Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Na última segunda-feira (17), o Brasil foi palco de uma das maiores manifestações já realizadas nos últimos tempos. Só em São Paulo, cerca de 65 mil pessoas saíram às ruas para protestar contra no aumento da tarifa de ônibus, que subiu de R$ 3,00 para R$ 3,20. No Rio de Janeiro, cerca de 100 mil participaram da manifestação, sem contar com os atos feitos em Belo Horizonte, Belém, Brasília, Porto Alegre e outras cidades por todo o país.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Os protestos, que acontecem desde a semana passada quando o valor da tarifa foi ajustado, também é contra a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 37, uma lei que, se aprovada, dificultará que agentes do Estado sejam investigados, aumentando a impunidade e a corrupção. Além de outras indignações como a corrupção, a violência, a situação precária da saúde, o descaso com a educação.
Foto: Reprodução
O movimento das Caras Pintadas | Foto: Reprodução
Essas manifestações já entraram para a história dos grandes protestos que já ocorreram por aqui, como o Diretas Já! (movimento que reivindicava as eleições diretas no país, que estava nas mãos da Ditadura Militar) e os Caras-Pintadas (que exigia o Impeachment do Presidente Fernando Collor de Melo depois de denúncias de corrupção).
Foto: Reprodução
Diretas Já! | Foto: Reprodução
Algumas celebridades se mostraram a favor da causa. Chay Suede apoiou os atos: “Parece uma pantera, mas é uma máscara de gás #whitemonday”, tuítou. Pe Lu, do Restart, também mandou seu recado pelo Twitter: “Sem violência, na paz, no amor e na vontade de fazer alguma coisa”, escreveu. Outros artistas como Pitty, Sérgio Marone, Thayla Ayala, Gaby Amarantos e Eriberto Leão também foram às ruas protestar.
E você, o que acha dessa iniciativa?