aceitar uma coisa dessas.
O que significa que você tem que observar, é preciso observar suas próprias reações, suas próprias atitudes, justificativas, defesas e assim por diante. Então é possível para nós dois para se comunicar uns com os outros, e não teoricamente, não na abstração, mas na verdade, porque vamos ter uma longa jornada juntos, sem desvios em tudo.
Vamos juntos para assistir a todo este fenômeno da vida, da qual você é. E também, por favor tenha em mente que este não é um entretenimento.
Porque estamos acostumados a ser entretido, é nosso hábito, cinema, televisão, livros, romances, queremos ser entretidos. E as religiões tornaram-se isso também, uma forma de entretenimento. Então, por favor, tenha em mente durante essas conversas que isso não é de qualquer forma de entretenimento.
O alto-falante não está tentando ajudá-lo. Por favor, tenha isso em mente muito a sério. Porque se ele está a fim de ajudá-lo, então ele se torna o líder, um homem que, em seguida, realiza-lo, diz-lhe o que fazer e assim por diante.
Assim, desde que exista, pode nunca ter além de si. Ele deve morrer, ele deve deixar de dar-se continuidade através de idéia, através da memória, através da palavra. Continuidade é a cárie, e não há vida apenas em morte. Não há renovação somente com a cessação do centro, então renascimento não é a continuidade, então a morte é como a vida, a renovação de momento a momento. Esta renovação é a criação. "
"Eu sou confusão, não percebo que sou confusão. Você vê a diferença? Eu sou isso. Portanto, o que aconteceu? Todos os movimentos de fugas, a supressão, completamente chegado ao fim - certo? Se não tem, não se movem a partir daí. Seja o primeiro livre de todas as fugas, de tudo, escapa simbólicos verbais, mas permanecem totalmente com o fato de que você é, como ser humano, em um estado de confusão humana - certo? Então o que aconteceu? Somos dois amigos conversando sobre isso, esta não é uma terapia de grupo, ou qualquer dessas bobagens, ou análise psicológica. Não é que. Duas pessoas conversando sobre juntos, dizendo que agora chegamos a esse ponto, logicamente, racionalmente, sem emoção, pois sensatamente. Porque para ser sensato é a coisa mais difícil. Assim, nós viemos a este ponto: é que eu sou isso. O que ocorreu na mente? Certo, podemos ir de lá? "
"Conforto é uma coisa, e na verdade outra, eles levam longe um do outro. Se você procura conforto, você pode encontrá-lo em uma explicação, uma droga ou uma crença, mas ele vai ser temporário e, mais cedo ou mais tarde você vai ter que começar de novo. E há uma coisa como de conforto? Pode ser que você primeiro tem que ver este fato: que uma mente que busca conforto, segurança, será sempre em tristeza. A explicação satisfatória, ou uma crença consoladora, pode colocá-lo suavemente para dormir, mas é isso que você quer? Será que enxugar sua tristeza? É a tristeza de ser eliminado por induzir o sono? "
"Para investigar o fato de sua própria raiva, você deve passar por nenhum julgamento sobre ele, para o momento em que você conceber o seu oposto você condená-lo e, portanto, você não pode vê-lo como ele é. Quando você diz que não gosta ou odeia alguém que é um fato, embora pareça terrível. Se você olhar para ele, ir para ela completamente, ela deixa, mas se você diz, 'Eu não deve odiar, eu preciso ter amor no meu coração ", então você está vivendo em um mundo hipócrita com padrões duplos. Para viver completamente, totalmente, no momento em que é viver com o que é, o real, sem qualquer senso de condenação ou justificação -, então você entende tão completamente que você terminar com ele. Quando você vê claramente o problema está resolvido. "
"Uma delas é medo de pensar para além do que já foi dito pelos líderes, porque pode-se perder o emprego, ser banido, excomungado, ou colocado em um campo de concentração. Nós nos submetemos à autoridade, porque todos nós temos essa demanda para dentro, para ser seguro, essa vontade de ser seguro. Enquanto nós queremos estar seguros em nossas posses, em nosso poder, em nossos pensamentos, devemos ter autoridade, devemos ser seguidores, e em que se encontra a semente do mal, pois, invariavelmente, leva à exploração do homem pelo homem.
Nós devemos saber drunkenness de saber sobriety? Você deve passar por ódio, a fim de saber o que é ser compassivo? Você deve ir através de guerras, destruindo yourself e outros, para saber o que a paz é? Certamente, esta é uma maneira totalmente falsa de pensar, não é? Primeiro você assumir que não há evolução, crescimento, um movimento de mal para o bem, e então você se encaixa o seu pensamento para esse padrão.
Obviamente, há é o crescimento físico, o pouco planta tornando-se a big tree; lá é o progresso tecnológico, a roda de evoluindo através de séculos para dentro do plano jet. Mas há progresso psicológico, evolução? Isso é o que estamos discutindo, se há um crescimento, uma evolução do "eu", começando com o mal e acabar em bem. Através de um processo da evolução, através do tempo, pode o 'me', que é o centro do mal, alguma vez tornar-se nobre, bom? "
"Talvez você nunca experimentou esse estado de espírito em que há abandono total de tudo, um desapego completo. E você não pode abandonar tudo, sem profunda paixão, você pode? Você não pode abandonar tudo intelectual ou emocionalmente. Há total abandono, com certeza, só quando há intensa paixão. Não se assuste com essa palavra, porque um homem que não é apaixonado, que não é intenso, nunca pode compreender ou sentir a qualidade da beleza. A mente que tem algo em reserva, a mente que tem interesse, a mente que se apega a posição, poder, prestígio, a mente que é respeitável, que é um horror, uma mente nunca pode abandonar a si mesmo. "
O Você entendeu o que eu quis dizer com a reação? Você me insulta, você diz alguma coisa que eu não gosto, e eu reajo, ou eu gosto do que você diz, e mais uma vez eu reagir. Mas não é possível ouvir o que o outro diz sem reagir? Certamente, se eu ouvir a descobrir a verdade ou a falsidade do que você está dizendo, então, que a partir de escuta, de que a percepção, não é uma ação que não é reação. "
"Você vai descobrir que é extraordinariamente difícil ver-se no espelho do relacionamento, sem qualquer sentido de condenar o que você vê, e se você condena o que você vê, você não entendê-lo. Para entender a coisa como ela é, condenação, julgamento, avaliação, deve ir, que é extremamente difícil, porque no momento estamos treinados, educados para condenar, rejeitar, aprovar, para deny.And isso é apenas o começo, a início muito superficial. Mas é preciso passar por isso, é preciso entender todo o processo da mente, não apenas intelectualmente, verbalmente, mas como se vive no dia-a-dia, observando-se no espelho do relacionamento. É preciso realmente experimentar o que está acontecendo na mente examiná-lo, estar ciente de todo o conteúdo do mesmo, sem negar, suprimir, ou guardá-lo. Então, se você ir tão longe, e se você estiver em toda sério, você vai descobrir que a mente já não está projetando uma imagem qualquer, não criando qualquer mito, qualquer ilusão, que está começando a entender a totalidade de si mesmo, e, portanto, torna-se muito clara, simples, tranquilo. "
"A idéia, o conceito, o padrão é nascido do nosso pensamento, que por sua vez é baseado em nosso condicionamento. Todo nosso pensamento, porém nobre, refinado ou sutil, é o resultado de nossa experiência, de nosso conhecimento. Não existe sem pensar no passado. Nosso pensamento é apenas a reação da memória. E o que eu estou falando é a ação sem reação, o que significa viver sem pensar como a reação da memória ".
"A liberdade só vem quando você ver e agir, nunca por meio de revolta. O visto é a ação atuação e tal é tão instantânea como quando você vê o perigo. Então, não há cerebração, nenhuma discussão ou hesitação, o próprio perigo compele ao ato e, portanto, ver é agir e ser livre ".
"Como você vê, você aprende que o observador é meramente um conjunto de idéias e memórias, sem qualquer validade ou substância, mas que o medo é uma realidade e que você está tentando entender um fato com uma abstração que, é claro, você não pode fazer . Mas, na verdade, é o observador que diz: "Eu estou com medo", diferente da coisa observada, que é o medo? O observador é o medo e, quando isso é percebido não existe mais qualquer dissipação de energia no esforço para se livrar do medo, eo intervalo de tempo-espaço entre o observador eo observado desaparece. Quando você vê que você é uma parte do medo, e não separado dele, então você não pode fazer nada sobre isso, então o medo vem totalmente ao fim ".
"Se entendermos relacionamento podemos cooperar, mas a cooperação não pode possivelmente existir através de imagens, por meio de símbolos, através de concepções ideológicas."
"Assim, pode-se ter uma visão sobre a agressão? Não a lembrança ou implicação, o que significa exame constante, chegar a uma conclusão e agir de acordo com essa conclusão, que não é insight. Mas se a pessoa tem uma visão imediata para ele, então quebrou todo o padrão de agressão. Então, o que você vai fazer sobre a maneira como você está vivendo: a eterna ir às reuniões, discussões com filósofos, e os mais recentes psicólogos? Nunca se diz - Olha, eu sou assim, deixe-me descobrir o porquê. Por que um tem ferimentos, contusões fisiológicos? Por que alguém viver com eles? "
"Pode compaixão, esse sentimento de bondade, que o sentimento de sacralidade da vida sobre o qual nós estávamos falando última vez que nos encontramos, esse sentimento pode ser trazido à existência por meio de compulsão? Certamente, quando há compulsão em qualquer forma, quando não se trata de propaganda ou moralizing, não há compaixão, nem existe compaixão quando a mudança é provocada apenas através de ver a necessidade de enfrentar o desafio tecnológico de tal maneira que os seres humanos permanecerá seres humanos e não se tornar máquinas. Portanto, deve haver uma mudança, sem qualquer nexo de causalidade. "
"Para receber o desconhecido, a própria mente deve tornar-se o desconhecido. A mente é o resultado do processo de pensamento, o resultado do tempo, e este processo de pensamento deve chegar a um fim. A mente não pode pensar que é eterno, atemporal e, portanto, a mente deve estar livre do tempo, o processo de tempo da mente deve ser dissolvido ".
"O padrão social é criada pelo homem, mas não é independente do homem, embora tenha uma vida própria, eo homem não é independente dele, pois eles estão interligados. Alterar dentro do padrão não é mudança em tudo, é mera modificação, reforma. Só por romper com o padrão social, sem construir outro você pode 'ajudar' a sociedade. Contanto que você pertence a sociedade, você está apenas ajudando-o a se deteriorar. Todas as sociedades, incluindo a mais maravilhosamente utópica, têm dentro de si as sementes de sua própria corrupção. Para mudar a sociedade, é preciso romper com isso. "
" Pergunta: Por que a pessoa não tomar drogas ? Você aparentemente parecem estar contra ele. Seus próprios amigos proeminentes tê-los levado , ter escrito livros sobre eles , encorajou outros a tomá-los, e eles têm experimentado com grande intensidade a beleza de uma flor simples. Nós, também, tê-los levado e gostaríamos de saber por que você parece se opor a essas experiências químicas. Afinal de contas , todo o nosso organismo físico é um processo bioquímico , e acrescentando-lhe um produto químico extra pode dar-nos uma experiência que pode ser uma aproximação ao real. Você mesmo não tomaram drogas , não é? Então, como você pode, sem experimentar condená-los ?
Krishnamurti : Não, nós não tomaram drogas. Tem uma embebedar para saber o que a sobriedade é ? Deve fazer-se um doente para descobrir o que é saúde ? Como há várias coisas envolvidas na tomada de medicamentos , vamos entrar em toda a questão com cuidado. Qual é a necessidade de tomar medicamentos em tudo - drogas que prometem uma expansão psicodélica da mente, grandes visões e intensidade ? Aparentemente, um leva-los porque as percepções próprias de um são maçantes . Clareza é desactivado e sua vida é bastante superficial, medíocre e sem sentido , um leva-los a ir além desta mediocridade. Os intelectuais têm feito das drogas um novo modo de vida. Vê-se em todo o mundo a discórdia , as compulsões neuróticas , os conflitos , a miséria dores da vida. Um está consciente da agressividade do homem, sua brutalidade , seu egoísmo absoluto , que nenhuma religião , nenhuma lei , nenhuma moralidade social tem sido capaz de domar. Há tanta anarquia no homem - e essas capacidades científicas . Este desequilíbrio provoca estragos no mundo. A diferença unbridgable entre tecnologia avançada e da crueldade do homem está produzindo um grande caos e miséria. Isto é evidente . Assim, o intelectual , que já tocou com várias teorias - Vedanta , zen, ideais comunistas , e assim por diante - tendo encontrado nenhuma maneira de situação do homem, agora está se voltando para a droga de ouro que vai trazer sanidade dinâmica e harmonia.
A descoberta da droga de ouro - a resposta completa para tudo - se espera do cientista e, provavelmente, ele vai produzir. E os autores e os intelectuais que defendem que parar todas as guerras , como ontem eles defendiam o comunismo ou o fascismo . Mas a mente , com as suas capacidades extraordinárias para as descobertas científicas e sua implementação , ainda é pequeno , estreito e intolerante , e com certeza vai continuar, vai não , em sua pequenez ? Você pode ter um enorme e explosivo experiência através de um desses medicamentos , mas a agressão profundamente enraizada , a bestialidade ea tristeza do homem desaparecer? Se essas drogas podem resolver os problemas intrincados e complexos de relacionamento, então não há nada mais a ser dito , para , em seguida, relacionamento , a procura da verdade, o fim do sofrimento , são um assunto muito superficial para ser resolvido tomando uma pitada de a nova droga de ouro.
Certamente esta é uma abordagem falsa , não é? Diz-se que estas drogas proporcionar uma experiência de aproximação com a realidade , portanto, dar esperança e encorajamento. Mas a sombra não é o real, o símbolo nunca é o fato. Como se observa em todo o mundo , o símbolo é adorado e não a verdade. Então não é uma afirmação falsa dizer que o resultado destas drogas está perto da verdade ? Nenhuma pílula dourada dinâmica jamais vai resolver os nossos problemas humanos. Eles só podem ser resolvidos por trazer uma revolução radical na mente e no coração do homem . Isso exige trabalho duro e constante , vendo e ouvindo , e assim sendo altamente sensível. A forma mais elevada de sensibilidade é a maior inteligência, e nenhuma droga já inventada pelo homem vai dar essa inteligência . Sem essa inteligência não é amor, e amor é relacionamento. Sem esse amor, não há equilíbrio dinâmico no homem. Este amor não pode ser dado - pelos sacerdotes ou os seus deuses, pelos filósofos , ou pela droga de ouro " .
"A liberdade só vem quando você ver e agir, nunca por meio de revolta. O visto é a ação atuação e tal é tão instantânea como quando você vê o perigo. Então, não há cerebração, nenhuma discussão ou hesitação, o próprio perigo compele ao ato e, portanto, ver é agir e ser livre ".
"Você não pode conciliar criatividade com realização técnica. Você pode ser perfeito em jogar o piano, e não ser criativo, você pode tocar o piano mais brilhante, e não ser um músico. Você pode ser capaz de lidar com a cor, para colocar a tinta na tela mais inteligente, e não ser um pintor criativo. Você pode criar um rosto, uma imagem de uma pedra, porque você aprendeu a técnica, e não ser um mestre criador. Criação vem em primeiro lugar, e não técnica, e é por isso que somos miseráveis todas as nossas vidas.
Temos técnica de como colocar uma casa, como construir uma ponte, como montar um motor, como educar nossos filhos através de um sistema que aprendemos todas essas técnicas, mas nossos corações e mentes estão vazias. Nós somos máquinas de primeira classe, nós sabemos como operar mais bela, mas não amamos uma coisa viva.
Você pode ser um bom engenheiro, você pode ser um pianista, você pode escrever em um bom estilo em Inglês ou Marathi ou qualquer que seja sua linguagem é, mas a criatividade não é encontrado através da técnica. Se você tem algo a dizer, você cria seu próprio estilo, mas quando você não tem nada para dizer, mesmo se você tem um estilo bonito, o que você escreve é apenas a rotina tradicional, numa repetição em novas palavras da mesma coisa.
Então, depois de ter perdido a música, buscamos o cantor. Aprendemos com o cantor a técnica da música, mas não há nenhuma canção, e eu digo que a música é essencial, a alegria de cantar é essencial. Quando a alegria está lá, a técnica pode ser construída a partir do nada, você vai inventar sua própria técnica, você não vai ter que estudar elocução ou estilo. Quando você tem, você vê, ea própria visão de beleza é uma arte, ".
"Se não se preocupe, a maioria de nós sentimos que não estavam vivos; estar lutando com um problema é para a maioria de nós uma indicação da existência. Nós não podemos imaginar a vida sem problemas, e quanto mais nós estamos ocupados com um problema, o mais alerta que pensamos que somos. A tensão constante ao longo de um problema que se pensava criou apenas embota a mente, tornando-o insensível e cansado.
"Por favor, escute calmamente: sabemos que o pensamento cria medo. Uma das funções do pensamento é estar ocupado, estar pensando em alguma coisa o tempo todo. Como uma dona de casa que pensa sobre a comida, as crianças, a lavagem - que é toda a sua ocupação; remover essa ocupação, e ela vai ser perdido, ela vai se sentir totalmente desconfortável, solitário, miserável.
Ou tirar o Deus do homem que adora a Deus, que é ocupado com Deus, ele vai ser totalmente perdido. Assim, o pensamento deve ser ocupado com uma coisa ou outra, seja sobre si mesmo ou sobre política, ou sobre como criar um mundo diferente, uma ideologia diferente e assim por diante, a mente deve ser ocupado.
E a maioria de nós quer ser ocupado, caso contrário vamos sentir perdido, caso contrário, nós não sabemos o que fazer, vamos ser solitário, que será confrontado com o que realmente são. Você entende? Então, você está ocupada, o pensamento é ocupado - o que o impede de olhar para si mesmo, o que você realmente é. "
"O desejo sexual é legalizada pelo casamento. A sociedade exige a protecção das crianças. Essa é uma das razões para os chamados casamentos. O casamento também ocorre por motivos psicológicos. Um precisa de um companheiro, uma pessoa de possuir, de dominar, que vai dar um psicológico, bem como o conforto físico.
Assim, o homem ou a mulher domina e faz com que o outro, um dependente. Posse sexual ou posse econômica dá satisfação. Assim, a posse torna-se extraordinariamente importante no relacionamento, o que leva a todos os tipos de agonia, desconfiança e suspeita.
Onde houver possessividade e gratificação, não pode haver amor. Como pode haver amor quando na sua vida você é cruel, quando em seu negócio você é esperto e competitivo "?
"Estamos muito defensiva, e, portanto, agressivo, quando nos apegamos a uma crença particular, uma dogmas, ou quando adoramos a nossa nacionalidade particular, com o pano que é chamado a bandeira."
O medo é sempre em relação a alguma coisa, ela não existe por si só. Não é o medo do que aconteceu ontem em relação à possibilidade de sua repetição amanhã, sempre há um ponto fixo a partir do qual relacionamento acontece.
Como o medo veio a este? Eu tive dor de ontem, não é a memória dele e eu não quero isso de novo amanhã. Pensar sobre a dor de ontem, pensando que envolve a memória da dor de ontem, projeta o medo de ter dor de novo amanhã. Assim, acredita-se que traz o medo. O pensamento gera o medo, o pensamento também cultiva o prazer.
Para entender o medo que você também deve compreender prazer - eles estão inter-relacionados; sem entender que você não pode compreender o outro. Isto significa que não se pode dizer: "Eu só preciso ter prazer e sem medo", o medo é o outro lado da moeda que é chamado de prazer. "
"... Sem amor a aquisição de conhecimentos só aumenta a confusão e leva à auto-destruição ..."
"Só permitindo a verdade de todo o processo de aquisição para ser vivida, e não tentando ser não-aquisitivo, individual. Para não ser ganancioso é outra forma de aquisição, que logo se torna cansativo. A dificuldade, se se pode usar essa palavra, encontra-se, não na compreensão verbal do que foi dito, mas em experimentar o falso como falso. Para ver a verdade no falso é o princípio da sabedoria.
A dificuldade é para a mente para ser ainda, pois a mente está sempre preocupado, é sempre atrás de algo, adquirir ou negar, procurar e encontrar. A mente nunca é, ainda assim, está em contínuo movimento. O passado, mais de sombras do presente, faz o seu próprio futuro. É um movimento no tempo, e não há quase sempre um intervalo entre pensamentos. Um pensamento segue a outra sem parar, a mente está sempre tornando-se nítidas e assim usando a si mesmo. Se um lápis está sendo aguçado o tempo todo, em breve não haverá mais nada dele, da mesma forma, a mente usa-se constantemente e está esgotado. A mente está sempre com medo de chegar ao fim. Mas, a vida está terminando no dia a dia, que é a morte para todos aquisição, as memórias, as experiências, para o passado. Como pode haver vida se não é a experiência?
Experiência é o conhecimento, memória, e é a memória do estado de experimentar? No estado de experimentar, existe memória como o experimentador? A purificação da mente é a criação. A beleza está em viver, não em experiência, porque a experiência é sempre do passado, eo passado não é a experiência, não é a vida. A purificação da mente é tranquilidade de coração ".
"A guerra é a projeção espetacular e sangrenta de nossa vida cotidiana, não é?"
"Pergunta: Qual é a verdadeira causa do caos atual no mundo, e como isso pode doloroso estado de coisas ser remediado?
Krishnamurti: Primeiro de tudo, eu sinto, por não olhar para um sistema como um remédio. Você sabe, através dos séculos temos construído um sistema, o sistema possessivo com base na segurança. Nós construímos-lo, cada um de nós é responsável por esta aquisição qual sistema, o ganho, o poder, a autoridade ea imitação desempenhar o papel mais importante. Fizemos leis para preservar esse sistema, as leis com base em nosso egoísmo, e nós nos tornamos escravos dessas leis. Agora, queremos introduzir um novo conjunto de leis, que deve voltar a ser escravos, leis pelas quais a posse se torna um crime.
Mas se entendemos a verdadeira função da individualidade, então poderíamos atacar a causa raiz de todo esse caos no mundo, esse caos que existe, porque não somos verdadeiramente individual. Por favor, entenda o que quero dizer por ser individual, eu não quero dizer individualista. Temos ao longo dos séculos foram individualista, buscando segurança para nós mesmos, conforto para nós mesmos. Nós olhamos para as coisas físicas da vida para nos dar abrigo interior, felicidade, vontade espiritual.
Temos sido morto e não sabido. Porque temos imitado e seguido, temos cegamente explorado crenças. E estar morto espiritualmente, naturalmente tentamos realizar nossos poderes criativos no mundo da aquisição - daí o caos atual em que cada homem busca apenas o seu próprio benefício. Mas se cada um individualmente começa a libertar-se de toda imitação, e, assim, começa a perceber que a vida criativa, que a energia criativa que é gratuito, espiritual, então, sinto-me, ele não vai procurar
"Eu sinto que ninguém pode levar a uma outra verdade, porque a verdade é infinita, é uma terra sem caminhos, e ninguém pode dizer como encontrá-lo. Ninguém pode te ensinar a ser um artista, um outro só pode dar-lhe os pincéis e telas e mostrar-lhe as cores para usar.
"Você não pode analisar o amor, o amor não está dentro dos limites do cérebro, porque o cérebro é o instrumento de sensação, é o centro de toda a reação e ação, e tentamos encontrar a paz, o amor, dentro desta área limitada".
"Se as pessoas que dizem que amam seus filhos a sério, haveria guerra? E haveria divisão de nacionalidades ... Haveria essas separações? "
"A verdade é a verdade, um, sozinho, não tem lados, sem caminhos, todos os caminhos não levam à verdade. Não existe um caminho para a verdade, ela deve chegar a você. A verdade pode vir para você somente quando sua mente e coração são simples, claros, e existe amor em seu coração, não se seu coração está cheio com as coisas da mente. Quando existe amor em seu coração, você não precisa falar sobre a organização para a fraternidade; você não fala sobre a crença, você não fala sobre a divisão ou os poderes que criam divisão, você não precisa buscar a reconciliação. Então você é um simples sem uma gravadora humana, sem um país. Isso significa que você deve despojar-se de todas as coisas e permitir que a verdade venha a existir, e isso só pode acontecer quando a mente está vazia, quando a mente deixa de criar. Em seguida, ele virá sem o seu convite. Em seguida, ele vai vir tão rapidamente quanto o vento e unbeknown. Ele vem obscuramente, não quando você está assistindo, querendo. É lá tão repentino como a luz solar, tão pura como a noite, mas para recebê-lo, o coração deve estar cheio ea mente vazia ".
"O verdadeiro aprendizado se dá quando o espírito competitivo cessou."
"A raiva tem essa qualidade peculiar de isolamento, como tristeza, corta um fora, e, por enquanto, pelo menos, todo o relacionamento chega ao fim. A raiva tem a força temporária e vitalidade do isolado. Há um desespero estranho com raiva, pois o isolamento é desespero. A raiva de decepção, do ciúme, do desejo de ferida, dá a descarga violenta cujo prazer é a auto-justificação. Nós condenamos os outros, e que muito condenação é uma justificação de nós mesmos. Sem algum tipo de atitude, seja de auto-justificação ou de auto-humilhação, o que somos? Usamos todos os meios de reforçar-se acima, e raiva, como ódio, é uma das maneiras mais fáceis. Raiva simples, um flare-up repentino que é rapidamente esquecido, é uma coisa, mas a raiva que é deliberadamente construído, que foi fabricado e que visa ferir e destruir, é outra questão. Raiva simples pode ter alguma causa fisiológica que pode ser visto e corrigidas, mas a raiva que é o resultado de uma causa psicológica é muito mais sutil e difícil de lidar. A maioria de nós não se importa de estar com raiva, encontramos uma desculpa para ele. Por que não devemos ficar com raiva quando há maus-tratos de outro ou de nós mesmos? Assim, tornamo-nos justamente com raiva. Nós nunca acabou de dizer que estamos com raiva, e parar por aí, vamos para as explicações elaboradas de sua causa. Nós nunca acabou de dizer que estamos com inveja ou amargo, mas justificar ou explicar. Nós perguntamos como pode haver amor sem ciúme, ou dizer que as ações de outra pessoa nos fez amargo, e assim por diante. "
"Krishnamurti: Qual é a função do cérebro?
Pergunta: Ordem.
Krishnamurti: Não repita depois de mim, pelo amor de Deus!
O que é o cérebro? evoluiu com o tempo, é o depósito da memória, é matéria, é altamente ativa, reconhecendo, protegendo, resistindo, pensando, não pensando, assustado, em busca de segurança e ainda ser incerto, é que o cérebro com todas as suas memórias - não apenas as lembranças de ontem, mas séculos de memórias, as memórias raciais, a memória familiar, a tradição - que o conteúdo inteiro está lá. Agora, o que aconteceu com o cérebro quando há essa extraordinária atenção?
Pergunta: Ele é novo ...
Krishnamurti: Eu não quero ser rude, mas é o seu cérebro novo? Ou é apenas uma palavra que você está dizendo? Por favor, o que aconteceu com este cérebro que se tornou tão mecânico; não dizê-lo tornou-se não-mecânico. O cérebro é puramente mecânica, reagindo de acordo com o seu condicionamento, de fundo, medos, prazer e assim por diante. O que aconteceu com esse cérebro mecânico quando não há desperdício de energia em tudo?
Pergunta: Está ficando criativo ...
Krishnamurti: Nós vamos deixá-lo até amanhã. "
"Não, por favor, concordar comigo, mas não é uma questão de acordo, é uma questão de ver por si mesmo a verdade ou a falsidade da mesma. Sob nenhuma circunstância aceitar o que o orador diz a qualquer momento. Não há nenhuma autoridade, nem você nem o alto-falante tem autoridade, nós dois estamos investigando, observando, olhando, aprendendo ".
"O pensamento pode jamais ser novo, fresco? Todo problema humano - e não o problema técnico e científico -, mas todo problema humano é sempre novo e pensamento tenta compreendê-lo, tentar alterá-lo, tenta traduzi-lo, tenta fazer algo sobre isso. Se sentimos profundamente o amor um para o outro - não verbalmente, mas realmente depois de tudo isso a divisão teria chegado ao fim. Isso só pode ocorrer quando não houver condicionado, quando não existe um centro como o 'eu' eo 'você'. Mas o pensamento, que é a atividade do cérebro, do intelecto, não pode amar. O pensamento tem que ser entendido e perguntamos se o pensamento pode ver nada de novo, ou é que o novo pensamento `'é sempre velho, de modo que quando se enfrenta um problema da vida que é sempre novo - ele não pode ver a novidade, porque ele tenta traduzi-lo em termos de seu próprio condicionamento. "
A questão impossível é esta: pode a mente esvaziar-se do conhecido? - Si mesmo, você não esvaziar a mente. Essa é uma pergunta impossível. Se você colocá-lo com enorme seriedade, com seriedade, com paixão, você vai descobrir. Mas se você diz, 'Oh, isso é possível ", então você está preso".
"Meus medos são tão fortes que eu quero fugir deles. E o próprio movimento longe deles gera mais medo - você está seguindo tudo isso? Eu vejo a verdade eo fato de que afastando o medo aumenta o medo? Portanto, não há movimento para longe dele - certo "?
