terça-feira, 17 de setembro de 2013

ANTUÉRPIA TAMBÉM FAZ MODA...

Feliz Aniversário Caro Academie

A Academia Real de Belas Artes de Antuérpia e do seu Departamento de moda de renome comemoram seus aniversários 350 e 50 em um grande projeto conjunto

por Nara Shin no Cultura em 13 de setembro de 2013

Antuérpia , Arte , Bélgica , Eventos , Moda , Antwerp Six , Maison Martin Margiela , Estilo , Walter Van Beirendonck ,Educação

happy-birthday-academie-2.jpg
Londres, Paris, Milão e Nova York são geralmente as primeiras cidades que vêm à mente como as áreas de reprodução da arte e da cultura. No entanto, é em Antuérpia , na Bélgica (com uma população de cerca de 500 mil), onde a Academia Real de Belas Artes tem vindo a produzir artistas que abalou o mundo da arte, de Vincent van Gogh de Luc Tuymans.
WalterVanBeirendonck-01.jpg
Fundada em 1663, é a quarta mais antiga academia de arte do mundo e está comemorando seu 350 º aniversário este ano. Seu Departamento de Moda famoso também está chegando a um momento importante, pois completa 50 anos. Ao longo das últimas cinco décadas, oDepartamento de Moda tem continuamente levantou a barra para a experimentação e criatividade, e sua ex-alunos, que se orgulha de o Antwerp Six (Walter Van Beirendonck, Ann Demeulemeester, Dries Van Noten, Dirk Van Saene, Dirk Bikkembergs e Marina Yee) eo enigmático Martin Margiela, estão transformando a antiga cidade da Europa em uma incubadora de avant-garde da moda e atrair jovens designers de todo o mundo.
CH falou com o curador das principais exposições para o Happy Birthday Caro Academie projeto de Walter Van Beirendonck , um dos Antwerp Six que retornou para se tornar um professor da Academia e vem ensinando há 30 anos, sobre como as exposições especiais, atividades e instalações ao ar livre em grande escala estão literalmente tomando conta da cidade de Antuérpia.
happy-birthday-academie-7.jpg
A primeira parada é no Museu Modo (MoMu), museu da moda de Antuérpia que partilha o edifício com o Departamento de Moda. "Originalmente, eram baseadas na Academia, mas por causa do crescimento do Departamento de Moda nos mudamos para uma nova escola, cerca de 10 anos atrás", diz Van Beirendonck. Ao entrar no museu, uma linha do tempo 3D 1963-2013 ventos em torno das escadas. Usando uma combinação de vídeos, fotografias e material gráfico, a história da evolução da escola é contada por professores e alunos que passaram pelas portas do Departamento de Moda, sob a visão de Maria Prijot para Linda Loppa para si Van Beirendonck hoje.
happy-birthday-academie-14.jpg happy-birthday-academie-13.jpg
Os nomes dos alunos, bem como seus desenhos de moda originais adornam as paredes. Os desenhos propriamente ditos, a realização desses conceitos ilustrados, estão em exposição organizada pelo leitmotiv. "A parte principal da exposição no MoMu é o trabalho dos diplomados. Nós reuniu quase 60 looks dos formandos originais. Você pode ver um olhar pós-graduação de Dries Van Noten e Martin Margiela, mas também de Kris Van Assche, Peter Pilotto , Bernhard Willhelm, etc Assim, todo o trabalho a completa parece que eles fizeram originalmente no final de seus estudos se reuniu, que é muito especial para ver ", explica Van Beirendonck. As peças recolhidas são instantâneos de tempo e também um símbolo de metamorfose criativa: A Academia se define como um "casulo artística" e é desses de fim de ano, trabalhos que mostram como os alunos desenvolveram suas habilidades e sua visão.
happy-birthday-academie-4.jpg
O processo de coleta de todas essas obras não foi tarefa fácil. "Nunca houve uma exposição sobre a Academia e nada foi escrito sobre isso. Não havia livros. Era enorme pesquisa. Há nenhum arquivo de trabalho do aluno por isso tivemos de contato com todas essas pessoas, pesquisa em todo o mundo, e perguntar-lhes se eles ainda têm peças que podem emprestar. Às vezes, tenho-os, às vezes eles se perderam, às vezes eles foram quebrados ou comidos por traças, era uma longa história para obtê-lo todos juntos ", descreve Van Beirendonck.
happy-birthday-academie-1.jpg