Todo problema humano é muito complexo e precisa de uma certa austeridade, a simplicidade, a sua percepção. Pela palavra 'austero' não significa dureza, que é o significado usual dado a essa palavra, não no sentido de secura de disciplina e controle. Queremos dizer a austera simplicidade que deve haver na análise e na compreensão do que vamos falar. A mente deve ser muito sensível. Sensibilidade implica inteligência que está além da interpretação do intelecto, além de emocionalismo e entusiasmo. Ao examinar, na escuta, no olhar, em aprender sobre o tempo, prazer, medo e tristeza, um tem que ter essa qualidade de sensibilidade, o que dá a percepção imediata de algo como verdadeiro ou falso. Isso não é possível, se o intelecto, em sua atividade de pensamento, se divide, interpreta. Eu espero que você entenda, a última vez que falamos aqui, como o pensamento, por sua natureza, divide relacionamento humano - embora o pensamento é necessário, como razão, tão lúcido pensamento, clara, objectiva ".
"Um deles tem mil e uma hábitos, a maneira de escovar os dentes, pentear o cabelo, a forma como você lê, a maneira como você anda. Um dos hábitos está querendo ficar famoso, querendo tornar-se importante. Como é a mente tornar-se consciente de todos esses hábitos? É de se tornar ciente de um hábito após o outro? Você sabe quanto tempo isso levaria? Eu poderia passar o resto dos meus dias assistindo cada hábito e não resolvê-lo. Eu vou aprender sobre isso, eu vou descobrir, eu não vou deixá-lo. Eu estou pedindo, é possível para a mente para ver toda a rede de hábitos? Como é isso? Não acho, não chegar a uma conclusão, não oferecer uma explicação - eu não estou interessado, não significa uma coisa a dizer: "Vá e faça alguma coisa". Quero aprender sobre isso agora. O que eu faço? "
Existe algum método, qualquer sistema, qualquer caminho que você pode seguir e chegar ao entendimento de que a meditação, ou a percepção da realidade, é? Infelizmente, as pessoas vêm do Oriente, com seus sistemas, métodos e assim por diante, eles dizem: 'Faça isso' e 'não faça isso'. "A prática Zen e você vai encontrar a iluminação."
Alguns de vocês podem ter ido para a Índia ou o Japão e passou anos estudando, disciplinando a si mesmo, tentando tornar-se consciente do seu dedo do pé ou o nariz, praticando incessantemente. Ou você pode ter repetido certas palavras, a fim de acalmar a mente, de modo que nessa calma, haverá a percepção de algo além do pensamento. Esses truques podem ser praticados por uma mente embotada muito estúpido. Eu estou usando a palavra estúpido no sentido de uma mente que está estupefato.
A mente entorpecida pode praticar qualquer um desses truques. Você pode não estar interessado em tudo isso, mas você tem que descobrir. Depois de ter escutado com muito cuidado, você pode ir para o mundo e ensinar as pessoas, que pode ser a sua vocação, e eu espero que seja. Você tem que saber toda a substância, o significado, a plenitude, a beleza, o êxtase de tudo isso. "
"Os seres humanos, no passado, como no presente, sempre perguntou se existe algo transcendental, muito mais real do que a existência cotidiana wi thall sua rotina cansativa, sua violência, desesperos e tristezas. Mas não ser capaz de encontrá-lo, eles adoravam um símbolo, dando-lhe grande significado.
Para descobrir se há algo realmente verdadeiro e sagrado Eu estou usando essa palavra em vez hesitante -, devemos olhar para algo que não coloquei pelo desejo e esperança, pelo medo e desejo, não depende de meio ambiente, cultura e educação, mas algo que pensei nunca tocou, algo que é totalmente novo e incompreensivelmente. Talvez esta manhã, podemos passar algum tempo investigando isso, tentando descobrir se existe uma vastidão, um êxtase, uma vida que é insaciável, sem constatação de que, no entanto virtuoso, porém ordenado, porém um não-violenta é, a vida em si tem muito pouco significado.
A religião, no sentido em que estamos usando essa palavra, onde não há nenhum tipo de medo ou crença - é a qualidade que faz para uma vida em que não há fragmentação qualquer. Se vamos investigar isso, não devemos apenas estar livre de todas as crenças, mas também temos de ser muito claros sobre o factor de distorção de todo o esforço, direção e propósito.
Fazer ver a importância deste, se você estiver em toda sério nesta matéria é muito importante para entender como qualquer forma de esforço distorce a percepção direta. E qualquer forma de repressão, obviamente, também distorce, como faz qualquer tipo de sentido nasce de escolha, de propósito estabelecido, criado por seu próprio desejo; todas essas coisas que fazem a mente totalmente incapaz de ver as coisas como elas são ".
"Se essa atividade interior não está em ordem, então você criar uma sociedade como temos feito, o que está totalmente em desordem, como qualquer idiota pode ver. Você não pode criar a ordem para fora a menos que haja ordem para dentro. "
"Eu acho que nós perdemos essa coisa básica, que é: o mundo me é, e eu sou o mundo. Eu acho que esse sentimento, não como uma idéia, esse sentimento traz uma forma totalmente diferente de olhar para todo este problema. "
"Eu não quero ser anexado e ainda encontro-me ficar ligado à idéia de que alguém, ou algum livro, ou algum método, vai me recompensar com a liberdade do apego. Então, a recompensa torna-se um anexo. Então eu digo: "Olha o que eu fiz, ter cuidado, não seja pego nessa armadilha." Quer se trate de uma mulher, um método, ou uma idéia, ele ainda é o apego. Estou muito atento agora para eu ter aprendido alguma coisa, ou seja, não trocar de fixação para algo que ainda está anexo ".
"Então, você pode ter os dois em sua mente, em seu coração - ódio e amor? Cumpri-lo! Você tem tais sentimentos, o ódio eo amor, juntos? Ou não juntos? Uma é mantido num canto e o outro na outra esquina. Eu odeio alguém, e eu amo alguém. Certo? Mas, se você tem amor, você pode odiar alguém? Você pode matar as pessoas, você pode jogar bombas, e todas as outras coisas que estão acontecendo no mundo? "
sobre esta foto: http://epod.usra.edu/blog/2012/02/lightning-display-on-ikaria-island-greece.html
A meditação é realmente muito simples. Nós complicá-lo. Nós tecer uma teia de ideias em volta dele o que ele é eo que não é. Mas não é nenhuma dessas coisas. Porque é tão simples que nos escapa, porque nossas mentes estão tão complicado, tão desgastado pelo tempo e baseado em tempo. E essa mente dita a atividade do coração, e, em seguida, começa o problema. Mas a meditação vem naturalmente, com extraordinária facilidade, quando você anda na areia ou olhar para fora de sua janela ou ver essas colinas maravilhosas queimadas pelo sol do verão passado. Por que somos tais seres humanos torturados, com lágrimas nos olhos e falsa risada nos lábios? Se você pudesse andar sozinho entre as colinas ou na floresta ou ao longo do tempo, branco, água sanitária ed areias, em que a solidão você sabe o que é meditação. O êxtase da solidão vem quando você não está com medo de ficar sozinho já não pertencer ao mundo ou ligado a qualquer coisa. Então, como a aurora que surgiu esta manhã, vem silenciosamente, e faz um caminho dourado no próprio silêncio, que era, no início, que é agora, e que estará sempre lá. "
"Agora, você estabeleceu o sentimento, a verdade, a verdade, que a concorrência é mortal, mas você não ter comunicado o fato à criança. Essa é a primeira coisa a fazer. "
"A única marca é a pegada do presente. O passado, o futuro ... areias sopradas pelo vento. "(1929)
"A principal causa da desordem em nós mesmos é a busca da realidade prometida por outro ..."
"Estamos preocupados não com o olhar, mas com o que é que está olhando. É o instrumento que está à procura avistou, distorcida, torturados, sobrecarregado? O que é importante não é o que vê, mas a observação de si mesmo, que é o instrumento que está olhando. "
"A própria percepção do que você é, como você é, no momento da ação de relacionamento, traz uma liberdade do que é. Apenas em liberdade pode lá ser descoberta. A mente condicionada não pode descobrir a verdade. A liberdade não é uma abstração, mas nasce com a virtude. Pois, a própria natureza da virtude é trazer a libertação das causas da confusão. Afinal, não é virtude desordem, conflito. Mas virtude é a liberdade, a clareza da percepção de que o entendimento traz. Você não pode tornar-se virtuoso. O devir é a ilusão da ganância ou cobiça. A virtude é a percepção imediata do que é. Assim, o auto-conhecimento é o princípio da sabedoria, e é a sabedoria que irá resolver seus problemas e para os problemas do mundo. "
"Audiência: Bem, senhor, você tem falado sobre a mudança radical nos últimos 50 anos e, obviamente, não há nenhuma mudança radical no mundo. Minha pergunta para você, então, é por isso que você fala?
Krishnamurti: O cavalheiro pergunta, você falou sobre a mudança fundamental da consciência humana, e assim por diante para os últimos 50 anos e, obviamente, não há nenhuma mudança em tudo. Então a questão é, por que você fala? O alto-falante não está falando para sua diversão, para sua realização, por seu encorajamento. Se ele não falar, ele não iria se sentir deprimido, ele não sentiria falta alguma coisa. Portanto, por que eu falo? Você já se perguntou por que as flores de lótus? Você, senhor? Você já se perguntou por que uma flor florescer, por que ele tem tanta beleza, por isso tem essa cor maravilhosa, a profundidade eo cheiro ea glória de uma simples flor? Talvez o alto-falante tem falado sobre a compaixão. "
"Qualquer forma de meditação consciente não é a coisa real, mas nunca pode ser. Tentativa deliberada para meditar não é meditação. Deve acontecer, não podem ser convidados. A meditação não é o jogo da mente, nem do desejo e do prazer. Todos tentativa de meditar é a própria negação do mesmo. Apenas estar ciente do que você está pensando e fazendo e nada mais. A visão, a audição, é o fazer, sem recompensa e punição. A habilidade em fazer reside na habilidade de ver, ouvir. Toda forma de meditação leva inevitavelmente à decepção, a ilusão, pois blinds desejo. "
"Eu posso honestamente dizer que, em seguida, com a afirmação verdadeira - no sentido de que eu não estou inventando isso - que eu não estou aceitando a autoridade de alguém, que não há nada que saber. O que não significa que não é outra coisa. Tudo o que eu posso dizer é que não há nada, o que significa que não é uma coisa, o que significa que não é um único movimento do pensamento. Portanto, não é um fim, uma parada para reflexão. Não é uma coisa. Por que nós construímos tudo isso - os meus anexos, minhas crenças, meus medos. Nesta nada, tudo é. Portanto, o que é irreal, o que é real ".
"Pensei ser limitado, o que ele cria é limitado - o que quer: deuses, conhecimento, experiência, tudo é limitado. Você vê que o pensamento é limitado e sua atividade é limitada? Se você ver isso, está acabado, não há nenhuma ilusão, nenhuma outra ilusão ".
"Mas a solidão é completamente diferente da solidão. Que a solidão deve ser passado para ficar sozinha. Solidão não é comparável com a solidão. O homem que conhece a solidão nunca pode saber o que está sozinha. Você está nesse estado de solidão? Nossas mentes não são integrados para ficar sozinha. O próprio processo da mente é separativa. E o que separa sabe a solidão. Mas a solidão não é separatista. É algo que não é o número, o que não é influenciado por muitos, o que não é o resultado de muitos, que não é colocado em conjunto, como a mente, a mente é de muitos. A mente não é uma entidade que está sozinho, sendo colocados juntos, reunidos, fabricado através de séculos. A mente nunca pode estar sozinho. A mente nunca pode saber solidão. Mas estar ciente da solidão quando passar por ele, não vem a ser que a solidão. Então, só pode haver o que é imensurável. "
"Por que existe o instinto de pertencer a um grupo - por quê? Porque é muito mais seguro. Para pertencer a uma comunidade, a identificar-se com um pequeno grupo lhe dá uma sensação de segurança. Mas por que você não se identifica com todos os seres humanos do mundo, com um ser humano total? Por que o pequeno grupo? "
"O medo: o medo do fracasso, medo de não ser capaz de cumprir, o medo de perder, medo de não ganhar. Temos todo o tipo de medo - medo do guru. Você já reparou como você rastejar na frente de um guru? Você meio que se tornar, eu não sei, desumano, você tem medo, você quer alguma coisa com ele, assim que você adorá-lo, e na adoração não é o medo. Portanto, há várias formas de medo. Nós não estamos tomando uma forma particular. Nós estamos perguntando o que é a raiz do medo, se é que podemos descobrir a raiz do medo, em seguida, toda a árvore está morta. Você entende? Mas se eu estou preocupado com o meu especial pouco de medo da escuridão, ou do meu marido, ou uma coisa ou outra, o meu cérebro não está envolvido na descoberta de toda a raiz do mesmo. "
"Quando há tristeza, ser completamente com ele. Este é impiedoso. Todo o resto está jogando truques. Quando você está com alguma coisa, tenha ocorrido ação. Você não tem que fazer nada. "
HÁ UMA Diferença Entre ter UMA Idéia e Pensar juntos. Ter Uma Mente Que implicações chegamos a alguma Conclusão, Que temos vindo a CERTAS crenças, certos Conceitos. Mas, Pensando Bem e Bem Diferente. Pensar los Conjunto implicações Que Você. EO Orador temperatura a Responsabilidade de Olhar objetivamente, Nao pessoalmente, o Que ESTA acontecendo. Entao ESTAMOS PENSANDO juntos. O Orador, mas elementos ESTA Sentado los UMA Plataforma de Conveniência, nao tem Autoridade.
Por favor, devemos Ser Muito Claro sobre Este Ponto. Elementos Localidade: Não ESTA tentando convencê-lo de nada. Elementos Localidade: Não ESTA pedindo parágrafo segui-lo. Localidade: Não Ele. E o Seu guru. Elementos Localidade: Não ESTA defendendo hum Sistema particular, Filosofia particular, mas that observamos juntos, Como Dois amigos Que se conhecem HÁ sândalo ritmo, Que estao preocupados Localidade: Não apenas sobre nossas Vidas Privadas, mas estao juntos olhando parágrafo Este Mundo Que parece ter enlouquecido. "
"O mito dá a vida, uma vida falsa, uma vida de impotência. O mito torna-se necessário quando não há compreensão da verdade a cada minuto. Vida da maioria das pessoas são guiadas por mitos, o que significa que eles acreditam em algo, ea crença é um mito. Ou eles acreditam ser o Instrutor do Mundo, ou eles seguem um ideal, ou eles tem uma mensagem para o mundo, ou que acreditam em Deus, ou que possuem a fórmula da esquerda para o governo do mundo, ou para a direita. A maioria das pessoas são capturados em um mito, e se o mito é tirado, a sua vida é vazia. Senhores, se todas as suas crenças, todos os seus títulos, todas as suas posses, todas as suas memórias são removidos, o que é você? Você é vazio, não é? Portanto, seus bens, suas idéias, suas crenças são mitos que você deve segurar, ou você está perdido. "
"Prazer, inevitavelmente, traz dor. Nós não estamos dizendo que não podemos ter prazer, mas ver toda a estrutura e você vai saber depois que a alegria, o gozo real, a beleza de prazer, a liberdade dele, não tem nada a ver com o prazer ou, portanto, com dor ou medo. Se você ver que, a verdade, então você vai entender o prazer e dar-lhe seu devido lugar. "
á consciência de grupo, a consciência nacional, a consciência lingüística, a consciência profissional, consciência racial, e não é o medo, a ansiedade, a tristeza, a solidão, a busca do prazer, do amor e finalmente a morte. Se você continuar agindo nesse círculo, você mantém a consciência humana do mundo. Basta ver a verdade disto.
Você faz parte dessa consciência e sustentá-lo, dizendo: 'Eu sou um indivíduo. Meus preconceitos são importantes. Meus ideais são essenciais "- repetindo a mesma coisa uma e outra vez. Agora, a manutenção, o sustento ea alimentação, de que a consciência ocorre quando você está repetindo esse padrão. Mas quando você romper com essa consciência, você está introduzindo um fator totalmente novo em toda aquela consciência.
Agora, se entendermos a natureza de nossa própria consciência, se formos ver como ele está operando neste ciclo interminável de conhecimento, ação e divisão - uma consciência que tem sido sustentado por milênios - se ver a verdade que tudo isso é uma forma de preconceitos e romper com isso, introduzimos um novo fator para a idade. Isso significa que você, como um ser humano que é a consciência do resto da humanidade, pode afastar-se do velho padrão de obediência e aceitação.
Esse é o verdadeiro ponto de viragem na sua vida. O homem não pode continuar repetindo o velho padrão, que perdeu o seu significado, no mundo psicológico que perdeu totalmente o seu significado. Se você cumprir a si mesmo, quem se importa? Se você se tornar um santo, o que isso importa? Considerando que, se totalmente afastar-se de que você afeta toda a consciência da humanidade ".
"Vá um pouco mais. Por que precisamos de experiência em tudo? Nós todos queremos experiência, estamos entediados com a vida, que tornaram a vida em um caso de mecânica e queremos, mais amplas experiências mais profundas, experiências transcendentais. Portanto, há a fuga do tédio, através da meditação, para o chamado divino. Experiência implica o reconhecimento do que aconteceu, você só pode reconhecer se há uma memória dessa coisa que já aconteceu. Então a questão é: porque é que procuramos experiência em tudo? Para nos acordar, porque estamos dormindo? É um desafio para o qual nós respondemos de acordo com a nossa formação, que é o conhecido? Assim, é possível viver uma vida em que a mente é tão clara, desperta, uma luz para si mesmo, que não precisa de experiência? Isso significa viver uma vida sem conflito, o que significa uma mente que é altamente sensível e inteligente, que não precisa de algo para desafiá-lo ou despertá-lo "
"Ser nada, ser um deserto em si mesmo, espera por outra para encontrar água. Sendo vazio, pobre, miserável, insuficiente, desprovida de interesse ou importância, espera-se através de uma outra para ser enriquecido. Pelo amor de outro espera esquecer a si mesmo. Através da beleza de outra espera para adquirir beleza. Através da família, através da nação, através da amante, através de alguma crença fantástico, uma esperança para cobrir este deserto com flores "
"Secreta ou abertamente, há um monólogo constante, falando-se em termos de comparação. Observe isso em si mesmo. Onde há comparação não é uma forma de agressão no sentimento de realização, ou, quando não for possível atingir, há um sentimento de frustração e um sentimento de inferioridade ".
"A dificuldade é que a maioria de nós têm queixas. A maioria de nós concorda com o ideal que devemos romper e criar um novo mundo, um novo conjunto de idéias, e assim por diante, mas quando voltar para casa a compulsão de influências ambientais é tão forte que nós caímos para trás - e isso é a maior dificuldade, não é? Intelectualmente estamos de acordo sobre o absurdo da afirmação comum, mas muito poucos de nós o cuidado de se sentar e pensar em toda a questão e descobrir as causas contribuintes. Pertencente a qualquer grupo em particular, seja de ação social ou de ação política, não criar antagonismo, separatismo e verdadeira revolução não é provocada por seguir qualquer ideologia particular, porque a revolução baseada na ideologia cria antagonismos em diferentes níveis e, portanto, é uma continuação do a mesma coisa. Portanto, esta dissensão comum, obviamente, pode chegar ao fim apenas quando vemos todo o absurdo da ação separada, de uma ideologia particular, a moralidade, ou religião organizada ".
"Olhe para o campo de conflito. Há divisão. Onde há divisão, deve ser inevitavelmente conflito - a minha família, a sua família, o meu Deus, o teu Deus. "
"Se olharmos para o conteúdo da consciência, encontramos memórias, medos, ansiedades, o" eu acredito ", o" eu não acredito '", que são todo o produto do tempo. Pensamento E diz que esta é a única coisa que eu tenho, deve protegê-lo, protegê-lo contra todos os perigos possíveis.
O que é que o pensamento está tentando proteger? É palavras? Memórias mortas? É uma fórmula ou um movimento, a fórmula que incentiva o movimento, o que faz mover-se daqui para lá? Existe tal movimento, exceto como uma invenção do pensamento?
O movimento do pensamento que nasce da memória, embora ele pensa da liberdade é ainda do passado. Portanto, ele não pode trazer a mudança radical. Portanto, ele está enganando a si mesmo o tempo todo. Quando você vê que, há tempo para tudo que precisa de auto-proteção? Se alguém realmente entendeu isso, então sua atividade inteira seria totalmente diferente. Então gostaria de proteger apenas o físico e não a psicológica. "
"O que é o amor? A palavra está tão carregada e corrompida que eu quase não gosto de usá-lo. Todo mundo fala de amor - toda revista e jornal e todo missionário fala incessantemente de amor. Eu amo meu país, amo meu rei, eu amo algum livro, eu amo aquela montanha, amo o prazer, amo minha esposa, amo a Deus. O amor é uma idéia? Se for, ele pode ser cultivado, nutrido, acalentado, empurrado, girou em qualquer jeito que você gosta. Quando você diz que ama a Deus o que é que isso significa? Isso significa que você ama uma projeção de sua própria imaginação, uma projeção de si mesmo vestido de certas formas de respeitabilidade, de acordo com o que você acha que é nobre e santo, por assim dizer, 'Eu amo a Deus ", é um disparate absoluto. Quando você adora a Deus você está adorando a si mesmo - e isso não é amor. "
"O sentimento de cuidado é o começo de afeto. Você sabe, mais você cuidar de coisas, o mais sensível você se torna. Então, tem que haver carinho, um sentimento de ternura, bondade, generosidade. Se não existe tal afeto, então o comportamento é ditado por esse carinho e não é dependente do meio ambiente, circunstância ou pessoas. E para encontrar esse carinho é uma das coisas mais difíceis - para ser realmente afetuoso se as pessoas são gentis com você ou não bom para você, quer falar com você mais ou menos, ou se eles estão irritados com você. Acho que as crianças têm. Vocês todos têm quando você é jovem. Você se sente muito amigáveis um com o outro, com as pessoas. Você gosta de um tapinha um cão. Você olha para as coisas e, ocasionalmente, você também sorri com facilidade. Mas à medida que envelhecem, tudo isso desaparece. E assim, ter afeição direita ao longo da vida é uma das coisas mais difíceis e sem ela a vida fica muito vazia. Você pode ter filhos, você pode ter uma bela casa, um carro e tudo o resto, mas sem vida afeto é como uma flor que não tem perfume. E é parte da educação, não é, para vir a este afeto, a partir do qual há uma grande alegria, da qual só o amor pode vir? "
Quando você virar a cabeça de horizonte a horizonte seus olhos vêem um vasto espaço em que todas as coisas da terra e do céu aparecer. Mas este espaço é sempre limitado, onde a terra encontra o céu. O espaço na mente é tão pequena. Neste pequeno espaço todas as nossas atividades parecem ter lugar: a vida diária e as lutas escondidas com desejos contraditórios e motivos. Neste pequeno espaço, a mente busca a liberdade, e por isso é sempre um prisioneiro de si mesmo. Meditação é o fim deste pequeno espaço. Para nós, a ação é trazer ordem neste pequeno espaço da mente. Mas há uma outra ação que não é a ordem de colocar neste pequeno espaço. Meditação é uma ação que vem quando a mente perdeu o seu pequeno espaço. Este vasto espaço que a mente, o eu, não pode alcançar, é o silêncio. A mente nunca pode ficar em silêncio dentro de si, é silencioso apenas dentro do vasto espaço que o pensamento não pode tocar. Fora desse silêncio é uma ação que não é do pensamento. A meditação é o silêncio. "
Eu não estou empurrando você concordar, mas você vê que o pensamento inevitavelmente dividir? Olha o que aconteceu: o pensamento vê que o nacionalismo levou a todos os tipos de guerra e travessuras, por isso diz: 'Vamos todos estar unidos, formam uma liga de nações ". Mas o pensamento ainda está em funcionamento, mantendo a separação. Você, como um italiano ou o que você pensa que é, mantendo sua soberania italiana e assim por diante. Fala-se sobre a fraternidade ainda a manutenção da separação, que é a hipocrisia. É uma característica do pensamento de jogar jogos de duplas dentro de si. "
"A questão de saber se existe ou não um Deus ou a verdade ou a realidade, ou o que você quiser chamá-lo, nunca pode ser respondida pelos livros, pelos sacerdotes, filósofos ou salvadores. Ninguém e nada pode responder a pergunta, mas você mesmo e é por isso que você deve conhecer a si mesmo. Imaturidade reside apenas na total ignorância de si mesmo. Para entender a si mesmo é o princípio da sabedoria ".
"Existe uma grande felicidade em não querer, em não ser algo, em não ir a algum lugar."
"A liberdade não é uma idéia, uma filosofia escrito sobre a liberdade não é a liberdade. Qualquer um é livre ou não é. Um está em uma prisão, no entanto decorativo que a prisão é, um prisioneiro só é livre quando ele não está mais na prisão. A liberdade não é um estado da mente que é pego em pensamentos. O pensamento nunca pode ser livre. O pensamento é a resposta da memória, conhecimento e experiência, é sempre o produto do passado e não pode, possivelmente, levar a liberdade, porque a liberdade é algo que está no presente ativo vida, na vida diária. A liberdade não é a liberdade de alguma coisa - a liberdade de algo que é meramente uma reação ".
" Para a maioria de nós , a liberdade é uma idéia e não uma realidade. Quando falamos de liberdade , queremos ser livres exteriormente , para fazer o que gostamos, de viajar, de ser livre para expressar-se de maneiras diferentes, livre para pensar o que quiser. A expressão externa de liberdade parece ser extremamente importante, especialmente em países onde há uma tirania , ditadura , e nos países onde a liberdade externa é possível uma busca mais e mais prazer , mais e mais posses.
Se formos investigar profundamente o que a liberdade implica , para ser interiormente, completamente e totalmente gratuito - que então se manifesta exteriormente na sociedade, na relação -, então devemos nos perguntar , parece- me , se a mente humana, fortemente condicionado , uma vez que é , nunca pode ser livre em tudo. Deve sempre viver e funcionar dentro das fronteiras do seu condicionamento , de maneira que não há possibilidade de liberdade de todo? Vê-se que a mente, verbalmente entendimento de que não há liberdade aqui nesta terra , interna ou externamente , em seguida, começa a inventar a liberdade em outro mundo, uma liberação futura , o céu e assim por diante .
Ponha de lado todos os conceitos teóricos , ideológicos , de liberdade , para que possamos saber se nossas mentes , seu e meu , pode nunca ser realmente livre , livre da dependência , livre de medo , ansiedade e livre dos inúmeros problemas , tanto o consciente como bem como aqueles nas camadas mais profundas do inconsciente. Pode haver liberdade psicológica completa, de modo que a mente humana pode vir em cima de algo que não é do tempo , que não é criado pelo pensamento , mas que não é uma fuga das realidades reais da vida diária ? A menos que a mente humana é interiormente, psicologicamente , totalmente livre , não é possível ver o que é verdadeiro , para ver se existe uma realidade não foi inventado pelo medo, não moldado pela sociedade ou a cultura em que vivemos, e que não é uma fuga da monotonia diária , com o seu tédio , solidão, desespero e ansiedade.
Para descobrir se há realmente essa liberdade é preciso estar ciente da própria condicionado, dos problemas , da superficialidade monótono, vazio , insuficiência da vida diária , e acima de tudo é preciso estar ciente de medo. É preciso ter consciência de si mesmo nem introspectiva nem analiticamente , mas , na verdade, estar consciente de si como é e ver se ele é de todo possível ser totalmente livre de todas essas questões que parecem obstruir a mente . "
"A mente embotada, uma mente que foi estupefato por 'praticar', não pode, em nenhuma circunstância entender o que é a realidade. É preciso ser completamente, totalmente, livre de pensamento. É preciso uma mente que não está distorcida, que é muito claro, que não é anulado, que não está mais buscando um sentido, um propósito. Você vai perguntar: "É possível ter esse estado de espírito em que não há nenhuma experiência? 'A' experiência 'implica uma entidade que está passando, portanto, não há dualidade: o experimentador ea coisa experimentada. o observador ea coisa observada.
A maioria de nós quer algum tipo de experiência profunda, maravilhosa e mística; nossas próprias experiências cotidianas são tão trivial, tão banal, tão superficial, queremos algo eletrizante. Nesse pensamento bizarro de uma experiência maravilhosa, não existe essa dualidade do experimentador ea experiência. Enquanto existir esta dualidade deve haver distorção, porque o experimentador é o passado acumulado de todo o seu conhecimento, suas memórias. Inconformado com isso, ele quer algo muito maior, portanto ele a projeta como idéia, e acha que a projeção, em que ainda há dualidade e distorção.
A verdade não é algo para ser experimentado. A verdade não é algo que você pode procurar e encontrar. Ele está além do tempo. E o pensamento, que é do tempo, não pode procurar-lo e compreendê-lo. Portanto, é preciso entender muito profundamente esta questão de querer experiência. Não veja isso uma coisa extremamente importante. Qualquer forma de esforço, de querer, de buscar a verdade, a experiência exigente, é o observador querendo algo transcendental e fazendo esforço, portanto a mente não é clara, pura, não mecânica. A mente que busca uma experiência, porém maravilhoso, implica que o "eu" está buscando isso - o 'eu' que é o passado, com todas as suas frustrações, sofrimentos e esperanças. "
"A meditação é o caminho da transformação total da mania do homem. Homem é preso em princípios e ideologias que o impedem de pôr fim ao conflito entre ele e outro. A ideologia da nacionalidade e da religião e da obstinação de sua própria vaidade está a destruir o homem. Este processo destrutivo continua em todo o mundo. Homem tentou acabar com ela através da tolerância, da conciliação, através da troca de palavras, e dispositivos de poupança de rosto, mas ele permanece entrincheirado em seu próprio condicionamento. Bondade não está em dogma, nem na vaidade de princípios e fórmulas. Estes negam amor, ea meditação é o florescimento do que o amor. "
Nenhum comentário:
Postar um comentário