Um dos quartos, no entanto, tinha a certeza de ter sido muito mais fácil para Van Beirendonck para organizar, considerando seus vínculos pessoais. "Há uma sala que é dedicada aos seis mais Martin Margiela chamado" ANTUÉRPIA 6 + 1'-lo, mas eu chamo de 'Friends Forever'. Porque não é só sobre o que fizemos em nossas carreiras, mas é também sobre o período que estava estudando na escola. Era realmente que tipo de atmosfera de amizade. Éramos aproximadamente nos mesmos anos lá. Nós éramos amigos íntimos. Viajamos juntos. Nós visitamos as coisas juntos e foi para exposições. Fizemos partidos juntos. Nós nos vestimos juntos. Fomos ver shows de rock, é realmente esse espírito que eu queria dar naquele quarto. " Acompanhando os olhares de que a classe famoso de '80-82 são também imagens e vídeos do período.
happy-birthday-academie-3.jpg
Van Beirendonck continua: "Por que a geração era tão importante, era o momento em que a escola mudou totalmente. Os anos depois de formado, que atraiu muita atenção da mídia e dos compradores, e de repente a escola atraiu pessoas de todo o mundo, que queria estudar aqui e que realmente mudou toda a evolução da escola. " Hoje, o Departamento de Moda abriga em torno de 40-45 nacionalidades diferentes a cada ano, e cerca de 80% da população estudantil é internacional, com os 20% restantes sendo belga.
happy-birthday-academie-8.jpg
Dentro do Museu aan de Stroom é outra exposição deslumbrante co-curadoria de Van Beirendonck e Dr. Paul Huvenne, diretor do Museu Real de Belas Artes de Antuérpia. Visão avant-garde de Van Beirendonck combinado com arte história do Dr. Huvenne criaram uma forma única para descrever e representar quase quatro séculos da Academia. O designer descreve: "Este é realmente sobre a história da escola, que foi fundada em 1663. Estou contando a história da história da escola em algumas reconstruções. Há uma enorme" Wall Ouro "cheio de pinturas de . esses 350 anos, de todos os formandos que foram as pessoas que estudaram aqui de Luc Tuymans de Van Gogh para Teniers o Jovem, que fundaram a Academia Há 130 pinturas na parede, eles estão todos reunidos e é como uma colcha de retalhos de pinturas ". Gênios históricos compartilham o mesmo espaço com obras contemporâneas de alunos recentes, a criação de uma matriz artística muito interessante.
happy-brithday-academie-9.jpg
Fora dos museus da cidade, Antuérpia é um porto europeu histórico e ainda ativo, com uma bela vista do rio Escalda. Tomando as festas de aniversário para os open-air ", Antuérpia Icons" é uma instalação ambiental onde as torres de 10 metros de altura feitos de containers foram construídos por toda a cidade, por monumentos, igrejas e apartamentos residenciais. Três contemporâneos-fotógrafo Ronald Stoops, make-up artist Inge Grognard e estilista Dirk Van Saene-se traduzido têxteis e padrões arquetípicos de 12 emblemáticos estilistas Antuérpia em totens gigantescos atuais.Estas não são imagens típicas propagação de moda. Stoops brinca com o tamanho gigantesco das estruturas por fotografar os modelos a partir de ângulos atípicos, manipulando drasticamente as proporções e criar figuras Golias.
happy-birthday-academie-17.jpg
"Ao Ar Livre século 21!" é uma outra instalação de arte ao ar livre que motiva os visitantes a dar um passeio e descobrir menos conhecidos espaços públicos, criando uma rota longa dois quilômetros (cerca de 1,25 milhas). Oito jovens artistas, que todos se formaram na Academia depois de 2000, foram contratados para criar um trabalho site-specific novo para estes espaços, que resultaram em aviões de combate transitórios, esculturas de água e muito mais.
happy-birthday-academie-5.jpg happy-birthday-dear-academie-6.jpg
Em um golpe de timing impecável, Cerimónia de Abertura anunciou em agosto que, após um ano de sucesso de celebrar todas as coisas coreano, seu novo país de foco para 2013-14 é a Bélgica. Van Beirendonck diz: "Estamos colaborando com a Cerimónia de Abertura e nos próximos meses terão livros, graduados selecionados estarão apresentando suas obras, e vender um monte de designers belgas. OC é dinâmico e bastante excepcional porque não há tantos lojas em todo o mundo que estão fazendo algo diferente. "
happy-birthday-academie-16.jpg
Festividades e exposições será executado a 16 Fevereiro de 2014. Para mais informações, visite o Feliz Aniversário Caro Academie site , dedicado exclusivamente ao projeto original do aniversário.
Retrato cortesia de Willy Vanderperre, MoMu imagens cortesia de Kortekaas menino, MAS imagem cortesia de Cédric Raskin, Antuérpia Ícone imagens cortesia de Ronald Stoops

Nenhum comentário: